Extratora vertical oferece conforto e praticidade para a limpeza de casa.
Extratora vertical oferece conforto e praticidade para a limpeza de casa.| Foto: Divulgação/WAP

Quando pensamos em limpeza de casa, logo vem à mente o piso, a estante, as janelas ou o banheiro. Há algumas peças, porém, que acabam ficando de fora dessa lista, seja por desconhecimento ou pela dificuldade de limpar, mas que acumulam muita sujeira com o passar do tempo e que precisam de higienização. São os sofás, as cadeiras, as poltronas do carro, os colchões, os tapetes e o carpete.

Essas peças precisam de uma limpeza adequada para que de fato fiquem limpas. Não basta jogar água, esfregar e torcer para não deixar muita umidade. Nesse caso é preciso ter uma extratora, o equipamento adequado para a tarefa.

A extratora é uma máquina que injeta água e produto de limpeza no objeto a ser limpo e depois faz a sucção, dissolvendo a sujeira e extraindo impurezas mais profundas, bem além do que está na superfície. Isso garante uma limpeza mais eficiente e duradoura. A cor da água que sai após o uso do equipamento não deixa mentir.

Até pouco tempo atrás, existiam apenas extratoras para uso profissional. Ou seja, era preciso contratar o serviço de uma empresa especializada para usufruir dela. Mas agora existem modelos voltados para o uso doméstico, com preços mais acessíveis, como a linha de extratoras verticais e portáteis da WAP. E elas são tão boas quanto aquelas profissionais.

“A diferença entre as extratoras é mais uma questão física do produto e da capacidade do reservatório. As extratoras para uso doméstico têm um poder de sucção praticamente igual ao das profissionais”, garante o coordenador de produtos da WAP, Diego Mafioletti.

As extratoras verticais, por exemplo, tanto a WAP Power Cleaner Pro como a WAP Comfort Cleaner Pro, tem motor com potência de 2000W e alto poder de sucção. Elas são 2 em 1 e facilitam a limpeza de tapetes, porque basta passar o equipamento sobre a superfície para realizar a extração. Elas ainda vêm com uma escova elétrica oscilante que esfrega tapetes e carpetes.

Além disso, as extratoras verticais acompanham uma mangueira de 2,3 metros com gatilho spray, escova e bico extrator, que permite limpar colchões, poltronas, sofás e estofados em geral.

A WAP foi além e compactou ainda mais o produto para chegar na WAP Pet Cleaner Mob, uma extratora sem fio portátil, destinada para limpezas localizadas e rápidas do dia a dia e, claro, para quem tem pets em casa. Ela executa a mesma função das extratoras maiores, mas com mais mobilidade. Para a limpeza do estofado do carro é uma ótima pedida.

“Nem todo mundo tem o hábito de limpar as patinhas deles depois do passeio, e com isso o sofá e o tapete vão sujando com o tempo. Muitas vezes é uma sujeira que nem se enxerga, só quando faz a extração”, diz Mafioletti. “A WAP Pet Cleaner Mob borrifa como as outras, tem escova elétrica e acessórios. Ela é muito boa para quem tem pet e crianças”, completa.

O uso da extratora acaba se tornando uma questão de cuidado com a saúde. Isso porque ela auxilia no combate aos ácaros que se instalam nos estofados. E para quem tem problemas respiratórios, isso é muito importante. Ainda mais em tempos de pouca chuva, quando a poeira toma conta dos ambientes e se acumula facilmente.

A extratora WAP Pet Cleaner Mob é ideal para limpezas localizadas e para quem tem pets e crianças.
A extratora WAP Pet Cleaner Mob é ideal para limpezas localizadas e para quem tem pets e crianças.| Divulgação/WAP

O bom uso da extratora vai garantir uma melhor limpeza 

A extratora, apesar de ser um equipamento muito eficiente, precisa de produtos de limpeza adequados. É o que sugere a especialista em higienização de estofados, Cinara Antunes Costa, que trabalha há anos com extratoras. “[A extratora] É um instrumento que colabora e ajuda no serviço de limpeza. Mas ela não faz tudo. É preciso ter produtos adequados e comprovadamente testados”, diz.

A WAP desenvolveu um limpador concentrado de baixa espumação destinado exclusivamente para as extratoras. A fórmula do WAP Limpa e Extrai tem pH neutro e fragrância de cereja e avelã, um diferencial. “Até um tempo atrás havia produtos bons no mercado, mas com cheiro desagradável. A WAP soube escolher bem a fragrância. Além disso, é um produto profissional e testado”, complementa Cinara.

A especialista em higienização aponta que não é somente o produto de limpeza que vai garantir o melhor funcionamento da extratora. A própria operação é importante para o resultado final. Por isso, ela dá algumas dicas para tirar o máximo da extratora. Confira abaixo:

- Leia atentamente o manual e estude bem o produto antes de usá-lo
- Observe com atenção o tecido, pois se for muito sensível - como cetim -, a extratora pode acabar danificando a superfície
- Atente-se também à presença de alguns elementos, como botões, que podem ser aspirados pela máquina
- Evite deixar a extratora ligada nos momentos em que não estiver fazendo a extração
- Planeje o horário da extração para que o estofado seque totalmente
- Marque na agenda o prazo de seis meses para repetir o uso da extratora no estofado

Com essas dicas e uma extratora da WAP, os estofados da casa ficarão completamente limpos a tempo de realizar outras atividades, como ficar mais tempo com a família, assistir ao futebol no sofá ou sair para jogar com os amigos.

O produto de limpeza para extratoras da WAP tem pH neutro e baixa espumação.
O produto de limpeza para extratoras da WAP tem pH neutro e baixa espumação.| Divulgação/WAP

A extratora ideal para você 

A WAP tem uma linha completa de extratoras, seja portátil, vertical ou para uso profissional. Veja abaixo algumas sugestões:

Conforto e eficiência para a limpeza de estofados
Higienizadora e Extratora Vertical WAP Power Cleaner Pro

Limpeza de estofados com facilidade e praticidade
Higienizadora e Extratora Vertical WAP Comfort Cleaner Pro

A solução mais completa para sujeiras localizadas
Extratora portátil sem fio WAP Pet Cleaner Mob

Não é apenas um produto, é um conceito
Extratora de carpetes e estofados WAP Carpet Cleaner Pro 30

O jeito mais fácil de acabar com as sujeiras mais profundas
Extratora de sujeira 1400W WAP Multi Cleaner

Ideal e seguro para ser utilizado com as Extratoras WAP
Detergente e Limpador Concentrado para Extratoras 5L WAP Limpa e Extrai

Na medida para usar com as Extratoras WAP
Detergente e Limpador Concentrado para Extratoras 1L WAP Limpa e Extrai