Seis ambientes comprovam como uma luminária faz toda a diferença na decoração

Roberta Braga*
18/11/2017 12:00
Thumbnail

O pendente Tom Dixon reina absoluto na sala de jantar. Projeto de Priscila Müller. Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios

Na decoração, os detalhes podem fazer a diferença. Uma peça especial pode ser o complemento que faltava ao ambiente ou mesmo o grande destaque. As luminárias pendentes podem mudar a atmosfera de um espaço. De modelos simples a opções sofisticadas e originais, os projetos apresentados no Anuário Haus 2017 trazem dicas e inspirações de como usar a iluminação para deixar o projeto de interiores ainda mais original.
João Miguel Santana projetou essa luminária, juntamente com Glauco Filho, especialmente para esse apartamento. O objeto é composto por dois globos, um de vidro e outro de opalina com luzes azul e rosa. As mesmas peças se repetem em cima da mesa, mas sem a coloração nas peças. É usada tanto pra dar um clima mais descontraído  ao espaço quanto para promover a separação entre sala de estar e varanda. A luminária faz referência a peças de iluminação dos anos 90, trazendo um tom kitsch.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Priscila Müller escolheu os pendentes Tom Dixon em vidro de cor cobre para serem o destaque da sala de jantar dessa residência. O objeto acompanha a proposta do espaço, que segue uma arquitetura limpa com traço contemporâneo, acentuando a funcionalidade e a forma.
O pendente Tom Dixon reina absoluto na sala de jantar. Projeto de Priscila Müller. Foto: Eduardo Macarios
O pendente Tom Dixon reina absoluto na sala de jantar. Projeto de Priscila Müller. Foto: Eduardo Macarios
No ambiente integrado de conceito clean – cozinha, sala de jantar e living – a composição de cinco pendentes prata chama a atenção. Trazendo um toque de sofisticação ao espaço, a escolha de Nathália Locks de Loyola foi por colocá-los em diferentes alturas, trazendo também um despojamento.
Composição de pendentes pratas traz aspecto contemporâneo ao espaço. Foto: Eduardo Macarios
Composição de pendentes pratas traz aspecto contemporâneo ao espaço. Foto: Eduardo Macarios
No projeto de Antonio Riskalla e Renata Mueller a luminária pendente deixou o quarto do casal mais elegante e moderno. A escolha pelo objeto na cor cobre, umas das grandes tendências em interiores, trouxe contraste com o restante da paleta: branco, tons de madeira e azul.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic
No ambiente integrado – cozinha, sala de estar e jantar -, Antonio Riskalla e Renata Mueller optaram pela luminária pendente o em cor branca, que diferencia-se pelo formato irregular, para a mesa de jantar. O objeto acompanha o conceito clean e traz um ar contemporâneo ao espaço. Toda a iluminação do projeto foi pensada e elaborada para o conforto do dia a dia.
Fotos: Nenad Radovanovic
Fotos: Nenad Radovanovic
Aline Roman trouxe tons sóbrios para o projeto desse consultório psiquiátrico que tem a iluminação como pontos chave.  A iluminação indireta escorre pelo fundo das paredes duplas de drywall, destacando os planos de forro e piso. As arandelas e o pendente em estilo industrial – que substitui a luminária de mesa – criam pontos de luz funcionais e garantem aconchego ao local.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!