Equipe e parceiros do I-Cities durante um dos eventos presenciais promovidos que colocou Curitiba no mapa mundial de Cidades Inteligentes.
Equipe e parceiros do I-Cities durante um dos eventos presenciais promovidos que colocou Curitiba no mapa mundial de Cidades Inteligentes.| Foto:

Priorizando o Paraná para a implementação de soluções, a empresa fomenta
o uso da tecnologia como meio de conexão à cidadania

A inteligência das cidades precede o conceito de Cidades Inteligentes, cuja propagação traz o protagonismo do iCities desde 2011, capitaneando a construção dessa rede no Brasil. O evento Smart City Expo Curitiba é parte do planejamento estratégico da empresa, que agora avança em seu planejamento com linha de capacitação por meio do iCities Academy. Outra linha de trabalho do hub de negócios em smart cities são os diagnósticos e consultorias de projetos, com atuação na abertura de mercado para empresas de tecnologia voltadas à resolução de questões dos cidadãos.

“Nossa empresa entrega uma visão 360º que vai desde a organização de eventos até o auxílio no modelo de negócio para implementação de soluções nas cidades e novos bairros inteligentes que estão surgindo em todo o Brasil”, assegura um dos sócios-diretores do iCities, Caio Castro. “Este ano, estamos preparando uma campanha comemorativa de 10 anos para consolidar o conceito de Cidades Inteligentes no Brasil. Ainda bastante novo, o conceito ganhou força em 2011, mesmo ano que surgiu o iCities com o evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Por meio do nosso relacionamento com a Fira Barcelona, trouxemos a chancela para cá”, explica.

Ele conta que a previsão de público era de 10 mil pessoas para a 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, que ocorreria em março de 2020 e foi adiado pela pandemia. “Temos muito orgulho de ter trazido a chancela para a nossa cidade de Curitiba e para o estado do Paraná. Essa é uma rede mundial de eventos que também ocorre em cidades chave como Doha, Kyoto, Atlanta, Shangai, Buenos Aires, dentre outras”, admite Caio.

O programa de capacitação, Smart City Expert, recebe sua segunda turma em agosto deste ano reunindo poder público, iniciativa privada, academia e segmentos da sociedade organizada. “Já formamos a primeira turma com mais de 20 experts espalhados por todo o território nacional. Alguns já trabalham com o iCities em outros mercados para multiplicar o alcance desse conceito”.

O braço de projetos do iCities envolve diagnósticos e consultorias para cidades e bairros inteligentes. “Formamos hoje a maior rede de consultores associados que trabalham conosco em projetos específicos, pois nosso objetivo é seguir como um verdadeiro hub de soluções vinculadas à temática de Cidades Inteligentes sempre pensando naquele cidadão que irá ali viver. Nosso papel é usar a tecnologia a favor do cidadão”, observa.

Na visão de Castro, “drone para entregar pizza” não resolve questões de cidadania. “Solução de cidades inteligentes é uma horta urbana ou uma solução como o Saúde Já, por exemplo. Curitiba sempre ocupou o top três de cidades inteligentes por conta disso e deve retomar ao topo com a maturação de vários projetos”, avalia.

Mas a capital não está só. Várias cidades de médio e pequeno porte estão buscando projetos para solucionar desde questões de educação e mobilidade até a implementação de sandbox como Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico de Iguaçu (PTI), que já foi noticiado no Made in Paraná. “80% das cidades brasileiras têm menos de 50 mil habitantes e estamos desmistificando isso atingindo várias cidades com população pequena. Como exemplo temos cidades como Juazeiro do Norte no Ceará e Palmas no Paraná, além de cidades de Londrina, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Maringá interessadas em implementar projetos de Smart Cities”, afirma.

Workshops de integração para fazer diagnósticos e recomendações técnicas integram o trabalho prestado às prefeituras e governos. “Nessa desmistificação do tema, a tecnologia não é o fim, mas o meio. Ajudamos para que os projetos sejam assertivos na hora de aplicar a tecnologia certa para que mude a vida do cidadão”.

iCities Kids

Outra novidade é a retomada ainda em 2021 de um projeto social da empresa, o iCities Kids, iniciado em parceria com o Instituto Renault, em 2016. “Criamos uma minicidade inteligente no Parque Barigui, que virou um projeto recorrente e já atendeu mais de 3 mil crianças. Agora, nos próximos três anos, esse mesmo projeto irá atingir mais de 15 mil crianças com alto grau de vulnerabilidade, provenientes de escolas carentes selecionadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, que nunca tinham andado de ônibus, tampouco tinham contato com esse tipo de tecnologia”.

I-Cities é filiado ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.