Projetos de apartamentos completos para os jovens: casados ou solteiros

Studios e lofts têm sido a opção cada vez mais comum entre jovens casais ou solteiros. Confira sete projetos inspiradores do Anuário HAUS 2019

Luz natural e luminárias cheias de personalidade. Foto: Eduardo Macarios

por Ana Flavia Silva*

05/11/2019

compartilhe

Studios e lofts têm sido a opção cada vez mais comum entre jovens casais ou quem mora sozinho. Apesar de, normalmente, serem espaços pequenos, os ambientes são muito bem aproveitados por projetos de interiores que valorizam as áreas. Itens como nichos, estantes e bancadas trazem funcionalidade para a decoração e as cores imprimem a personalidade dos moradores. Confira algumas inspirações nestes sete projetos que integram o Anuário HAUS 2019.

Praticidade e amplitude

A integração da cozinha com a área de churrasqueira e a sala foi a solução que a arquiteta Daniele Branco apresentou para aproveitar ao máximo os ambientes neste pequeno apartamento. O estilo rústico das madeiras se uniu a toques modernos como os pendentes e revestimentos, além da bancada de ilha. Tons neutros e a decoração minimalista trazem conforto para um jovem casal.

Tons neutros trazem conforto e integração amplia os ambientes. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Minimalismo e elegância

O estilo escandinavo foi usado pelo arquiteto Fabio Petillo nesse projeto para uma psicóloga que mora sozinha. Tons claros, madeira e linhas retas compõem o apartamento de 90m². O hall de entrada foi revestido com ripado de madeira e a prateleira abriga objetos colecionados em viagens. As luminárias sobre a mesa dão personalidade ao ambiente que conta também com a luz natural vinda das portas de vidro laterais. O ponto de cor é notado nos quadros que quebram a monotonia da parede.

Luz natural e luminárias cheias de personalidade. Foto: Eduardo Macarios

Para viver e receber

O estilo escandinavo também foi adotado pela arquiteta Gabriela Casagrande neste apartamento projetado para um casal que gosta de receber amigos e tem um filho pequeno. Com um toque contemporâneo, o décor usa materiais nobres como madeira e pedra, além de integrar as salas de estar e jantar, acolhendo convidados. O mobiliário com design exclusivo mostra a personalidade do casal e o tapete que cobre toda a sala traz conforto térmico e físico.

Salas de estar e jantar integradas permitem reunir mais convidados. Foto: Eduardo Macarios

Arte e cor

Projetado para um casal jovem que aprecia a arte, o apartamento assinado pela arquiteta Cris Daros usa diferentes formas, texturas e tons neutros. Com áreas maiores que os estúdios tradicionais, a integração entre os ambientes trouxe continuidade e amplitude. Os painéis brancos e o revestimento em mármore Branco Paraná fazem com que as peças da coleção artística do casal se destaquem, enquanto o piso amadeirado em escama de peixe cria uma atmosfera mais aquecida e aconchegante.

Painéis brancos e revestimento em mármore Branco Paraná dão destaque para obras de arte colecionadas. Foto: Marcelo Stammer

Seriedade e conforto

Nada de excessos, mas muito conforto. A proposta do arquiteto Giuliano Marchiorato para o loft de um jovem empresário foi criar um refúgio para a vida cheia de reuniões. Com arquitetura singular, minimalista e peças de design brasileiro, o projeto usa madeira, concreto e preto para simbolizar a vida urbana, contemporânea e minimalista do morador solteiro. O ambiente é pequeno, mas cheio de personalidade e praticidade.

O minimalismo ajuda a compor um ambiente confortável livre de distrações. Foto: Eduardo Macarios

Contemporâneo, mas atemporal

Os tons neutros da paleta de cinzas foram a aposta das arquitetas Fernanda Horie e Fernanda Floriani para este apartamento que abriga um casal jovem. Para valorizar a funcionalidade dos espaços, foram usadas formas puras, linhas retas e cores neutras, que marcam também a fluidez das áreas integradas. Uma solução prática e criativa para integrar as salas de estar e jantar foi o painel da TV, que se estende para um aparador com cristaleira. O porcelanato off white com mesclas e o mobiliário moderno tornam o ambiente mais sofisticado. A iluminação indireta valoriza a atmosfera clean e reforça o conceito contemporâneo.

Painel da TV integra as alas de estar e jantar, se estendendo para um aparador com cristaleira. Foto: Mariana Maciel

Amor e cor

Pontos de cor e a mistura de texturas são o destaque deste loft projetado pela arquiteta Victoria Petrich. A inspiração veio do estilo nova iorquino, pedido pelo casal que passou uma temporada na cidade norte-americana e queria adotar o estilo na residência em São Paulo. O hall de entrada e a cozinha integrada com marcenaria laqueada em tons de verde e as bouseries dão um toque sofisticado. No piso superior, o letreiro luminoso cor de rosa dá leveza ao ambiente, que usa também tons neutros, criando uma atmosfera de descanso e tranquilidade. As diferentes texturas – de tijolinhos e acabamentos da própria argamassa – além da estrutura metálica aparente ajudam a compor um ar industrial.

Pontos de cor para o loft com inspiração nova iorquina. O letreiro no piso superior diz “Existe amor em SP”. Foto: reprodução

LEIA TAMBÉM

Veja quem marcou presença na festa de lançamento do Anuário HAUS 2019

*Especial para a Gazeta do Povo

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você