Vem verão! Dicas de quatro especialistas para decorar sacadas, terraços e varandas

Roberta Braga*
05/11/2017 17:00
Thumbnail

Pouco mobiliário deixa mais espaço para convívio nessa sacada. Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios

Além de elementos que integram o desenho arquitetônico do apartamento, as sacadas, varandas e terraços são também o espaço ideal para relaxar. Com a proximidade do verão, as atenções com essa área da casa voltam a ganhar força.  Para deixar esse ambiente acolhedor, vale investir em decoração mais descontraída, com móveis soltos e de manutenção prática.
A seguir, soluções que os profissionais participantes do Anuário HAUS 2017 usaram para grandes espaço abertos ou pequenas sacadas de apartamentos. Inspire-se e invista na decoração para aproveitar o lado de fora da casa.
Jayme Bernardo assinou a decoração desse projeto e manteve a sacada aberta para banhos de sol e conversas. Os toques de elementos da natureza foram acrescentados na medida certa para não esconder a vista para o Clube Graciosa com seus bosques e o campo de golfe. O espaço tornou-se ideal para relaxar e para reunir a família e os amigos.
Pouco mobiliário deixa mais espaço para convívio nessa sacada. Foto: Eduardo Macarios
Pouco mobiliário deixa mais espaço para convívio nessa sacada. Foto: Eduardo Macarios
Caroline Andrusko projetou uma área externa residencial de 245 m² integrada à área gourmet. A composição de tons claros e madeira foi utilizada para trazer conforto e aconchego. A utilização de espelhos d’água trouxe o elemento para a área externa, sem piscina. Cores claras, madeira e objetos soltos trazem uma atmosfera humanizada, aconchegante e com características de ambiente externo.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
Ediane Tramujas Resende assina esse apartamento de 154 m² com vista para o mar. A mesa alta serve como apoio para churrasqueira e foi escolhido um sofá muito confortável, para convívio da família. Próximo à sacada, um móvel especial acomoda uma cervejeira e uma adega.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic
O amplo terraço desse apartamento duplex, projetado por Isabella Marinha e Siomara Setti buscou trazer uma atmosfera aconchegante e clean com pitadas de cores alegres, característica marcante do projeto para essa família unida. Localizado numa área arborizada, o duplex reflete a luminosidade do exterior para dentro do espaço interior.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!