Quatro projetos mostram como trazer vegetação natural para dentro de casa

Roberta Braga*
27/10/2017 16:26
Thumbnail

Nesse projeto, a parede de vegetação natural é disposta em volta da lareira. Foto: Eduardo Macarios | Eduardo Macarios

O uso de plantas na decoração ajuda a deixar os espaços mais bonitos, além de trazer sensação de calma e aconchego. Na hora de escolher como usar a vegetação natural dentro de apartamentos e casas é preciso considerar as condições de iluminação, temperatura e umidade. Algumas plantas são propícias para uso interno, por necessitarem de pouca luz; outras se adaptam melhor a ambientes que recebem iluminação natural. Em jardins internos, hortas ou como objetos de decoração, as plantas podem transformar e trazer mais vida a diferentes espaços.
Selecionamos quatros projetos do Anuário Haus 2017 que deram destaque ao uso de plantas
1- João Miguel Santana propôs a reforma de todos os ambientes do apartamento pensando sempre em elementos que se destaquem no chão, parede e teto. Nesse contexto, as plantas têm uma função especial: são usadas como pinceladas, fazendo com que para qualquer lado que se olhe exista algum ponto vivo e verde.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
2- Giselle Pacheco assina o jardim vertical interno nesse projeto. A ideia foi trazer a natureza para dentro de casa como destaque. Para dar “ares de obra de arte”, o projeto inclui uma grande moldura em madeira, que enquadra todo o jardim. Como o ambiente não possui muita iluminação natural, a opção foi por espécies de plantas de sombra, como jiboias, bromélias e amarantos. A estrutura inclui, ainda, sistema de irrigação embutido.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
3- Juliana Meda criou uma horta interna para esse apartamento. As plantas e hortaliças são dispostas em um suporte metálico próximo à janela, para aproveitar a iluminação natural. A horta traz temperos, pimentas e hortaliças como manjericão e hortelã. Além disso, Juliana projetou um suporte de coifa de ilha, que também pode ser usado para abrigar temperos e plantas.
Foto: Ronan Rufino
Foto: Ronan Rufino
4- Priscilla Müller desenvolveu projeto de retrofit da estrutura antiga de uma residência. A proposta foi trazer uma arquitetura limpa com traço contemporâneo, acentuando a funcionalidade e a forma. Um dos destaques da proposta é a “parede verde “,  de vegetação natural, que fica ao redor da lareira e traz o jardim para dentro da casa.
Nesse projeto, a parede de vegetação natural é disposta em volta da lareira. Foto: Eduardo Macarios
Nesse projeto, a parede de vegetação natural é disposta em volta da lareira. Foto: Eduardo Macarios
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!