Três espaços infantis para fazer em casa e incentivar o brincar

Por Roberta Braga*
11/11/2018 12:00
Thumbnail

Cama em formato de casinha e estante com desenho de árvore. Foto: Joel Rocha | Joel Rocha

Quartos e espaços infantis são um convite à imaginação! Dos mobiliários aos itens de decoração, tudo será usado como cenário para as brincadeiras dos pequenos. Para estimular a criatividade, é possível incluir peças como nichos, luminárias e estantes ou basear o décor em temas: floresta, mar ou céu são algumas das possibilidades. Confira três projetos apresentados no Anuário HAUS 2018, que trazem soluções arquitetônicas que as crianças irão amar:

Brinquedoteca

No apartamento projetado por Daniele Branco, a brinquedoteca recebeu atenção especial. Foi pensada para ser o espaço de lazer de um menino de três anos, que gosta de brincar, ler e assistir desenhos animados. Os brinquedos e os livros ficam expostos de modo que a própria criança possa escolhê-los. A televisão também está à disposição do pequeno. A  madeira clara contrasta com os tons de verde das almofadas e os nichos redondos abrigam os brinquedos favoritos da criança. Os pontos de destaques do quarto ficam por conta do papel de parede de bolinhas que recebe o reflexo luminoso do pendente globo, criando um jogo de luzes que estimula a criatividade e imaginação.
Jogo de luz e reflexo deixa espaço mais divertido. Foto: Joel Rocha
Jogo de luz e reflexo deixa espaço mais divertido. Foto: Joel Rocha

Jardim encantado

Fernanda Viero e Keyla Kinder assinam um quarto lúdico, dentro da Loja Stresser Colchões, que foi idealizado para acomodar duas irmãs em fases distintas: uma bebê e outra com quatro anos. A ideia foi criar um jardim encantado que estimule a imaginação e a criatividade. O destaque é a marcenaria da DRG Marcenaria, em formato de árvore, e que abriga um livreiro e prateleiras decorativas. A iluminação que sai da árvore age como os galhos, misturando o funcional ao lúdico. A cama da irmã mais velha é em formato de casinha, incentivando a imaginação e a brincadeira. O enxoval, o mobiliário solto para a bebê e os itens de decoração são da loja Sonhos de Ninar. O papel de parede remete ao jardim com flores e borboletas, complementando a decoração do projeto.
Cama em formato de casinha e estante com desenho de árvore. Foto: Joel Rocha
Cama em formato de casinha e estante com desenho de árvore. Foto: Joel Rocha

Cama retrátil e espaço de brincar

Como solução para um espaço de 10 m², as arquitetas Andreia Queiroz e Laryssa Milani projetaram um quarto que abriga: cama para o bebê, cama auxiliar e espaço para brincar. A cama do bebê, que fica na parte superior e recebeu telas de proteção, é acessada por uma escada. Os degraus abrem em gavetas, trazendo mais um espaço para armazenamento de objetos e roupas. Durante o dia, a parte de baixo da cama funciona como um espaço para brincar e, de noite, em a opção de abrir a cama auxiliar, que é retrátil. Para a criança, toda a disposição do espaço estimula a brincadeira e a criatividade.
Cama auxiliar retrátil foi a solução para o melhor aproveitamento de espaço. Foto: Joel Rocha
Cama auxiliar retrátil foi a solução para o melhor aproveitamento de espaço. Foto: Joel Rocha
*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!