Quatro projetos com lareiras para fugir do frio com charme

Roberta Braga
08/11/2017 18:01
Thumbnail

A lareira a álcool é uma opção prática, sendo necessário apenas um nicho resistente ao calor. Foto: Fernando Zequinão

Uma sala de estar com lareira é o ambiente ideal para reunir a família e os amigos nos dias mais frios. Mas elas não são exclusivas dos livings, podendo também aparecer com muita elegância em espaços como quartos ou áreas externas, deixando o local mais aconchegante. As lareiras podem ser à lenha, elétrica, a gás, a álcool ou ecológicas e costumam roubar a cena na decoração do ambiente. Confira algumas ideias que apareceram no Anuário Haus 2017 e inspire-se para sua reforma:
O projeto de Barbara Kubrusly prioriza a funcionalidade, o conforto e o requinte. O living tem como ponto central a lareira a álcool. Esse tipo de lareira destaca-se pela praticidade de instalação e uso, sendo necessário apenas um nicho ou um apoio de um material resistente ao calor. É ideal para casos de reforma em locais que não possuam estrutura para lareira. A lareira recebeu nicho de mármore e foi instalada em um grande painel de madeira.
A lareira a álcool é uma opção prática, sendo necessário apenas um nicho resistente ao calor. Foto: Fernando Zequinão
A lareira a álcool é uma opção prática, sendo necessário apenas um nicho resistente ao calor. Foto: Fernando Zequinão
Caroline Andrusko projetou para essa residência em Palmeira-PR uma varanda externa onde a ideia era criar um espaço diferenciado, que fosse descolado e, ao mesmo tempo, sofisticado. A área traz desníveis, espelho d´água, futons e sofás, compondo um espaço bem confortável de convivência. A lareira escolhida para a varanda é a álcool, prática para o uso. A estrutura que abriga a lareira é de pedra limestone Vermont.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
O espaço projetado por Priscila Mueller é contemporâneo e destaca-se por peças de mobiliário e decoração assinadas por designers italianos e brasileiros. A tradicional lareira à lenha é toda revestida em pedra de travertino da Palimanan. Ao redor, a parede verde com vegetação natural traz o jardim para dentro da casa, fazendo uma integração do exterior com o interior.
A lareira à lenha é  revestida em pedra e fica entre paredes de vegetação natural. Foto: Eduardo Macarios
A lareira à lenha é revestida em pedra e fica entre paredes de vegetação natural. Foto: Eduardo Macarios
Andrea Barbon projetou a lareira para a sala integra dessa residência para deixar o espaço mais agradável e aconchegante. A lareira segue o projeto de interiores, seguindo estilo neoclássico europeu com toques de contemporaneidade. Funciona à lenha e foi construída em alvenaria e chaminé via telhado. O revestimento é em mármore marrom clássico.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!