A energia das pedras brasileiras é um dos pontos fortes da marca que tem sua produção 100% nacional
A energia das pedras brasileiras é um dos pontos fortes da marca que tem sua produção 100% nacional| Foto:

Joalheria contemporânea paranaense aposta na criatividade e ousadia como diferenciais para encantar mulheres que vêm nos acessórios uma forma de mostrar sua personalidade. Assim, depois de entrar no mercado internacional, volta a se concentrar no interior do Brasil para nova fase de expansão da marca e a aposta é no modelo de franquias

Mesmo com mercado em retração ela segue crescendo e aposta na criatividade para se diferenciar em um mercado altamente concorrido. Maria Dolores, a marca de joalheria contemporânea curitibana que ganhou o Brasil e já entrou no mercado americano e europeu conta que no momento de crise, mesmo com lojas abertas parcialmente, as vendas por revendedoras tem aumentado e a aposta é no interior do Brasil para crescer.

"Temos um país continental, com uma riqueza cultural e uma diversidade tão linda que nos últimos alguns anos resolvemos apostar no interior. Hoje são mais de 250 revendas espalhadas pelo país e a nossa força nas cidades do interior é incrível", conta a designer e fundadora da marca Maria Dolores de Matos Gasparim.

A marca que tem hoje onze lojas físicas em cinco estados brasileiros, uma online e dois showrooms no país, sendo um Curitiba e outro São Paulo, dois showrooms internacionais, um localizado em Miami e outro em Portugal, além de dois e-commerces internacionais, um atendendo o mercado europeu e outro o mercado americano. E a grande aposta é o modelo de franquias que está em expansão e promete crescer nos próximos meses.

Maria conta que um dos fatores que faz com que suas peças façam sucesso é a irreverência e a autenticidade das coleções. "Não seguimos um calendário, desde o início da marca, eu busco uma essência. Tento transmitir sensibilidade entre os metais e as pedras brasileiras, contar uma história, trazer uma poesia" conta a designer que é apaixonada por arte e se inspira no cotidiano para criar.

Formada em desenho industrial pela Universidade Federal do Paraná, ela iniciou sua carreira profissional na renomada joalheria Bergerson. "Trabalhava com pedras e metais preciosos, mas tinha muita vontade de exercer meu traço mais autoral. Decidi me aventurar em carreira solo, fiquei seis meses estudando na Itália e voltei para o Brasil decidida a ter minha própria marca" conta ela que passou pelas renomadas escolas Le Arti Orafi e Metallo Nobili em Florença.

A primeira loja foi no Shopping Crystal. Mas como designer ela não tinha muita noção de administração, gestão de pessoas e dinâmica de negócio. Aos poucos seu esposo, Antonio Pedro Gasparim Neto foi se envolvendo no negócio, até que abriu mão da empresa de engenharia da familia para juntos se envolver de corpo e alma no ramo das joias contemporâneas. "Nos completamos muito. Ele fica na gestão, cuida dos processos, da expansão, da área administrativa e eu consigo focar em criar, em pesquisar tendências e me envolver em pensar o que vai surpreender a cada nova coleção" conta Maria.

Neste período da pandemia, onde as lojas ficaram fechadas por alguns meses e as vendas no varejo estão retomando aos poucos, a empresária conta que aproveitaram para investir na formação da equipe e implantaram um programa de capacitação para o time chamado Supera. "Gosto de olhar o copo sempre meio cheio, ao invés de reclamar se vendemos pouco em uma loja, vamos agradecer as vendas daquele dia. Vamos celebrar a nova coleção maravilhosa que está chegando. Essa energia positiva é contagiante, vai para a casa dos colaboradores, energisa a família, gera uma onda de positividade", destaca.

Mesmo com as vendas no varejo tendo reduzido, as vendas via representantes e revendedoras aumentaram significativamente, mostrando que as mulheres continuam preocupadas com a imagem e veem na peça um presente para o momento, principalmente pela energia que as pedras naturais transmitem. A última coleção, lançada nesta semana resgata peças icónicas da marca, lançada em 2008 e é estrelada por uma mulher madura. "Já criei cerca de 2000 peças ao longo desses anos, e nesta coleção a Ícone, com tudo o que estamos vivendo, a ideia foi resgatar a reinvenção, a essência, a maturidade e a leveza. A vida é feita de ciclos e podemos estar no auge em todos eles", destaca a designer que busca sempre transmitir atitude em suas criações. 

Sobre a relação da marca com o universo feminino, ela não fica só na relação de consumo. "Com o decorrer desses anos também vimos que a marca valorizou a presença das mulheres no mercado. Muitas revendedoras reencontraram um propósito com o trabalho, recuperaram a autoestima e encontraram uma forma com a venda como consultora de ter um ganho financeiro, equilibrando suas rotinas" conta Maria que destaca que 98% do quadro de colaboradores da empresa é formado por mulheres.

Outro ponto importante da marca é a valorização da produção nacional. 100% da produção é feita no Brasil. Dos banhos das peças, às embalagens, o que garante qualidade e durabilidade. "Temos preocupação em cuidar da nossa cadeia de fornecedores, quando vejo uma pedra, minha mente já está desenhando a peça, já penso na composição da coleção e como ela vai surpreender as clientes e este cuidado está em todo o processo, por isso prezamos tanto pela qualidade". destaca.

A Maria Dolores é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de criatividade, empreendedorismo e dinamismo, leva a marca do Paraná para o mundo, sendo a marca . Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.