Made in Paraná apresenta a Safegold, empresa com mais de 10 anos no mercado de gestão e reestruturação de empresas. Com escritório em Curitiba desde 2020 e um terço dos projetos com empresas paranaenses, a empresa planeja dobrar a presença neste ano.
Made in Paraná apresenta a Safegold, empresa com mais de 10 anos no mercado de gestão e reestruturação de empresas. Com escritório em Curitiba desde 2020 e um terço dos projetos com empresas paranaenses, a empresa planeja dobrar a presença neste ano.| Foto:

Com escritório em Curitiba desde 2020 e um terço dos projetos com empresas paranaenses, a empresa planeja dobrar a presença neste ano.

Referência no Brasil todo em reestruturação de empresas, a Safegold Gerenciamento de Capital tem o Paraná como o centro das ações de 2020 e 2021, especialmente pela sinergia com os negócios paranaenses de vários segmentos, sobretudo do agronegócio. “Cerca de 20 projetos já estão no Paraná e até o final do ano o plano é dobrar. A palavra da Safegold é Paraná por isso. Temos um time pronto para apoiar os empresários paranaenses”, afirma o CEO e sócio fundador da Safegold, Ezequiel Douglas Wilbert.

Como boa parte das decisões implementadas pela Safegold, o escritório em Curitiba começou a ser pensado com antecedência. “Iniciamos uma transição ao Paraná em 2017. Em 2020, colocamos o escritório em Curitiba”, conta. A Safegold possui outros três escritórios em Blumenau, Balneário Camboriú e Joaçaba, todos no estado de Santa Catarina, onde nasceu em 2010.

Fruto da expertise acumulada por Wilbert no mercado financeiro, que juntos aos seus Sócios viram na customização de serviços empresariais um espaço para oferecer soluções completas voltadas à reestruturação de empresas e inteligência de negócios, gerando valor e riqueza para diferentes negócios. São quatro áreas de atuação: Gestão de Turnaround, Gestão de Performance, com as divisões de Business Intelligence (BI) e Controladoria de Negócios; Estratégia e Governança e Apoio à Recuperação Judicial e Extrajudicial.

A Gestão de Turnaround é o serviço de maior referência e o que tem mais demanda dentre os 60 projetos ativos que a Safegold possui nas quatro unidades. “A Safegold é reconhecida pelo Turnaround, como se fosse uma UTI Empresarial, atuamos como médicos em empresas que estão atravessando dificuldades de financeiras”, define a COO e sócia da Safegold, Silvia Wilbert. “Mediamos recursos para a empresa viabilizar o giro, tratamos o endividamento e aprimoramos o negócio para que ele gere lucro”, descreve o CEO. Para isso, a Safegold desenvolve um estudo de 30 dias, o Overview, verificando o momento atual, a viabilidade e geração de Ebitda, grau e perfil de endividamento e quais medidas emergenciais que a empresa precisará adotar. É no Overview que identificamos se o negócio continua fazendo sentido no mundo atual, ou se apenas implicaria em destruição de recurso futuro. O esforço para que a recuperação de um negócio aconteça é muito grande, mas se ela existe nós entramos e colocamos toda energia para que ela gere lucratividade, pague suas dívidas e entre numa crescente sustentável.”

Ele reconhece que há casos que para manter a empresa sobrevivendo, as demissões foram necessárias já que o faturamento era mais baixo. “Do contrário teria fechado as portas, pois não existe mágica. A liderança precisa de uma estrutura mental diferente do momento de bonança”, orienta.

Em média, o trabalho de Gestão de Turnaround dura de 14 a 36 meses. “É um trabalho mais intensivo para a empresa se recuperar. Aí passa por um processo de transição, capacitação da equipe interna para que dê continuidade ao processo. É um trabalho de sobrevivência e, no médio prazo, de transformações estruturais do negócio”.

Segundo Wilbert, os indicadores da Safegold mostram que as empresas e pessoas “conscientes do momento de dificuldade e comprometidas com a reversão da crise trazem efetividade ao processo de reestruturação, inclusive desenvolvendo um formato de gestão muito mais ágil e aprimorado do que tinham anteriormente”. “O principal ganho é aproveitar a oportunidade para voltar melhor do que era. Fazemos 50% e os outros 50% precisam ser feitos pela empresa. É muito esforço que precisa vir do empresário e da empresa”, ensina.

Os projetos sob responsabilidade da Safegold somam mais de R$ 450 milhões por mês de faturamento. O sucesso da reestruturação é medido por vários indicadores como: redução dos custos e despesas, eficiência do giro de estoque, ciclo de venda, aumento da eficiência da capacidade instalada, Ebitda e, principalmente, a lucratividade. “É com a lucratividade que as dívidas serão pagas, precisamos ser rigorosos no alongamento do endividamento e nos esforços para pagar essa dívida. Sem isso, a empresa cai em descrédito e, por vezes, é a última chance que ela tem.”

Gestão de Performance cresce e amplia atuação da Safegold

Na visão da COO, Silvia Wilbert, a unidade de Gestão de Performance cresce concomitantemente na Safegold. “Por atuar com inteligência de negócios, além do fundamental papel no processo de reestruturação, consegue melhorar resultados em empresas que estão passando por qualquer momento do ciclo empresarial. “Dentro desta unidade, tanto o Business Intelligence como a Controladoria Gerencial transformam dados não unificados em informações coerentes para tomada de decisão assertiva e ágil.”

A Safegold é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no Paraná que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.