Inspire-se nessas sete residências com projeto arquitetônico original

Roberta Braga*
29/10/2017 16:00
Thumbnail

Residência de 800 m² traz projeto de arquitetura e interiores clássico com volumetria reta e sobreposições de elementos. Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios

O projeto arquitetônico da fachada de uma residência deve ser pensado junto com o projeto de interiores. Isso irá conferir unidade e harmonia ao conjunto. O estilo impresso pode priorizar linhas retas, traços clássicos ou elementos contemporâneos. O importante é estar alinhado ao estilo de vida e personalidade dos moradores. Para um resultado final mais moderno, materiais como vidro, pedra e revestimentos especiais também contribuem para deixar a fachada mais original.
Haus selecionou alguns projetos apresentados no Anuário Haus 2017 que trazem fachadas com resultado final que foge do comum.
Ivan Wodzisnky apresenta o projeto de um condomínio particular com três residências para uma mesma família. As casas têm projeto arquitetônico que conversam entre si com muita intimidade e decoração contemporânea. A primeira e a terceira casa apresentam os mesmos acabamentos: pedras arenitos e cerâmicas pretas nas fachadas delineando planos e volumes. Na casa do meio aparece um terceiro elemento: o tijolinho rústico de barro, que entra para dar cor, nova textura e aconchego.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
A residência com 800 m² de área construída em condomínio fechado, assinada por Sergio Valliatti Jr e Luciana Patrão, traz projeto de arquitetura e interiores clássico com volumetria reta e sobreposições de elementos. Grandes aberturas de vidro, integração dos ambientes com a natureza e elementos arquitetônicos clássicos, como frisos e molduras, caracterizam a obra.
Residência de 800  m² traz projeto de arquitetura e interiores clássico com volumetria reta e sobreposições de elementos. Foto: Eduardo Macarios
Residência de 800 m² traz projeto de arquitetura e interiores clássico com volumetria reta e sobreposições de elementos. Foto: Eduardo Macarios
O projeto arquitetônico e o de interiores foram planejados simultaneamente por Claudia Joly e Camila Pesenti, conferindo mais unidade ao conjunto. A residência foi executada em alvenaria e segue o estilo de arquitetura contemporânea.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
Eliza Schuchovski apresenta o projeto dessa residência com estilo contemporâneo e toques clássicos, que traz a predominância de linhas retas. O desafio arquitetônico para o projeto foi aproveitar ao máximo o terreno e a incidência solar. A fachada recebeu revestimento em limestone, platibandas de 1,5 metros de balanço e frisos, remetendo ao clássico.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer
A residência de 2.700 m² localizada em um dos mais elegantes condomínios de Curitiba traz uma releitura do neoclássico agregado ao contemporâneo. O projeto de Sumara Bottazzari valorizou a integração dos espaços para a construção ser totalmente voltada aos visuais do entorno, exibindo a vegetação exuberante.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Amir Samad Shafa e Tiago Sanches assinam o projeto dessa residência de 350 m² de alto padrão em condomínio com arquitetura moderna. O projeto é leve, com aberturas generosas em composição com elementos volumétricos marcantes.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O projeto dessa casa em condomínio fechado com 320 m² tem arquitetura no estilo rústico contemporâneo. A fachada traz composição de pedras e texturas, além de aberturas que promovem a entrada de luz natural para todos os ambientes. Amir Samad Shafa e Tiago Sanches também assinam o projeto dessa residência.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!