WAP Eco Smart 2200 conta com um reservatório de 23 litros, podendo reaproveitar água da chuva, do banho ou da máquina de lavar
WAP Eco Smart 2200 conta com um reservatório de 23 litros, podendo reaproveitar água da chuva, do banho ou da máquina de lavar| Foto: Divulgação

Desde maio deste ano, os cinco estados que integram a área da Bacia do Rio Paraná – Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás - vivem um momento de alerta para emergência hídrica. Uma das consequências disso é o menor uso das águas para a geração de energia, o que interfere em seu custo. Além disso, Curitiba e Região Metropolitana vivem um racionamento de água desde março de 2020.

Atitudes simples como lavar calçadas, sacadas ou carro passaram a ser vistas com maus olhos na dificuldade hídrica. E, ao contrário do que se imagina, as lavadoras de alta pressão podem ser aliadas para um uso mais inteligente deste recurso em nosso dia a dia – além de diminuir a necessidade de aplicação de produtos químicos para a limpeza de áreas, interferindo ainda menos no meio ambiente.

Indicadores apontam que esses equipamentos podem reduzir em até 80% o consumo de água na comparação com a mangueira tradicional para atividades de limpeza. “Há ganho de eficiência, de tempo, de dinheiro e de qualidade na limpeza comparada com uma mangueira comum”, explica o coordenador de Desenvolvimento de Produtos da WAP, Diego Mafioletti.

Para ilustrar como essa diminuição acontece, Mafioletti cita um comparativo realizado pela WAP na lavagem de um carro, usando a lavadora de alta pressão e a mangueira. Em 23 minutos, a lavadora de alta pressão consumiu 67,5 litros, contra 299 litros da mangueira com água da rua e 552 litros em uma mangueira com água da rua e pressurizador (veja mais no infográfico).

Por que a economia acontece?

Há alguns fatores que interferem no processo para garantir a economia de água na comparação com a mangueira. O primeiro ponto a ser entendido é: a pressão com que a água sai da lavadora não significa um maior consumo, mas, sim, que a água está sendo comprimida e expelida pela força de um motor.

Uma mangueira tradicional e o equipamento podem ter a mesma vazão, o que significa que gastariam a mesma quantia de água. Porém, a tecnologia da lavadora permite pressurizar a água, resultando em menos uso do recurso, mas com mais força. Isso gera algumas vantagens:

- A possibilidade de uso intermitente, adotando a função stop para interromper o fluxo de água quando não houver necessidade.

- O aumento da pressão facilita a retirada das sujeiras impregnadas, que demandam um maior consumo de água ou mais tempo de uso da mangueira tradicional.

- Bicos específicos: com ângulos bem desenhados, torna-se mais simples o uso do equipamento para diferentes finalidades, o que também reduz o consumo de água.

- O bico leque oferece a possibilidade do chamado “arrasto”, com saída de água mais abrangente, que permite carregar a sujeira de forma mais simples e com menor consumo.

Entre os acessórios mais comuns, estão as pistolas de alta pressão com trava de segurança, uma lança de bico regulável, as mangueiras a partir de 3 metros, os engates rápidos, as agulhas para limpeza de bico, aplicador de detergente, snow foam, bico turbo, entre outros.

Uso adequado dos acessórios auxilia a economizar água e ter uma limpeza ainda mais eficiente
Uso adequado dos acessórios auxilia a economizar água e ter uma limpeza ainda mais eficiente| Foto: Jomar Brustolin

Quais os tipos de lavadoras de alta pressão?

Existem três tipos de lavadoras de alta pressão no portfólio da WAP.

Cada uma delas tem um perfil distinto: as ocasionais são mais apropriadas para a limpeza residencial ou em média uma vez por semana; as semi-intensivas são máquinas para um uso de maior frequência, em pequenos comércios ou casas de maior metragem, com uso recomendado de duas a três vezes por semana; e, por fim, as intensivas são voltadas ao uso comercial, como lava-cars, empresas de limpeza, condomínios, indústrias e universidades.

“Há uma diferença entre os motores das ocasionais para as intensivas e semi-intensivas. As primeiras têm o motor universal de escovas, que necessita de pausas no uso. Os outros dois grupos funcionam à base de indução, mais silencioso, robusto e que permite utilização por mais tempo”, explica Mafioletti. No infográfico, é possível entender mais sobre o funcionamento destes dispositivos.

Lavadoras de alta pressão com reaproveitamento de água

Com um reservatório de 23 litros, a lavadora de alta pressão WAP Eco Smart 2200 é ainda mais amigável ao meio ambiente. Ela é capaz de executar a limpeza a partir de água coletada da chuva ou do banho ou da forma tradicional, conectando uma mangueira de alimentação de água.

“Não há qualquer dependência de uma mangueira. Por isso, tem sido usada em apartamentos para limpeza de sacadas, banheiros ou mesmo para lavar o carro no condomínio”, relata o coordenador de Desenvolvimento de Produtos da WAP.