A programação contou com atividades como palestras, fóruns e debates conduzidos pelos principais especialistas do setor | Divulgação/
A programação contou com atividades como palestras, fóruns e debates conduzidos pelos principais especialistas do setor| Foto: Divulgação/

A 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) reuniu 3,5 mil profissionais em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Promovido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, o evento recebeu participantes de todas as regiões do país, motivados pelo tema “A engenharia a favor do Brasil: mudanças e oportunidades”.

FOTOS: veja imagens da 73ª Soea, realizada em Foz do Iguaçu.

O Paraná sediou a Soea pela sexta vez, contando com uma programação que incluiu 43 palestrantes e uma grade extensa de atividades. Em paralelo, ocorreu a 3ª edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia (Contecc), com 550 trabalhos apresentados e 21 selecionados como os melhores. Durante a semana, também foi realizada a ExpoSoea, feira tecnológica com 40 expositores.

“Conseguimos abordar temas técnicos importantíssimos para o Brasil em todas as áreas das engenharias, da agronomia e das geociências. Foi uma oportunidade muito boa para discutir inovação, ciência e tecnologia, além de integrar debates sobre temas essenciais tanto para o Sistema quanto para a população em geral”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro civil Joel Krüger.

A programação contou com atividades como palestras, fóruns e debates conduzidos pelos principais especialistas do setor. Entre os palestrantes, estiveram o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins; o engenheiro agrônomo Xico Graziano; o geólogo Guilherme Estrella, além de lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua. Alguns tópicos de destaque foram pré-sal, segurança em barragens, acessibilidade, situação energética do país, globalização, agronegócio e equidade de gênero.

O encerramento da Semana foi marcado pela leitura da Carta de Foz do Iguaçu, documento em que o Sistema Confea/Crea e Mútua se compromete com ações que visam ao fortalecimento do profissional da área tecnológica nacional e à inserção dos engenheiros na definição e execução de política públicas. A Carta, que foi lida pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, Jorge Nei Brito, trata de mudanças e oportunidades, refletindo a proposta do tema central da 73ª Soea.

Comunicação

O Paraná sediou a Soea pela sexta vez, contando com uma programação que incluiu 43 palestrantes e uma grade extensa de atividadesDivulgação

Para disseminar informações sobre o evento e produzir conteúdo relacionado às áreas profissionais representadas, a 73ª Soea contou com uma equipe de comunicação que desenvolveu diversos materiais. Entre os destaques estão uma revista de 60 páginas entregue aos participantes e matérias divulgadas em um canal online especial do jornal Gazeta do Povo.

Foram elaboradas, ainda, quatro edições do jornal da Soea com os destaques da programação. Outra frente de atuação foi a assessoria de imprensa, que resultou em publicações nos principais veículos de comunicação paranaenses, com retornos em mídias impressas, online, emissoras de rádio e TV.

74ª edição

Em 2017, a 74ª Soea será realizada em Belém (PA). “Nosso belo e rico estado, portal de entrada para o Amazonas, aguarda ansioso por todos na próxima edição desse grandioso evento, marcado para ocorrer entre os dias 8 e 11 de agosto. O sucesso dele vai depender de cada profissional e estudante ligado ao Sistema. Na oportunidade, também iremos comemorar os 40 anos da nossa Caixa de Assistência. Esperamos vocês”, convidou o presidente do Crea-PA, engenheiro mecânico José Elias da Silva Lima.