Ideias práticas de como colocar um elemento de cor na decoração

HAUS
25/10/2017 20:20
Thumbnail

Estante em laca alto brilho verde é elemento vibrante no hall desse apartamento. Foto: Fernando Zequinão/Divulgação | Fernando Zequinão

As cores podem ser usadas para deixar os ambientes mais alegres, descontraídos e até mesmo elegantes. Aplicadas de forma pontual, em um móvel ou uma parede, ou como tema de todo um ambiente, nos chamados espaços monocromáticos, o uso de cores fortes e vivas pode mudar todo o conceito de um espaço. Planejamento, alinhamento ao projeto de arquitetura e design e integração à cartela de cores do restante do ambiente garantem o sucesso dessa tendência.
HAUS selecionou sete projetos que estão no Anuário HAUS 2017 nos quais o ponto de cor foi fundamental na composição dos ambientes para você se inspirar e mudar a decoração de casa. Confira!

Vermelho

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande escolheram o vermelho-carmim para quebrar a seriedade da sede de Curitiba de um escritório de advocacia de atuação nacional. Com proposta cosmopolita, o destaque do projeto fica por conta das estações de trabalho que traz detalhes em vidros pintados em vermelho.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Verde

No apartamento duplex projetado por Isabella Marinho e Siomara Setti para uma família, o conceito foi norteado pela busca de uma atmosfera aconchegante e clean com pitadas de cores alegres. Elas escolheram uma estante em laca alto brilho verde para ser um elemento vibrante dentro do espaço de convívio, que fica no hall que vai para os quartos.
Estante em laca alto brilho verde é elemento vibrante no hall desse apartamento. Foto: Fernando Zequinão/Divulgação
Estante em laca alto brilho verde é elemento vibrante no hall desse apartamento. Foto: Fernando Zequinão/Divulgação

Azul

A decoradora Romy Schneider escolheu o azul Tiffany para compor a parte externa com vasos de plantas para realçar e deixar o ambiente bem agradável. A cor foi usada em uma parede e contrastou com o restante da decoração, em tons neutros.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic

Amarelo

O amarelo foi a cor usada por Catherine Moro em algumas paredes do lobby do Hotel Accor Ibis Styles Centro Cívico. O local recebeu decoração e design em homenagem aos parques de Curitiba. A cor também foi usada em nichos e outros detalhes pelo hotel.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Verde acqua

Deyvid Vilela Martins, Guilherme Rozende e Noanna Bortoluzzi escolheram usaram um toque de cor para criar destaque no ambiente que foi estabelecido como ponto focal do apartamento, o escritório. O destaque foi dado à estante em MDF nogal champagne, que recebeu nichos embutidos em verde acqua. A cor realça o móvel e traz sensação de leveza e calma, deixando o ambiente agradável para leituras e estudos. Outras tonalidades do verde também foram colocadas de forma mais sutil em outros ambientes do imóvel.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Grafite e amarelo

O projeto de uma academia realizado por Andreia Queiroz e Laryssa Milani traz o uso do grafite com a função de equilibrar a luz. Já o amarelo foi escolhido para estimular e evidenciar os pontos fortes da proposta, como o fluxo e o cubo do spinning. O resultado é um ambiente amplo e confortável.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Verde do piso ao teto

João Miguel Santana escolheu o revestimento em verde, usado no chão e na parede, para compor a cozinha, que traz tons neutros e o uso de madeira maciça e lâminas de madeira. O apartamento foi reformado em todos os ambientes, que sempre trazem elementos que se destaquem em chão, parede e teto.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!