Cinco cantinhos de tevê que você vai querer copiar na sua casa

Roberta Braga*
12/11/2017 17:00
Thumbnail

O luxo dessa sala de TV é conferido pela combinação do mármore com o painel de madeira. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

As salas de televisão são um espaço de convivência, ideal para relaxar e, principalmente, se reunir com a família e amigos para assistir ao seu programa ou sua série favorita. Um sofá confortável e um mobiliário planejado para receber sua televisão e outros equipamentos não podem faltar nesse ambiente.
Materiais especiais, mistura de cores e objetos de decoração conseguem deixar o espaço com mais personalidade e mais aconchegante. A madeira é bastante usada para painéis e revestimentos, por conferir aspecto de conforto. Entretanto, com criatividade e bom gosto, diversas outras ideias de decoração podem fazer com que a sala de TV se torne o espaço predileto da casa. Inspire-se nesses projetos que foram destaque no Anuário HAUS 2017.

Retalhos de porcelanatos

Valéria Ribeiro escolheu usar retalhos de porcelanatos da Portobello para criar um painel para receber a televisão. O móvel traz contraste ao ser usado com o cimento queimado e o papel de parede madeirado. O espaço, acolhedor e ao mesmo tempo funcional, teve o desafio de priorizar o reaproveitamento e a mistura de materiais. A escolha por obras de arte e objetos de design conseguiu deixar o ambiente mais descontraído.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Parede em mármore

Para esse projeto de alto padrão, Alessandra Gandolfi manteve o conceito de luxo em todos os ambientes. O fundo da TV foi produzido em travertino romano bruto e o painel em revestimento madeirado. Os sofás em tons claros estão em sintonia com a poltrona em couro marrom. O puff de pele evita a monotonia de cores e o piso de madeira dá um toque de elegância.
O luxo dessa sala de TV é conferido pela combinação do mármore com o painel de madeira. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
O luxo dessa sala de TV é conferido pela combinação do mármore com o painel de madeira. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Integração com sala de jantar

Ediane Tramujas Resende projetou para esse apartamento de 154m² com vista para o mar, localizado em Caiobá-PR, uma sala de televisão ligada à sacada. O painel claro reveste toda a parede, integrando as salas e recebendo a televisão. Estrategicamente próximo à sacada, foi planejado um móvel que continua do painel e serve para acomodar uma cervejeira e uma adega. Logo acima, as portas de espelhos camuflam um armário com taças, copos e utensílios. Nos acentos das cadeiras e no sofá da sala o tom cinza escolhido tem como objetivo facilitar a limpeza. O tapete chevron completa o conforto.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic

Composição com quadros

Um projeto de interiores leve e confortável foi o pedido de um casal de clientes para o apartamento de praia em Balneário Camboriú. Na área social, Nathália Locks de Loyola escolheu uma composição de lâmina natural de madeira com laca branca alto brilho e móveis sob medida. Na sala de televisão, o painel divide a atenção com uma composição de quadros que trouxe um toque de cor para o ambiente. Os sofás e as poltronas em tom neutro completam o décor.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios

Mistura de materiais e texturas

O projeto de Bárbara Kubrusly transita sutilmente entre o moderno e o contemporâneo, buscando leveza na mistura dos materiais, praticidade e aconchego. Na sala de tevê, o mix dos diversos materiais como painéis de madeira, tecidos de texturas variadas, mármore bruto, couros favorecem o apelo ao toque e ao aconchego e convivem harmoniosamente com obras de arte como quadros e esculturas. O painel traz contraste entre preto e branco. As paredes pintadas em tons neutros, e o mix de tapetes tapete trazem sofisticação e conforto, junto ao mobiliário de linhas retas, como os sofás e poltronas em inox e couro.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
* Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!