6 estantes com diferentes estilos para sua casa ou escritório

Por Roberta Braga*
06/11/2018 18:30
Thumbnail

Foto: Marcelo Stammer

Além de funcionais, as estantes têm papel importante na decoração. Podem ser rústicas, modernas, em linhas retas ou assimétricas: cada estilo pode combinar melhor com um espaço. Tanto em ambientes residenciais quanto comerciais, as estantes são usadas para exibir orgulhosamente uma coleção de livros ou apenas pelo aspecto funcional, mas sem perder a elegância. Confira como quatro profissionais incluíram o móvel em seus projetos apresentados no Anuário HAUS 2018:
Ivan Wodzinsky e Marcelo Lopes escolheram uma estante simples e prática, mas que consegue sustentar uma grande quantidade de livros pesados. O móvel, que foi projetado em volta da televisão, é usado sem outros adornos, apenas com os livros, deixando elegante e funcional. Os profissionais optaram por fazer a estante na cor branca, para que ela “sumisse” na parede da mesma cor, deixando os livros em evidência. Outro cuidado foi projetá-la em uma altura confortável, facilitando o alcance dos livros e a manutenção.
Estante branca deixa livros em destaque. Foto: Inez Sallum
Estante branca deixa livros em destaque. Foto: Inez Sallum
Yara Caroline Alflen desenhou essa pequena biblioteca integrada à sala de estar em estilo contemporâneo e provençal e com linhas simples. A estante com marcenaria em mdf cinza e carvalho abriga os livros e se estende criando um aparador. As gavetas possuem negativos desenhados especialmente para destacar os puxadores de latão envelhecido. Nas paredes, papel de parede de sisal natural complementa o clima acolhedor.
Estante em estilo provençal e contemporâneo. Foto: Cátia Franke
Estante em estilo provençal e contemporâneo. Foto: Cátia Franke
O loft assinado por Antônio Riskalla e Renata Mueller traz a estante desenhada pelo escritório e executada pela Todeschini. O móvel foi projetado com cava para iluminação embutida de LED e de forma a valorizar o pé-direito duplo, que vai do chão ao teto do pavimento superior. A estante, que abriga a coleção de livros, se estende até o rack para acomodar a televisão.
Foto: Nenad Rodovanovic
Foto: Nenad Rodovanovic
Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto incluíram uma estante no projeto desse escritório. Contemporâneo, o espaço combina mobiliário de madeira, peças em couro e cores neutras. Em tom de cinza, a estante serve para acomodar os documentos, ao mesmo tempo que tem função decorativa, expondo livros de design.
Para um cliente que aprecia a leitura, Jéssika Bona projetou no ático um espaço para armazenar livros e objetos de decoração. As grandes estantes ficaram na parede principal e foram desenhamos com nichos assimétricos. A  prateleiras ficam afastadas do fundo do móvel para trabalhar com iluminação indireta de LED, criando um efeito de profundidade, luz e sombra. O móvel foi produzido em painéis em MDF com revestimento melamínico amadeirado e em compensado naval com revestimento laminado decorativo de alta pressão na cor preta. Como a estante tem 2,90 m de altura, a escada deslizante permite acesso os nichos mais altos com facilidade.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer
Luciana Gibaile criou essa estante para dar amplitude à parede da cozinha e deixar o ambiente mais “escondido”. Os materiais utilizados foram carvalho ebanizado preto, carvalho natural e, na parte da cozinha, mdf branco e carvalho natural. O balcão foi feito em mármore branco e a parede de fundo recebeu uma textura de cimento queimado. O projeto traz  proposta clean, com um toque de rusticidade.
Estante esconde a cozinha. Foto: Rodrigo Ramirez
Estante esconde a cozinha. Foto: Rodrigo Ramirez

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!