Dia Mundial do Meio Ambiente

Haus

11 dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz

HAUS
02/06/2021 21:23
Thumbnail
Neste sábado (5), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data que marca a necessidade da preservação da biodiversidade do planeta e do uso consciente dos recursos naturais. Entre eles estão, inclusive, os relacionados à produção da energia elétrica.
O Brasil, por exemplo, passa por uma crise hídrica que afeta não apenas o abastecimento de água em algumas cidades, como também a produção de energia elétrica. Fato, inclusive, que fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elevar a bandeira tarifária para a vermelha, patamar 2, para o mês de junho, o que resultará em aumento da conta de luz.
Mas atitudes simples, e que não alteram muito a rotina em casa ou no trabalho são capazes de ajudar a segurar a alta, além de economizarem recursos naturais. Confira 11 delas, elencadas pelo especialista em energia limpa Rodrigo Freire, CEO da Holu, startup que conecta consumidores, fornecedores e financiadores de sistemas de energia solar.

1. Desconecte da tomada os aparelhos fora de uso

Muitos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, como televisores, carregadores de celular e notebooks, consomem energia mesmo quando estão desligados se estiverem plugados à tomada. Por isso, o ideal é desconectar tudo quando não se estiver usando.

2. Apague as luzes

"Luz que se apaga, é luz que não se paga", já diz o ditado. Pode soar óbvio, mas apagar luzes acesas desnecessariamente faz a diferença no fim do mês. Um jeito prático e simples de se lembrar e educar quem compartilha os ambientes com você é colocar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelos interruptores de casa ou do condomínio com mensagens educativas para chamar a atenção e ajudar a criar o hábito.

3. Aposte nas lâmpadas corretas

Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma atitude muito eficaz para economizar energia. Os modelos LED são ainda melhores, por serem recicláveis e não oferecerem problemas que envolvem o mercúrio das fluorescentes.

4. Abuse da iluminação natural

O sol é seu melhor amigo, então abuse dele abrindo as cortinas e as janelas e ocupando os espaços abertos, como jardins e varandas, para trabalhar, ler ou passar o tempo.

5. Prefira aparelhos econômicos

Ao adquirir ou trocar produtos eletrônicos, opte pelos que possuem o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e, entre eles, aqueles que consomem menos eletricidade. No caso de produtos importados, opte pelos que possuem o selo Energy Star.

6. Tome cuidado com o chuveiro elétrico

Chuveiros elétricos costumam ser os maiores consumidores elétricos nas residências. Assim, vale a pena verificar a possibilidade da instalação de chuveiros a gás ou solares na residência e nos prédios. Se isso não for possível, vale a máxima de reduzir o tempo de banho - o que também contribuirá para o menor consumo d'água.

7. Fique de olho na geladeira

Para potencializar o uso deste eletrodoméstico, nunca encoste a geladeira nas paredes. Mantenha-a bem higienizada e verifique as borrachas de vedação com frequência, limpando-as com um pano úmido. Fique de olho, também, nas saídas de ar do congelador, que devem estar livres, sem comprometer a circulação dele. Regule a intensidade de refrigeração de acordo com o volume de alimentos guardados na geladeira e também de acordo com o período do ano.

8. Instale sensores de luz

Os sensores de luz permitem que as luzes se apaguem automaticamente quando não há ninguém no ambiente. Esse é um investimento que vale a pena e contribui muito para a economia de energia, especialmente para áreas de passagem, escadas e corredores.

9. Prefira paredes de cores claras

Evite pintar paredes e tetos com cores escuras, porque elas refletem menos luz, exigindo lâmpadas mais potentes que, consequentemente, consomem mais energia.

10. Opte por um aparelho de ar-condicionado inteligente

Na hora de adquirir o seu aparelho, dê preferência aos modelos que contam com a tecnologia Inverter, que reduz o consumo de energia quando detecta que o cômodo precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Manter a temperatura entre 21° e 23°C e limpar regularmente os filtros do aparelho são outras dicas para economizar.

11. Invista em energia solar

Painéis de geração de  energia solar.
Painéis de geração de energia solar.
Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de eletricidade a partir de painéis solares não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono - poluentes com efeitos nocivos para a saúde humana e que contribuem negativamente para as mudanças climáticas. Por isso, a energia solar é considerada, no mundo todo, uma fonte de energia renovável muito promissora para combater a crise climática e os impactos da poluição por combustíveis fósseis no planeta.
Nas residências, a instalação de um sistema solar garante autonomia energética, redução de até 95% na conta de luz e uma fonte ilimitada de energia por até 30 anos, com retorno financeiro e baixa necessidade de manutenção. O investimento inicial em um sistema solar é recuperado em até quatro anos, em média.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!