Unipar Cubatão
Fábrica da Unipar em Cubatão.| Foto: Ricardo Teles/Divulgação Unipar

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC da América do Sul, recebeu da Controladoria-Geral da União (CGU) no dia 30 de novembro, o reconhecimento como Empresa Pró-Ética 2022-2023. Ao todo, 84 companhias receberam a láurea, que reconhece a adoção de práticas de boa governança e de combate à corrupção.

“Essa é uma conquista importante que valoriza nossos avanços para construir uma política de governança de excelência. Temos como premissa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de integridade no nosso negócio, com ética e transparência, sempre em linha com as melhores práticas mundiais”, afirma Humberto Rapussi, head de Auditoria Interna, Controles Internos e Compliance da Unipar.

Para conceder a qualificação Empresa Pró-Ética a CGU faz avaliações sobre a saúde financeira, a ausência de trabalho escravo ou análogo à escravidão, a criação de plataformas para canais de diálogos com o consumidor, além da adoção de medidas que promovam a boa governança, a transparência das operações e o combate a práticas de corrupção. Ao todo são analisados dez quesitos e apenas as companhias que ultrapassem 70 pontos e consigam um mínimo de 40% em cada área são reconhecidas pelo órgão.

Os esforços da Unipar em prol das boas práticas de governança vão ao encontro das exigências da sociedade. Pesquisa feita pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a consultoria Stilingue, mostra que a sigla ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português) contava com 4 mil menções no ambiente virtual em 2019, número que saltou para 109 mil registros só nos primeiros meses de 2023 - crescimento de 2.600% em três anos.

Dessa forma, as empresas têm sido cada vez mais cobradas a adotarem sistemas internos de processos, controles e procedimentos voltados a um papel social, envolvendo colaboradores, funcionários, fornecedores, acionistas e investidores em prol do desenvolvimento da sociedade.

Neste sentido, a Unipar vem implementando e desenvolvendo uma série de projetos e iniciativas para mitigar riscos e engajar os colaboradores na adoção de padrões superiores de governança e compliance. Exemplos são a revisão de toda frente de Compliance, com a atualização de políticas corporativas em temas como código de conduta, política anticorrupção, política de conflito de interesses e política de compliance.

A Unipar também realizou pela primeira vez, em setembro deste ano, o Dia da Integridade, para todos os seus colaboradores no Brasil e na Argentina, com foco em reforçar os compromissos éticos dentro das plantas industriais da empresa.

“Disseminar as boas práticas de conduta é fundamental para que a Unipar cresça de forma sustentável, que é um de nossos pilares estratégicos. Temos o compromisso de produzir soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, respeitando o meio ambiente e agindo com base em nossos princípios e valores. Nosso objetivo é estabelecer laços de confiança de longo prazo com os todos os parceiros, clientes, colaboradores, comunidades, investidores e a sociedade como um todo”, finaliza Ana Paula Clemenc Alvarez, gerente corporativa de Compliance da Unipar.