Guilheme Benchimol e Marcos Fernandes comemorando o IPO da XP em Nova York
Guilheme Benchimol e Marcos Fernandes comemorando o IPO da XP em Nova York| Foto:

Comemorando 10 anos de operação, mas há 4 com visão dedicada, a empresa de investimentos foi classificada pela XP como uma das três principais do Brasil no atendimento à Categoria Empresas e é benchmarking para o segmento no país

Para Guilherme Benchimol, o carioca que revolucionou o mercado financeiro criando a XP, a dedicação e a transformação dos últimos anos da Valore Investimentos, mostram que foco e comprometimento são a fórmula do sucesso. "Hoje temos uma grande rede de escritórios parceiros e o crescimento da Valore nos últimos anos mostrou que a força de Curitiba é um exemplo. Foco, trabalho sério, dedicação e respeito ao cliente acima de tudo", destaca Benchimol, CEO e fundador da XP Inc.

Julho foi um mês de comemorações para a Valore. Além dos 10 anos, na última semana foi considerada um dos três principais escritórios de investimentos do Brasil na categoria Empresas da XP, segmento que contempla mercado de capitais, crédito middle market, e investimentos para empresas. Em qualidade de atendimento, medido pelo indicador NPS (Net Promoter Socore) figura também entre os principais escritórios do país.

Mas apesar de comemorar uma década de atuação, a história da empresa cresceu em destaque nos últimos anos e tem, antes de sua constituição, mais alguns anos de aspirações. Em 2006 o jovem advogado Marcos Fernandes, com 26 anos na época, curioso com o mercado financeiro começou a estudar o mercado ações e um dia decidiu ligar na BOVESPA para entender como funcionava para abrir uma corretora. "Depois de passar de um ramal para outro, caí em uma pessoa que me falou que teria um leilão de títulos e valores patrimoniais que permitia ter a licença para operar como corretora, mas necessitava de um investimento milionário, algo em torno de R$10 milhões. Agradeci as informações e segui advogando", conta Fernandes que não vem de família com tradição no segmento jurídico, mas sempre foi um visionário empreendedor.

Mas aquela vontade de imergir no mercado financeiro nunca saiu do seu radar. Em 2008 um amigo de Marcos, Carlos Andersen, escreveu um livro sobre chamado “Home broker – Como investir em ações via internet” e foi convidado por um dos grandes bancos à época para fazer palestras sobre o tema por todo Brasil para estimular o mercado de ações. "Nós sempre conversamos muito sobre negócios e em uma dessas viagens ele conheceu o Sérgio Quintella, que estava inclinado a deixar o banco para empreender. Nós nos unimos e aí nasceu a Valore Investimentos em 2009", no início Marcos atuava mais como um sócio investidor e conselheiro, e manteve até 2016 as atividades do escritório de advocacia em paralelo com a atividade no mercado financeiro.

No início das atividades a Valore Investimentos operou como um escritório de agentes autônomos vinculado a uma pequena corretora de São Paulo, passando em seguida alguns meses ligada ao Citibank, mas em 2010 entrou para o hall dos agentes autônomos da XP, e a opção foi pelo dinamismo que a XP já demonstrava naquela época.

O ponto da virada

Até 2016 com uma carteira 100% focada no mercado de renda variável, Marcos dedicava seu tempo à atividade no escritório de advocacia e tinha uma equipe que atuava na Valore na operação e no atendimento aos clientes. "O negócio não tinha crescido, mas estava operando. Foi então que Rogério Carvalho da XP, depois de diversas conversas iniciadas em 2013, me convenceu que valeria a pena a dedicação exclusiva à Valore/XP", conta Fernandes.

Anos antes os sócios iniciais de Marcos haviam deixado a operação e foi em uma Expert, a feira de investimentos da XP, que até então era fechada apenas para os agentes, que ele se deu conta do tamanho do mercado e do potencial que a Valore tinha. "Eu tinha entrado lá atrás em uma corretora saudável, mas desconhecida, naqueles dois dias eu vi que tínhamos relevância e percebi que era alí que eu tinha que estar", conta.

