Marcelo Bertodi vem focando sua atuação alinhando sua experiência e vivência à pauta de governança, atuando em conselhos de importantes companhias.
Marcelo Bertodi vem focando sua atuação alinhando sua experiência e vivência à pauta de governança, atuando em conselhos de importantes companhias.| Foto:

O caminho de alta especialização elevou a advocacia a um patamar de negócio gerador de soluções jurídicas inovadoras para questões complexas

Uma referência em todo o Brasil, e em países com interesse em fazer negócios ou investir no Brasil, o escritório Marins Bertoldi Advogados surgiu de forma inovadora, abraçando as questões de alta complexidade envolvendo o Direito Empresarial, em função do alto nível de especialização de seus sócios fundadores, James Marins e Marcelo Bertoldi, há 25 anos. Isso porque ambos, ainda na graduação, decidiram investir na formação acadêmica buscando aprofundar seus conhecimentos com mestrado e doutorado, que era incomum na década de 90. “Durante a minha faculdade inteira eu tive um único professor com mestrado e nenhum doutor. Era muito rara essa busca nos anos 90. Fiz mestrado e doutorado na PUC-SP, escrevi alguns livros, e a partir daí buscamos atender questões de alta complexidade voltadas ao Direito Empresarial”, recorda Bertoldi.

Por conta do crescimento do escritório, eles se afastaram do meio acadêmico para dar conta da expansão, embora o DNA siga com essa alta especialização jurídica. O 25º ano do escritório é marcado por números exuberantes. São mais de 100 profissionais atuando em questões consultivas e contenciosas, em âmbito nacional e internacional, tendo como principal característica o atendimento com agilidade, eficiência e criatividade. A abrangência inclui 17 áreas, dentre elas: Direito Empresarial, Tributário, Societário e Contratual. “Com sede em Curitiba e unidades em Cascavel, Londrina e Maringá, atendemos empresas de médio e grande porte com uma rede de escritórios correspondentes em todo o território brasileiro, bem como na América Latina, Estados Unidos e Europa”, acrescenta.

Bertoldi destaca que toda a força do agronegócio paranaense tem desdobramentos nas atividades do escritório. “O agro tem criado estruturas empresariais e sabemos que estamos ajudando nesse processo. Não é mais uma atividade familiar. É uma indústria. Elaborarmos estruturas societárias, patrimoniais e de governança corporativa, incluindo o ESG que é essencial”, destaca.

No âmbito fiscal e tributário também o escritório é referência. “Assessoramos empresas que vêm se instalar no Brasil e, especialmente, no Paraná”, enumera. “Com o trabalho remoto se intensificou a procura de clientes de todo o país e de fora, a barreira física deixou de existir”, enfatiza.

Dentro do Conselho
Nas questões relacionadas à preparação da empresa para a sucessão, a Marins Bertoldi desenvolveu expertise incomparável ao longo dos anos. “Ajudamos o empresário a organizar o seu patrimônio. Auxiliamos na implantação de melhores práticas de governança corporativa. O nosso grau de envolvimento é tamanho que, hoje, faço parte do Conselho de Administração de três grandes empresas familiares”, revela Bertoldi.

Sendo exemplo

Sistema de governança, comitê de sócios, conselho de administração, diretoria profissionalizada, planejamento estratégico de cinco anos com a ajuda de consultorias, sistema de avaliação de toda a organização e plano orçamentário são itens indispensável na lógica da operação do escritório Marins Bertoldi. “No escritório, temos todas as ferramentas de gestão e de governança que as grandes empresas utilizam e faz toda a diferença nos rumos do nosso negócio, até porque precisamos praticar o que acreditamos e levamos para as organizações”, explica.

Entregando bons profissionais para o mercado

Centenas de advogados já passaram pelo Marins Bertoldi. Na visão de Bertoldi, o escritório deve seguir a lógica da empresa “que precisa ser perene e continuar crescendo”. “Minha grande meta é ser absolutamente dispensável e para isso acontecer eu preciso criar sucessores e atrair talentos”, constata. Segundo ele, entender os anseios das novas gerações de profissionais, que querem várias experiências, exige ainda mais habilidade do setor de Recursos Humanos (RH), que no escritório passou a ser chamado de Pessoas e Cultura. “Criamos a Academia Marins Bertoldi que tem como objetivo complementar a formação acadêmica de nossos estagiários e trainees. Entregamos isso para o mercado, embora o nosso grande desafio hoje seja reter talentos e criar condições para que esses talentos subam na carreira e possam vir a ser sócios do escritório. As pessoas passam, mas a cultura fica e está impregnada”, esclarece. “Aquilo que chamávamos de RH hoje é um setor de Pessoas e Cultura que é o coração do escritório, é um grupo de pessoas que cuida das pessoas em todos os níveis. Precisamos ter um ambiente de gente feliz, do contrário o trabalho não é desenvolvido adequadamente”, acrescenta.

Instituto Legado

O Instituto Legado de empreendedorismo social é conduzido por James Marins, sócio-fundador e consultor do escritório. Foi criado como uma contrapartida social da Marins Bertoldi, em 2013, com o propósito de impulsionar iniciativas de impacto social e ambiental. Ao longo de oito edições,232 organizações receberam apoio, e 21 delas conquistaram o Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, investimento financeiro para desenvolvimento de projetos de expansão de impacto, elaborados durante o processo de aceleração do Instituto. Acessível a iniciativas de todo o Brasil, já foram mais de 3000 editais baixados e 860 inscrições de todo país.

O Marins Bertoldi Advogados é filiado ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.