Entretenimento

Haus

Vai ficar em casa? Sete séries de arquitetura e design para maratonar

HAUS
20/03/2020 13:33
Thumbnail

Foto: Bigstock

Fique em casa! A recomendação de adotar o isolamento social é mais uma das importantes medidas para frear o avanço do contágio por coronavírus, mas pode representar um desafio no sentido de não deixar a rotina de confinamento se transformar em uma causa de estresse.
Para te ajudar a se entreter e, porque não, adquirir conhecimento durante os dias de home office ou isolamento, HAUS listou sete seriados sobre arquitetura, design e decoração que vão além dos clássicos "Irmãos à Obra" e a "Ordem na Casa". Confira!

Arquitetos brasileiros

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Como o nome sugere, cada episódio da série apresenta o perfil de um prestigiado arquiteto brasileiro, tratando de sua produção, história e processo criativo. Questões como inovação, materiais, função e design não ficam de fora. Disponível na Amazon Prime, a primeira temporada traz 13 episódios e nomes como os de Ruy Ohtake, Marcio Kogan e Índio da Costa.

As casas mais extraordinárias do mundo

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Na produção britânica, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin realizam o sonho de muitos dos apaixonados pela arquitetura: viajar o mundo para conhecer casas para lá de extraordinárias, seja na montanha, litoral ou no subsolo, na Índia, Espanha, Estados Unidos ou Israel. São doze episódios, distribuídos em duas temporadas (sendo a segunda divida em duas partes, A e B). Disponível na Netflix.

"The Great Interior Design Challenge"

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Também britânico, o reallity da BBC apresenta um concurso anual de design de interiores que tem por objetivo encontrar "os melhores" profissionais da Grã-Bretanha. A segunda e a terceira temporadas estão disponíveis na Netflix, somando 32 episódios.

Incríveis por dentro

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Não se julga um livro pela capa, e nem uma casa por sua fachada. É isto o que a série comprova ao apresentar residências que se valem da excentricidade e personalidade de seus moradores para se transformarem em verdadeiras "caixinhas de surpresa", incluindo itens de "decoração" que vão de montanha-russa no quintal a aquário de grandes proporções. 12 episódios estão disponíveis na 1ª temporada, na Netflix.

"Grand Designs"

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
No que se pode considerar como o máximo do "Do it yourself", o reality traz a história de pessoas que constroem suas próprias casas. O apresentador Kevin McCloud acompanha as etapas destes ambiciosos projetos para transmitir os desafios e êxitos destas empreitadas. Duas temporadas (10 e 15) e 17 episódios estão disponíveis na Netflix.

"Abstract: the Art of Design"

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
A série, original da Netflix, conta a história de oito profissionais que atuam em diferentes áreas do design: ilustração, fotografia, arquitetura e interiores. Em cada um dos 14 episódios, os profissionais apresentam sua forma de pensar e falam sobre encaram a profissão, o que inclui imagens inspiradoras. Duas temporadas estão disponíveis no serviço de streaming.

ARQ.DOC

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução
Concebida para o YouTube e dirigida pelo conceptual video producer Augusto Custodio, a série documental apresenta os caminhos subjetivos do processo criativo arquitetônico e do desenho até a materialização dos projetos. Quatro episódios estão disponíveis, além do making of.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!