Os três sócios se complementam na operação e agora vivem o desafio de sustentar o crescimento da empresa familiar em plena ascensão.
Os três sócios se complementam na operação e agora vivem o desafio de sustentar o crescimento da empresa familiar em plena ascensão.| Foto:

Com habilidade de crescer em cenários onde se vê desafios, o Grupo Unipreço cresce durante a pandemia, aproveita o cenário para reestruturar áreas de negócio e projeta chegar a marca de 100 lojas em 7 anos, ampliando sua atuação que hoje está focada na Região Metropolitana e Litoral do estado.

O caminho para empreender nem sempre é simples, mas para eles, que como os próprios irmãos dizem, está deixando de ser uma empresa de família para ser a empresa da família, a reestruturação do negócio é iminente para o crescimento. A Rede Farmácias Unipreço atingiu em 2020 a marca de 39 lojas e nos próximos 15 meses abrem mais 15 operações na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral do Paraná, um plano audacioso para quem mira a prosperidade do interior do estado e quer chegar a 100 unidades nos próximos sete anos.

Depois da experiência de ser franqueado da rede Farmais, onde entraram no ramo do varejo de farmácias em 1998, mas motivados por ter maior liberdade de trabalhar a precificação dos produtos e construir o seu próprio DNA, a família Strapasson em 2011 lançou a rede de Farmácias Unipreço. No início com quatro lojas na Região Metropolitana de Curitiba, mas vislumbrando um mercado em ascensão, já que grandes redes nacionais estavam mirando o mercado local.

"Nós queríamos trabalhar nossas próprias estratégias de preço, criar nosso encarte, ter liberdade comercial e ser mais competitivos. Em poucos anos abrimos mais unidades, mas começamos a ter problemas com abastecimento e em meio a uma dificuldade surgiu um novo negócio, a distribuição", conta Guilherme Strapasson, um dos sócios que é responsável pela área comercial.

Quando a Unipreço estava com oito lojas em 2012 começaram a ter problemas com lote mínimo de entregas e ao mesmo tempo viram a oportunidade que o segmento hospitalar oferecia. Aí então a distribuidora Brazmix, empresa de distribuição do Grupo, começou sua operação em uma sala de 10 metros quadrados comprando de grandes distribuidoras e revendendo. Logo passou para uma garagem de 200 metros e hoje ocupa um imóvel próprio de 1.800 metros de área construída em Colombo atuando no segmento hospitalar, clínicas, laboratorial, licitação, e-commerce, e também varejo.

"Hoje negociamos diretamente com a indústria e usamos a distribuição como um operador logístico, temos mais de 130 fornecedores diretos. No canal hospitalar atendemos todo o Brasil, em especial o interior de São Paulo, Minas Gerais e cobrimos todo o estado do Paraná, apostamos muito nesta vertente do nosso negócio ``, destaca Guilherme.

Hoje a principal dificuldade no negócio não é investimento, mas sim pessoas. Segundo Priscila Strapasson, que é farmacêutica e responsável pela área de recursos humanos, encontrar profissionais dispostos a incorporar a missão da empresa é o mais difícil. "O atendimento é o elo mais importante, procuramos desenvolver em nossos colaboradores cultura, porque nosso valor é atender bem as famílias, mas esse é um grande desafio, recrutar e capacitar pessoas que tenham esse espírito de servir", destaca. Hoje a rede tem 480 colaboradores e atende mais de 2 milhões de clientes por mês.

A Rede também passou a operar com marcas próprias a Politabs, uma linha de polivitamínicos e minerais, a Natusplants que é uma linha de cosméticos capilar inspirada em insumos naturais, além da Axomaxz e da linha Bem Care. Nos últimos meses, com as lojas especializadas de cosméticos fechadas, e a demanda aumentando, a Unipreço também resolveu ampliar o leque de produtos da linha de beleza e cosméticos nas lojas, "É fato que durante a pandemia as pessoas estão mais preocupadas com o cuidado com o corpo e com a beleza, sentimos isso nos nossos pontos de venda e vamos explorar mais esse nicho", conta Guilherme.

O varejo online foi um dos setores que foi impulsionado durante a pandemia do Covid-19. Giovani Strapasson, responsável pela gestão financeira administrativa financeira da empresa, conta que foi uma oportunidade de reinventar o setor de televendas. "Já atuamos com esse vertical, mas crescemos em 300% nosso volume e tivemos que investir nesse canal e buscar melhor nossa experiência ao cliente, nesta área, tivemos uma oportunidade de crescer e inauguramos recentemente uma nova estrutura de atendimento", conta.

Já nos primeiros meses da pandemia, assim que os primeiros testes chegaram no Brasil, a Strapasson homologou testes aprovados pela Anvisa e passou a realizar exames de Covid-19 em algumas unidades e também oferecer a modalidade in company. Serviço que já vem de encontro com um novo escopo da operação que começou a ganhar corpo em 2020.

"Nossas lojas deixarão de ser espaços de compra de medicamento e conveniência e passarão a ser espaços de serviços para a família", conta Priscila, que destaca que 12 unidades já estão realizando coleta de exames laboratoriais e outras em processo de homologação para atenderem com salas de vacinação, seguindo todas as diretrizes da Anvisa. 

Atuar em cooperação é uma marca da Unipreço, a família Strapasson é uma das fundadoras da Unifabra - União das Farmácias Brasileiras, entidade sediada em São Paulo, a qual Guilherme é o atual presidente. "Somos um grupo de negócios, estamos presentes em oito estados e nosso objetivo é atuar de forma conjunta, somando a força das nossas 350 lojas, assim conseguimos negociações mais competitivas e quem ganha é o cliente final". A Unifabra hoje tem mais de 200 produtos de marca própria que entre cosméticos, itens de higiene e beleza que são comercializados nas unidades que fazem parte da rede e agora também estão entrando na área indústria de medicamentos.

A questão social é uma marca forte da Unipreço. Atuaram fortemente na construção do Erastinho, unidade pediátrica do Hospital Erasto Gaertner, arrecadando cerca de meio milhão de reais em troco solidário e doando parte parte da rentabilidade dos produtos das marcas próprias. Desde setembro a rede tem atuado nas comunidades das cidades onde está inserida com doações de EPIs e álcool gel para entidades filantrópicas. Até dezembro serão mais de R$300 mil doados em recursos próprios.

A Rede Farmácias Unipreço e Brazmix são filiadas ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará cases de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.