Sete escritórios provam que ambientes corporativos podem ser descolados

HAUS
21/11/2016 11:56
Thumbnail

Foto: Fernando Zequinão | Fernando Zequinao

Quando você pensa em um escritório, já vem a imagem de um ambiente superformal, cheio de baias, sem cor e até mesmo sisudo? Pois saiba que hoje os projetos corporativos carregam muito mais cor e revestimentos diversos, além de ambientes mais integrados e iluminados com luz natural. Selecionamos sete projetos integrantes do Anuário HAUS 2016 que trazem escritórios com vários estilos, provando que esses ambientes também podem ser leves e aconchegantes. Confira:
Para este escritório que ocupa o 24º andar de um edifício em Curitiba, Sharise Gulin e Graziella Chemin projetaram um ambiente integrado com cinco salas de reunião e que traz espaços de interações colaborativas. Com carpetes modulares, as profissionais demarcaram cada um dos usos no espaço.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer
Para aproveitar a posição do 20º andar deste escritório, Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin usaram um pano de vidro de 180º, permitindo que todos possam admirar a vista de qualquer ponto. Integrado e com ar industrial, o espaço ganhou um tom despojado, com destaque para a Jabuticabeira, posicionada na praça central.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Para integrar de maneira elegante e aconchegante três escritórios que passaram a ser um único ambiente, mas sem perder a possibilidade de ter setores individualizados, Marcelo Lopes usou divisórias de vidro. A iluminação ajuda a criar uma atmosfera elegante e, ao mesmo tempo, eficiente. O carpete em placas, o que promovem a facilidade de manutenção, reforça a característica de eficiência buscada em todo o espaço.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Nesta recepção de um ambiente corporativo, Karin Brenner substituiu a pintura usual de parede por um revestimento em porcelanato com textura semelhante ao couro. Para convidar a luz natural a entrar, a profissional criou uma parede de gesso acartonado com faixas de vidro jateado.
Fotos: Marcelo Stammer
Fotos: Marcelo Stammer

Salas de reunião

Assim como o restante do escritório, a sala de reuniões – local onde acontecem importantes decisões – não precisa necessariamente ter um ar sisudo. Nesta de estilo contemporâneo, por exemplo, Renata McCartney utiliza o vidro como um dos elementos principais, garantindo leveza, além de uma paleta de cores que mescla tons sóbrios. Com espaço generoso, a sala é percebida desde a entrada do escritório e prioriza a vista. Texturas oxidadas, piso nos tons de madeira natural, iluminação quente, plantas, obras de arte, tapetes e peças de design garantem o aconchego.
Foto: Camila Freire
Foto: Camila Freire
Tons neutros de cinza e branco predominam nesta sala de reuniões projetada por Silmara Pimpão. As obras de arte na parede garantem pontos de cor, assim como a planta posicionada em um dos cantos. Destaque para os pontos de luz, que garantem ainda mais sofisticação.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Nesta sala de reuniões, André Fryszman e Érika Lopes garantiram um ar aconchegante por meio do uso de painéis de madeira. Portas e paredes espelhadas garantem amplitude, fazendo com que o espaço pareça maior. Painéis cimentícios e geométricos valorizam ainda mais o ambiente.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!