Soluções e técnicas para deixar a fachada do projeto em harmonia com o interior

Por Roberta Braga*
12/11/2018 16:00
Thumbnail

Foto: Laura dos Santos

Nesses quatro projetos apresentados no Anuário HAUS 2018, o estilo e a volumetria da fachada foram pensados para estar em harmonia com a área interna. Dessa forma, trazem o mesmo conceito e proposta e seguem a identidade aplicada no interior. 

Vila gastronômica

Na fachada do Gastronomiq, projeto assinado por Alessandra Gabardo, preservou-se a grande área verde presente no terreno. O objetivo foi não apresentar uma fachada única, de forma que de qualquer lugar do complexo – seja no deck ou em algum dos inúmeros lounges – fosse possível criar a sensação de estar em frente à entrada. Outra preocupação foi a de fazer o cliente sentir-se integrado à natureza do entorno, mesmo utilizando materiais industriais na execução do projeto.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bar

Guilherme Bez criou o projeto do Taj Paraguai com a fachada chamada de second skin (segunda pele), executada com uma trama metálica dourada que abraça todo o local. Os desenhos usados foram pirâmides, em uma referência às escamas de um dragão, elemento cultural presente na decoração do interior do bar. Ao mesmo tempo, as pirâmides douradas formam módulos que criam grandes triângulos como um templo sagrado. A iluminação cênica, com fachos de luz que saem de baixo para cima, completa a ambientação da fachada.   
Foto: Laura dos Santos
Foto: Laura dos Santos

Restaurante

Bruna Pavoni e Isadora Jimenez assinam o projeto do restaurante italiano Jamie´s Italian de Curitiba. A entrada segue o mesmo estilo do interior do local, rico em detalhes urbanos e industriais. Toda a decoração foi traçada com base em um núcleo central, a cozinha, que é o palco para exibir os pratos do renomado chef inglês. São três ambientes: entrada com varanda, que traz tons vibrantes; na parte interna: um salão principal, o bar e a cozinha aberta; e a área externa com vista para a área verde do Parque Gomm.
Foto Marcelo Elias
Foto Marcelo Elias

Igreja

O projeto de Maicon Lima de revitalização de um templo evangélico é contemporâneo e funcional. Soluções inovadoras foram propostas, como a modernização da fachada e a remodelação total da parte interior do templo. Na fachada, assim como no interior, predominam os tons claros e linhas retas.
Foto: Frederico de Mario
Foto: Frederico de Mario
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!