Sede Administrativa da Apetit em Londrina
Sede Administrativa da Apetit em Londrina| Foto:

Conheça a receita da empresária que opera em 10 estados brasileiros, e é referência de empreendedorismo e superação de adversidades

Ela começou servindo 13 marmitas em uma obra em Londrina, hoje, 31 anos depois e com mais de 2 mil colaboradores, ela tem operação em 10 estados brasileiros. Cresce em todas as crises que passa e é constantemente sondada por grandes grupos internacionais que querem descobrir o segredo do sucesso desta empresária que não esconde o jogo: "basta ter foco e acreditar".

"Eu tinha 22 anos, na época precisava vender cada dia, chegar no fim do mês e pagar as contas. Quando se trabalha muito se planeja pouco. Dois anos depois que comecei, sonhei em ser a maior de Londrina" conta Marcia Mocelin Manfrin, presidente e fundadora da Apetit, que hoje se consolidou no mercado brasileiro como uma das melhores empresas de refeição corporativa do país, servindo mais de 140 mil refeições por dia.

Com muito trabalho e construindo reputação na área de alimentação. A Apetit que em Londrina atuava com refeições transportadas, quando passou a atender em outras regiões teve que mudar o modelo de negócio e passar a atender com a administração de restaurantes corporativos, o que acabou se tornando o core business. 

"Tivemos que passar a investir nas operações, nos adaptar à cultura dos nossos clientes, às legislações de cada município e fazer gestão a distância. Sempre um processo de muito aprendizado e crescimento e trabalhar com alimentação é muito delicado porque marcamos no território da emoção, não podemos perder a reputação com nossos consumidores, temos sempre que surpreender, uma conquista diária do paladar", destaca Marcia. A Apetit tem uma alta fidelidade dos clientes atendidos, mantendo elevados índices de 92% de satisfação global.

Foram nas crises que a empresa mais cresceu. "No decorrer dessas três décadas passamos por hiperinflação, superamos crises mundiais, mudanças de moedas, de legislação. Nos últimos seis anos onde o país enfrentou uma grande crise econômica, nós implantamos seis indústrias", conta a empresária que vê nas adversidades momentos de oportunidades. Hoje a holding do Grupo, além da Apetit também integra a Indústria de Beneficiamento de Vegetais (Vitanativa), uma Indústria de Beneficiamento de Carnes, uma Indústria de Massas Frescas e Formulados (Hoshino), uma Empresa de Geleias e Conservas (Duga Sabores), as Cafeterias (Casa Taste), a Distribuidora de Produtos In Natura e o Centro de Distribuição (CD) que é referência nacional em tecnologia. Todas as operações ficam no Paraná e também há um programa de incentivo à agricultura familiar da região onde as fábricas estão instaladas.

A empresa tem uma governança familiar, a filha mais velha Pâmela é responsável pela área industrial e Diretoria de Expansão, Marketing, e Projetos e o filho Lucas está assumindo a área financeira e administrativa. "Desde pequenos eles estão envolvidos no negócio e tem perfis muito complementares, eles estão adquirindo maturidade e crescendo junto com a operação. O processo de sucessão vem acontecendo de forma natural", explica Marcia que hoje é presidente da companhia, assumindo um papel institucional e de aconselhamento dos negócios.

No último dia 9, quinta-feira, a Apetit foi reconhecida pela pesquisa realizada pela IXL - Center (Center for Innovation Excellencer and Leadership) e GIMI (Global Innovation Management Institute) entidades que qualificam práticas de gestão inovadora em diversos países, como uma das 15 companhias mais inovadoras do Sul do Brasil. O destaque ficou nas categorias cultura e recursos.

“O foco em 2020 é desenvolver a entrega de produtos perecíveis com mais qualidade para clientes geograficamente dispersos por meio de nossa rede logística de abastecimento. Além disso, pretendemos continuar investindo em tecnologias que facilite o controle na tomada de decisões. Atualmente já somos pioneiros na implantação de ferramentas voltadas para a gestão operacional dentro do segmento. ”, afirma a Diretora de Desenvolvimento da Apetit, Pamela Manfrin.

A gestão humana renderam à companhia reconhecimento do mercado. Por nove vezes consecutivas a Apetit conquistou esteve entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, por dez vezes consecutivas entre as Melhores Empresas Para Trabalhar no Paraná, foi destaque de gestão de saúde dos colaboradores, pelo Great Place To Work, recebeu o 1º Lugar no Troféu Sesi em Segurança no Trabalho, também conquistou o Top Of Mind RH e o Prêmio MasterCana Social. A liderança de Márcia rendeu o Troféu Ouro WEPs (Women's Empowerment Principles), organizado pela ONU e a Apetit está entre as Melhores Empresas Para a Mulher Trabalhar no Brasil. "Quando me perguntam o que fazemos de diferente? Nada, apenas trabalhamos. Trabalhamos todos de forma igual, damos oportunidade, valorizamos as pessoas. Aqui todos vestem a camisa", conta a empresária orgulhosa da sua trajetória.

Hoje Márcia Manfrin além de presidir a companhia, também inspira empreendedores contando sua trajetória em palestras e mentorias. "Muito mais que a técnica, o que vale é a prática. Mediante o seu esforço e a quantidade de energia que a pessoa coloca no seu projeto é o resultado que ela vai ter. Empreender não é fácil, quantas vezes temos que abrir mão dos nossos projetos pessoais pelos nossos sonhos de empreendedor, e muitas vezes as pessoas querem montar o seu negócio para ter mais conforto, para não terem chefe, e empreender é muitas vezes é uma caminhada solitária", comenta Marcia que destaca que o que diferencia um empreendedor é a sua capacidade de tomada de decisão para o enfrentamento de adversidades e também para aproveitar oportunidades.

Operação na pandemia

Sobre a operação neste período da pandemia, a empresária comenta que "Não imaginávamos viver uma fase como esta, a cada dia novos decretos e determinações de governos estaduais e municipais, onde precisamos adaptar nossas operações de um dia para o outro. É como se fosse uma guerra, precisamos pensar em estratégia o tempo todo, planejamento de longo prazo ninguém mais tem", salienta Marcia.

Quando a pandemia começou a Apetit estava no meio da construção da Izzi, a fábrica de pratos prontos congelados, a sexta unidade industrial do Grupo. A decisão foi de manter acreditando no potencial futuro da retomada.

A Apetit é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo, de empresa familiar liderada por princípios éticos e hoje presente nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, além do Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.