9 projetos de cozinhas para todos os gostos e espaços disponíveis

Roberta Braga*
13/11/2018 10:00
Thumbnail

A iluminação em pontos estratégicos deixa o espaço mais moderno. Foto: Divulgação

Se antes a cozinha era um local secundário e restrito ao preparo das refeições, hoje é uma das prioridades na hora de se pensar nos mobiliários e na decoração. Uma das grandes tendências dos últimos anos é a cozinha integrada à sala de jantar ou à churrasqueira, que dá ao espaço sensação de amplitude e cria um ambiente aconchegante e funcional tanto para o dia a dia quanto para receber os amigos. Das cozinhas mais tradicionais, com móveis em tons claros e azulejos, às mais arrojadas, com mobiliário colorido e diferentes revestimentos, separamos nove projetos apresentados no Anuário HAUS 2018. Confira: 

Tons de cinza e madeira

A cozinha projetada por Francyelle Cordeiro e Giovana Godoi destaca o mobiliário em tons acinzentados, com bancada preta e revestimento em madeira. O uso de plantas ajuda a trazer aconchego ao espaço. O projeto luminotécnico em lugares estratégicos equilibra as tonalidades e traz um toque ainda mais moderno para a cozinha. Para manter a continuidade do mobiliário, as profissionais optaram pelo uso de eletrodomésticos embutidos. Um exemplo é a geladeira que se integra aos gabinetes do mobiliário, deixando o ambiente mais clean.
A iluminação em pontos estratégicos deixa o espaço mais moderno. Foto: Divulgação
A iluminação em pontos estratégicos deixa o espaço mais moderno. Foto: Divulgação

Mistura dos estilos clássico e industrial

No projeto da cozinha de um estúdio de 29 m², Gabriela Meister e Roseli Aderno buscaram fazer uma brincadeira trazendo o estilo clássico com uma pegada industrial. As profissionais usaram o revestimento metrô white na padronagem chevron e banquetas de alumínio pintado. O granito branco siena e detalhes em madeira trazem elegância e sofisticação ao ambiente. O desafio foi trazer todas as funcionalidades de uma cozinha comum para um espaço reduzido de 4 m².
Espaço reduzido foi desafio nessa cozinha de 4 m². Foto: Joel Rocha
Espaço reduzido foi desafio nessa cozinha de 4 m². Foto: Joel Rocha

Espaço integrado à churrasqueira e ao jardim

No apartamento garden assinado por Maria Fernanda Pereira, Ana Dal Pizzol e Thaise Andrade, a cozinha originalmente era separada das demais áreas sociais e acessada diretamente do hall de entrada. No projeto, as profissionais eliminaram o antigo acesso, deixando o espaço mais amplo. A parede da sala foi removida e uma charmosa iluminação com arandelas embutida em um pilar existente. O espaço também foi integrado à churrasqueira e aberto para o jardim. O pé-direito alto, antes escondido sobre o forro rebaixado, foi revelado e aproveitado para exibir a coleção de pratos herdada de família. Todo o mobiliário em laca freijó foi desenhado pelo escritório e executado em marcenaria sob medida, assim como a mesa de jantar.
Reforma deixou cozinha mais ampla e integrada. Foto: Joel Rocha
Reforma deixou cozinha mais ampla e integrada. Foto: Joel Rocha

Branco e preto

O desafio encontrado pelo arquiteto Guilherme M. Vaz de Mello foi reformar a cozinha e dar uma outra roupagem ao espaço, porém sem fazer nenhuma obra. A solução encontrada para a complexidade das diversas quinas do espaço foi minimizar as informações visuais, optando pelo uso das cores branca e preta, além de textura neutra. Os toques reflexivos do vidro, o uso do granito negro e do aço inox dos eletrodomésticos deixaram o espaço mais sofisticado. As paredes foram todas revestidas com painéis de madeira branca com a mesma textura do armário, conferindo homogeneidade ao ambiente.
Uso das cores branco e preto deixou projeto com aspecto atemporal. Foto: Joel Rocha
Uso das cores branco e preto deixou projeto com aspecto atemporal. Foto: Joel Rocha

Ampliação do espaço

A integração foi o ponto de partida para a proposta assinada pelas profissionais Tatiana Ravache e Laura Ribas. A cozinha foi integrada a um pequeno ambiente com uma churrasqueira, que foi demolida abrindo espaço para uma cristaleira com vidro reflecta bronze e iluminação LED. Uma grande bancada em dekton, móveis em tons fendi e off white e revestimento 3D da Portinari deixaram o ambiente mais elegante. Trazendo rusticidade, a bancada em madeira natural e com bordas orgânicas acomoda os moradores para refeições rápidas. Para maior amplitude, integrou-se também a cozinha à sala de jantar, que podem ser isoladas por portas de correr quando necessário.
Na reforma dessa cozinha, a churrasqueira deu espaço a uma cristaleira. Foto: Joel Rocha
Na reforma dessa cozinha, a churrasqueira deu espaço a uma cristaleira. Foto: Joel Rocha

Clássica e aconchegante

Amir Shafa apresenta uma cozinha em estilo americano, aberta e conectando a área de refeições e a churrasqueira, que foi revestida com ladrilho. Os móveis claros foram usados em composição com ladrilhos rústicos. A ilha tem a função de unir e agregar familiares e amigos em um ambiente acolhedor e ensolarado.
Opção pela ilha possibilita espaço de convivência e refeições. Foto: Ruth Shafa
Opção pela ilha possibilita espaço de convivência e refeições. Foto: Ruth Shafa

Eletros vermelhos

Danielle Vianna e Patrícia Mazalli guiaram o projeto dessa cozinha pelo conceito de integração dos ambientes sociais. O objetivo foi proporcionar momentos de lazer durante as refeições. A porta de correr em vidro reflecta permite isolar os ambientes quando desejado. As cores neutras, como branco e marrom, são a base da composição, que trouxe ainda eletrodomésticos na cor vermelha, quadros e um painel de giz.
Foto: Joel Rocha
Foto: Joel Rocha

Madeira escura e tijolo branco

O revestimento em tijolo aparente branco contrasta com o tom escuro da madeira dos móveis da cozinha assinada por Leonardo Gazzalle. Compacto, o ambiente teve a funcionalidade como prioridade e apresenta o estilo rústico moderno.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clássica

O conceito clássico da decoração da sala estende-se para a cozinha, que se une ao ambiente nesse projeto de Izabella Armelin. Em um pequeno apartamento de 47 m², a cozinha de 5,4 m² precisou trazer soluções de aproveitamento de espaço para que unisse a funcionalidade e decoração. O uso de móveis sob medida possibilitou o planejamento de cada detalhe. O espaço tem estilo discreto e leve.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer
*Especial Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!