Para receber bem o cliente: 8 projetos inspiradores de fachadas, showrooms e lojas

Ana Flavia Silva*
19/11/2019 20:00
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Foto: Gustavo Lubian | GUSTAVO LUBIAN

Se a primeira impressão é a que fica, receber bem o cliente logo na entrada da loja é essencial. Da fachada à sala de recepção, é preciso harmonizar cores, iluminação e disposição de elementos para garantir o conforto do cliente. Mais do que isso, fachadas e showrooms também têm a missão de imprimir a identidade da marca, reforçando os conceitos da empresa. Isso tudo sem perder a premissa de funcionalidade, já que se tratam de ambientes corporativos. Nesta seleção de projetos que fazem parte do Anuário HAUS 2019, oito propostas de profissionais diferentes mostram como é possível aliar todas essas características de forma personalizada e eficaz.

O clássico na vitrine

Preto e branco conduzem a proposta da BST Arquitetura para a vitrine da Simmetria Ambienti. O clássico é explorado de forma contemporânea em diferentes nuances, texturas e materiais. As peças de coleções anteriores conversam com as peças da nova coleção, em um ambiente introspectivo, desde o layout até a seleção de materiais.
O clássico preto e branco ganha ares contemporâneos com diferentes texturas e materiais. Foto: Eduardo Macarios
O clássico preto e branco ganha ares contemporâneos com diferentes texturas e materiais. Foto: Eduardo Macarios

Texturas e cores

O projeto da pizzaria Supimpa, assinado por Givago Ferentz, oferece diferentes opções de ambientes para os clientes. Do lado de dentro, os tons de tijolo e madeira promovem o acolhimento de maneira informal, enquanto o preto e o cimento queimado reafirmam a escolha do estilo industrial. Cadeiras e sofás são alternativas para acomodação. Também pensando no conforto dos usuários, a iluminação mistura luzes amarela e branca.
Diferentes opções de acomodação para agradar todos os clientes.<br>Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Diferentes opções de acomodação para agradar todos os clientes.<br>Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Rústico e sustentável

Com a intenção de dar destaque aos produtos, a loja Flor de Sal, outro projeto de Givago Ferentz, tem texturas e materiais simples e rústicos. O espaço foi pensado para se assemelhar aos antigos mercados de rua comuns no centro da cidade. Os tons neutros ajudam a compor o conceito. A cor verde é usada não apenas por representar a marca, mas por sua ligação intrínseca com a ideia de natural, reforçada pela vegetação espalhada no ambiente.
O estilo rústico dá ênfase aos produtos à venda e reforça a identidade da marca de produtos naturais.<br>Foto: Gustavo Lubian
O estilo rústico dá ênfase aos produtos à venda e reforça a identidade da marca de produtos naturais.<br>Foto: Gustavo Lubian

Um convite para quem está na calçada

O retrofit da fachada da Artefacto, projeto de Ivan Wodzinsky, contou com layout completo de todo o paisagismo, incluindo jardins e decks externos. O terraço é constituído por um living e uma cozinha funcional, para realização de eventos. O novo deck ganhou um grande banco em madeira maciça que abraça todo o projeto e marca a estética da loja de mobiliário de alto padrão. Por estar na divisa com a calçada, o público passante pode visualizar diretamente e com proximidade os móveis expostos a poucos metros.
Mais que uma fachada, um espaço para eventos e um convite aos clientes para conhecerem a loja. Foto: Samuel Berger
Mais que uma fachada, um espaço para eventos e um convite aos clientes para conhecerem a loja. Foto: Samuel Berger

Para ver e sentir

A arquitetura veneziana inspirou a arquiteta Leticia Kunow e o designer Henning Kunow no projeto do showroom da BF Stone. A proposta apresenta ao cliente as possibilidades de aplicação dos produtos oferecidos pela marca, entre pedras brasileiras, mármores, quartzos e granitos, em espaços sensoriais e confortáveis.
Pedras da loja compõem os ambientes para que os clientes conheçam as possibilidades de aplicação. Foto: Lucas Ferreira
Pedras da loja compõem os ambientes para que os clientes conheçam as possibilidades de aplicação. Foto: Lucas Ferreira

Aconchego para receber

A sala de apresentação e a recepção da empresa de filtros de água foram desenvolvidas pela decoradora Romy Schneider e pelo arquiteto Vinícius Torres. O espaço foi bem aproveitado com painéis e torres em MDF preto com nichos próprios, onde os produtos são expostos. As mesas em madeira de demolição trazem um ar rústico e conforto para o encontro entre clientes e lojista. De forma sutil, o tapete usa o tom de azul da marca e reforça a identidade da empresa.
Nichos otimizam o espaço para exibição dos produtos. Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo
Nichos otimizam o espaço para exibição dos produtos. Foto: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

A melhor opção para a região

O trabalho da MR+ Arquitetos vai além do projeto arquitetônico em si. O escritório fez um estudo de viabilidade na área e orientou o cliente para a construção de um “mini-shopping”. O projeto se adequa à comunidade, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, e aposta em elementos que dão o ar de “jardim de casa”, como um deck externo com acesso direto a algumas lojas.
Projeto foi criado a partir do estudo de viabilidade econômica da região. Foto: reprodução
Projeto foi criado a partir do estudo de viabilidade econômica da região. Foto: reprodução

Contemporaneidade no traço

O edifício residencial Morar Perto, para jovens universitários, tem na fachada o conceito da vida dinâmica das novas gerações. O projeto de Suzi Samways conta com cores marcantes e traços fortes e contemporâneos em linhas assimétricas e volumetria acentuada. O edifício conta ainda com tecnologia de captação e reuso de águas pluviais e sistema de energia solar fotovoltaica.
Cores marcantes e traços assimétricos reforçam a identidade da proposta de um edifício para jovens universitários. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Cores marcantes e traços assimétricos reforçam a identidade da proposta de um edifício para jovens universitários. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

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