Fachada do Edifício Arten – HIEX empreendimentos imobiliários, o primeiro lançamento da incorporadora que integra os negócios da RAC
Fachada do Edifício Arten – HIEX empreendimentos imobiliários, o primeiro lançamento da incorporadora que integra os negócios da RAC| Foto:

No auge de seus 20 anos, RAC Engenharia anuncia spin-off de desenvolvimento de projetos na plataforma BIM, a BPRO Smart BIM e a incorporadora Hiex com foco em conforto em bem-estar. As novidades São resultado da profissionalização da gestão e movimento consistente de governança.

Construir sempre é mais do que um princípio na RAC Engenharia, empresa paranaense de gerenciamento e execução de obras que, em 2021, completa 20 anos, reunindo mais de 1,5 milhão de metros quadrados de obras construídas pelo país. Sua história é marcada pela inovação, vanguarda e sustentabilidade reconhecidas pelas mais cobiçadas certificações internacionais, que embasam protagonismo em segmentos complexos como nas áreas hospitalares, industriais e de escolas. Dois novos negócios derivaram de toda essa expertise acumulada, a BPRO Smart BIM, uma spin-off de desenvolvimento de projetos na plataforma Building Information Modeling (BIM), e a Hiex, que agrega toda a expertise da RAC Engenharia aos empreendimentos residenciais, com foco em conforto e bem-estar, a partir do uso de conceitos de ponta como biofilia (reconectar humanos com a natureza) e biomimetismo (inovação a partir de soluções encontradas na natureza), que exerce especial influência na qualidade de vida do usuário.

“O conceito de sustentabilidade tem que virar régua, um padrão. O importante é entender como o ambiente vai interferir na vida do usuário”, aponta o engenheiro e fundador da empresa, Ricardo Cansian. Para ele, o processo contínuo de construção traduz a essência da RAC de perceber que nada está completamente pronto, justamente porque a inovação reside em um processo contínuo de busca e aprendizado. Não por acaso, o prédio sede reproduz toda a excelência do trabalho oferecido pela empresa e ostenta a maior pontuação LEED na América Latina, desde 2017. Para atingir esse patamar, a sede atingiu eficiência energética, com o uso da chamada inteligência arquitetônica e arquitetura bioclimática, que prevê a redução da iluminação artificial e a necessidade de sistemas de climatização.

“O ambiente construído vira um incentivador para um lifestyle saudável que pode ser iniciado a partir das escolas ou dos ambientes corporativos, onde o indivíduo começa a reciclar o lixo, consumir menos energia e leva as atitudes para a vida dele”. Cansian acrescenta que outro reflexo positivo disso é que esse investimento também se reverte em mais produtividade. “Dos projetos mais recentes, o da concessionária Euro Import deve ser o próximo a reforçar a coleção de contribuições emblemáticas da RAC, que irão se habilitar a conquistar certificações inéditas”, adianta.

Fiocruz e Butantã no portfólio da RAC

A atenção dispensada ao não desperdício, o uso do BIM e boas práticas condizentes à certificação LEED for Healthcare não só fizeram da RAC uma referência nas obras hospitalares - é a empresa que assina a construção do Hospital Erastinho - mas também a conduziu a projetos complexos de caráter emergencial e de fundamental importância durante a pandemia do coronavírus. A empresa assina a nova fábrica de vacinas para a gripe H1N1 para o Instituto Butantan, em São Paulo, e um Centro Hospitalar de testagem sorológica para Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. A obra de alta complexidade foi realizada em apenas 50 dias. Além do know-how de engenharia da RAC, a metodologia BIM foi fundamental para o cumprimento dos prazos. “Somos oito vezes menos produtivos que o profissional da Europa ou dos EUA. No BIM, buscamos reduzir a ineficiência e o desperdício. A sustentabilidade acaba sendo a porta de entrada da inovação”, acredita.
Para ele, esse segmento segue em alta mesmo em uma conjuntura adversa. “Obras hospitalares e dos segmentos de saúde irão continuar, tenho muita demanda. O segmento industrial também está com uma tendência de alta. O residencial, por sua vez também não parou, está bem movimentado, mas outros segmentos como poder público e escolas caíram”, comenta.

Consolidação por meio de governança

A profissionalização da gestão e um movimento de governança consistente, apostando em meritocracia e nos jovens talentos, prepararam a RAC para um crescimento gradativo e contínuo, que a transformaram em uma holding com linhas de negócios bem definidas e um conselho estruturado. A área jurídica, financeira e de formação de pessoas garantem a solidez do negócio. “É o conhecimento complementar associado ao conhecimento técnico de engenharia que dá suporte à tomada de decisão”, admite Cansian. Outra estratégia acertada na visão do engenheiro é estar em contato permanente com universidades e centros de inovação para a constante atualização e aprimoramento.

Desta forma, a empresa atua em seis estados, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. “Nossos planos são de consolidação do modelo de negócio em cada estado, até pelo entendimento de estarmos em um país continental, pois sair de Curitiba e ir fazer obra em Salvador é como se deslocar para qualquer país do Mercosul”, observa.

A RAC Engenharia é filiada do LIDE Paraná. Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo."