3 projetos que integram piscina à arquitetura da casa

Propostas são de escritórios de arquitetura paranaenses e foram apresentadas no Anuário HAUS 2018

Piscina conecta-se à àrea interna por meio de grandes panos de vidro. Foto: Marcelo Stammer

por Roberta Braga*

17/11/2018

compartilhe

Quem não deseja ter um jardim bem cuidado com uma bela piscina para aproveitar os dias de calor? Além de garantir o lazer da família e amigos, ainda é um elemento de decoração que eleva o padrão das áreas externas – ou internas. Os formatos, revestimentos e a iluminação transformam o espaço. Uma das tendências é buscar o visual mais natural, com linhas puras que se conectam à paisagem natural. No Anuário HAUS 2018, três escritórios apresentaram projetos de áreas externas com piscinas com design contemporâneo. Confira

Elaine Zanon e Claudia Machado projetaram a piscina dessa residência de forma a conectá-la à paisagem natural. A área de lazer interna é conectada à externa pelos grandes panos de vidro. O design da piscina, que foi executada Desjoyaux, segue o conceito da casa, com linhas puras, retas e revestimento único. A neutralidade do branco exalta o verde da paisagem natural. Além disto, é multifuncional: possui área de piscina, prainha (para espreguiçadeiras e crianças) e SPA. A piscina foi desenvolvida em uma estrutura monolítica, sistema que conferiu agilidade na confecção e minimizou as manutenções e problemas com infiltrações, rachaduras e descolamento de pastilhas.

Piscina conecta-se á area interna por meio de grandes panos de vidro. Foto: Marcelo Stammer

Michele Freitas e Patrícia Porto, da Casabau, projetaram a piscina para essa residência situada na cidade de Guarapuava-PR. Toda revestida por pastilhas na cor verde, traz a borda em porcelanato cinza e o deck em madeira natural, fechando a composição. A escolha dos materiais foi baseada em um conceito mais dinâmico, remetendo ao ambiente natural.

Piscina é revestida em azulejo verde e tem borda de cimento e deck de madeira. Foto: Divulgação

Gilberto Ken-Ichi Inoue, Olga Maria Bergamini e Egon Lima assinam a essa residência contemporânea, com linhas retas e cores claras, que foi projetada para ser um refúgio para a família. A piscina foi executada em ambiente coberto para que pudesse ser utilizada em  qualquer época do ano. A piscina integra-se ao restante da residência, como cozinha, copa e churrasqueira. Foi executada pela empresa Desjoayaux, e traz tecnologia de filtragem, turbilhonamento, estrutura de montagem com módulos plásticos e revestimento de PVC.

Projetada em área coberta, permite utilização durante todo o ano. Foto: Joel Rocha

LEIA TAMBÉM

9 projetos de cozinhas para todos os gostos e espaços disponíveis

Soluções e técnicas para deixar a fachada do projeto em harmonia com o interior

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você