Naquele julho de 2016 a Valore estava com 2 colaboradores e hoje tem um quadro de cerca de 70 profissionais, trabalhando com um modelo de partnership. "Trazemos para dentro do negócio pessoas com mente aberta, que estão comprometidas com nossa visão de longo prazo, com espírito empreendedor e que saibam se colocar na posição do cliente, entendendo suas necessidades", destaca Fernandes.

A carteira da XP como shopping de investimentos sempre foi focada no segmento pessoa física, mas quem conhece a história da gigante do mercado financeiro, sabe que ela recebeu a permissão para atuar como instituição bancária no ano passado e a partir daí muitos serviços se destravaram e cresceram exponencialmente no segmento empresas. "Aproveitamos esta onda e aceleramos junto. Abrimos uma área 100% dedicada a atuação Empresas e acreditamos junto com a corretora", conta Fernandes.

No decorrer desses últimos anos, a Valore abriu escritório em Maringá, investiu na consultoria Falconi que trouxe processos bem estruturados ao negócio. Hoje a Valore, além do Paraná, também atua nos estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com profissionais dedicados especialmente ao segmento empresas.

A dedicação de Fernandes nos últimos anos ao negócio vem sendo reconhecida pela XP e ele tem acompanhando momentos importantes da corretora. Foi convidado a integrar o partnership da XP e esteve no IPO da empresa brasileira na Bolsa de Valores Nasdaq em Nova York no ano passado onde ela foi avaliada pelo mercado em aproximadamente U$ 15 Bilhões. "Foi um momento único. Nós fomos com uma expectativa e as ações foram precificadas acima da valoração inicial, mostrando que estávamos no caminho certo sobre a ótica do mercado internacional" relembra Fernandes.

O momento do mercado com a pandemia

No mês de março o mercado financeiro sofreu com os circuit breakers e muitos investidores do mercado de ações ficaram assustados com as quedas bruscas na bolsa. Mas Marcos conta que esta oscilação do mercado de investimento também mostrou resiliência do negócio e a importância de uma assessoria de investimentos próxima dos clientes.

"Tivemos atitude para executar o que foi necessário e os mais arrojados tiveram perdas, mas que na sua maioria absoluta já recuperaram suas carteiras e voltaram a ganhar dinheiro", conta Fernandes. Com a baixa taxa de juros no Brasil o mercado está desafiador para o investidor tradicional que está tendo que sofisticar seu portfólio, e com isso contar com a confiança de um assessor de investimento com conhecimento para diversificar sua carteira pode fazer diferença.

Semana de comemorações

Para comemorar os 10 anos, na próxima semana a Valore terá uma agenda de conteúdo aberta ao público e intensa de conteúdo e contará com a presença de Guilherme Benchimol, entre outros grandes nomes da cena empresarial. Uma das novidades na comemoração é o lançamento da XSchool - empresa ligada à Valore, no ramo educacional e focada no mercado B2B, com foco de gerar cultura financeira para empresas.

"Nos últimos tempos temos visto o quanto as organizações precisam se sofisticar e trabalhar sua cultura financeira em todos os níveis, para que todos os colaboradores acompanhem os indicadores, tenham senso de pertencimento e cresçam por meritocracia na companhia. A ideia é alavancar as empresas gerando cultura financeira" conta Marcos.

Para Benchimol, que apostou na educação como uma gatilho para transformar o mercado e desmistificar os investimentos para pessoas físicas no Brasil nos primeiros anos da XP este novo momento de investir na educação financeira das Empresas no qual aposta a Valore é essencial para impulsionar negócios no Brasil. "Vamos crescer e retomar nossa economia pela força do nosso trabalho e tanto a educação quanto a cultura financeira são o caminho" destaca.

Confira a programação:

Segunda 03/08 - Paulo Herrmann - Presidente John Deere Brasil

Terça 04/08 - Diego Arrebola - Tri-campeão do concurso nacional de sommeliers

Quarta 05/08 - Chu Kong - Primeiro Investidor e gestor do fundo de private equity da XP

Quinta 06/08 - Milena Seabra - Campeã do Prêmio Equilibrista do IBEF e lançamento da XSchool

Sexta 07/08 - Guilherme Benchimol - CEO e Fundador XP Investimentos

Para participar basta se inscrever no link: https://valoreweek.valoreinvestimentos.com.br/valore-week-2020?origem=lidepr

A Valore Investimentos é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo e dinamismo. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.