Robôs aspiradores entram embaixo de móveis para uma limpeza mais completa
Robôs aspiradores entram embaixo de móveis para uma limpeza mais completa| Foto: Divulgação

O período de isolamento social fez com que um novo eletrodoméstico se tornasse um grande aliado dos lares brasileiros: o robô aspirador. O maior tempo de permanência em casa levou muitas pessoas a adquirir esse eletrônico, já que auxilia a manter a casa organizada de forma automatizada, especialmente para os lares que contam com pets ou com crianças.

Não são poucas as casas do país com a presença de animais. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no ano passado, apontou que 46,1% dos lares brasileiros tinham pelo menos um cachorro, enquanto os gatos faziam parte de 19,3% das casas. Não à toa, um estudo da consultoria GFK mostrou que o mercado de robôs aspiradores cresceu 401% em 2020 na comparação com o ano anterior.

Se for levado em consideração o número absoluto de equipamentos, foram comercializadas 175 mil unidades desse eletrodoméstico no país no ano passado. “O robô aspirador não faz a limpeza profunda da casa, mas uma limpeza de manutenção. Por isso, é ideal para quem tem crianças e pets em casa, sofre com alergia ou gosta de estar com a casa sempre com o aspecto de limpa”, afirma o coordenador de Desenvolvimento de Produtos da WAP, Diego Mafioletti.

Listamos 6 vantagens de contar com um desses equipamentos em casa:

1 – Robô aspirador: três em um

Os robôs contam com três funções em uma: varrer e aspirar são atividades automáticas padrão. Em alguns modelos, há a possibilidade também de passar pano, com um MOP, que é inserido na parte de baixo. “Se forem adicionadas soluções de limpeza, o pano vai sendo umedecido pela gravidade e passando pela casa, deixando aquele cheiro de limpeza”, explica Mafioletti.

2 – Não se preocupe com a sujeira embaixo da cama ou do sofá

Para quem está acostumado a fazer a limpeza da casa, é sempre um incômodo ter que levantar ou empurrar a cama ou sofá para conseguir tirar a poeira e sujeira presente embaixo desses móveis. Os robôs aspiradores conseguem acessar esses espaços mais complexos para garantir a retirada da sujeira. A recomendação de Mafioletti é checar a altura do sofá e da cama para se certificar de que o robô vai conseguir operar nessas áreas.

3 – Tapetes não são um problema

Ao contrário do que se pode imaginar, os robôs aspiradores da WAP são capazes de subir alguns centímetros para fazer a limpeza do tapete devido às rodas emborrachadas (que também garantem nenhum tipo de dano aos pisos). “Alguns modelos contam com uma escova turbo. São ideais para quem conta com tapete, justamente porque são mais capazes para puxar a sujeira deles”, ensina Mafioletti.

4 – Tecnologia na sua mão

Defina o modo de limpeza (em círculos, nos cantos ou em ziguezague), use o controle remoto para escolher os pontos de maior sujeira e, se tiver interesse, agende o horário para que o robô aspirador trabalhe. Com essa configuração, ele sempre ligará em determinado período, funcionará pela duração da bateria e voltará à base para carregar novamente sozinho. Seu trabalho? Tirar a poeira do recipiente e lavar o MOP.

5 – Sensores para evitar quedas e colisões

Os robôs da WAP contam com sistemas antiqueda e colisão. Dessa forma, não cairão de escadas em caso de residências com mais de um andar e não vão estragar móveis ou bater em crianças ou pets enquanto operam. Ou seja, zero preocupação para você.

6 - Integrados com assistentes virtuais

O novo lançamento, o WAP Robot WConnect, conta com uma facilidade ainda maior, alinhada à tendência de casas inteligentes e conectadas. Ele se integra a assistentes virtuais, como OK Google e Alexa, podendo ser controlado pela voz.

Os modos de atuação do robô

É possível determinar o tipo de programação que será usada, inclusive pelos aplicativos de celular. Conheça os modelos:

É possível determinar o tipo de limpeza a ser seguida pelo robô por meio de aplicativo no celular
É possível determinar o tipo de limpeza a ser seguida pelo robô por meio de aplicativo no celular| Divulgação

Limpeza de cantos – A programação faz com que o robô siga pela parede, buscando as sujeiras do canto.

Limpeza em ziguezague/aleatória – O robô não adota um padrão específico de limpeza, normalmente seguindo pelo local onde encontra sujeira.

Limpeza em espiral – O robô vai seguindo de forma em espiral, ampliando o seu raio de limpeza até concluir o ambiente.