Conforto e integração

Anuário 2020

5 inspirações para dar nova vida à sua área social ou de lazer

Erica Hong, especial para Haus
15/10/2020 12:45
Thumbnail
Em 2020, o tempo que costumava-se passar na rua, no trabalho ou em um ambiente de lazer, assumiu outra forma. No novo cenário, quem tomou conta de todos esses lugares foi o lar.
Mais do que conforto, as áreas sociais e de lazer tornaram-se um verdadeiro refúgio, que demandam ambientes funcionais, capazes de unir diversão e aconchego.
Os projetos apresentados no Anuário HAUS 2020 contemplam desde adegas personalizadas a livings amplos e integrados, para reunir e dar um up na convivência do dia a dia. Veja algumas inspirações para dar nova vida ao espaço de convívio da sua casa!

Equilíbrio e aconchego

Admirar o verde lá fora e ter a sensação de que o interno e externo se mesclam foi uma das premissas das arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro, do escritório Arq+Co Studio, para desenvolver o projeto de um apartamento para um jovem casal, além de apostar na integração da área social para tornar o ambiente mais informal.
"A sala integrada também traz o conceito de reunião informal e jovem, com a casa se ocupando em cada detalhe dos espaços entre cheios e vazios."
Outra aposta das arquitetas para dar um up nos ambientes foi trazer um ponto de equilíbrio em todos os cômodos: neutralidade na base projetual, pontuada com cores em obras de arte e objetos.

Apreciar a vista

A design de interiores Carla Guilhem transformou a residência com vista para Manhattan e de frente para um lago em um refúgio para os proprietários. Assim, todos os espaços da casa priorizam a vista.
"Para interligar a sala de jantar com o living e o hall de entrada, trouxemos um elemento em madeira que cruza todo o espaço e emoldura a vista da residência", comenta.
No interior, buscou-se materiais e formas que trouxesse a sensação natural e quente, assim como um jogo entre orgânico e geométrico que é transparecido em todos os ambientes.

Reunião e aconchego

A reforma da área social para um jovem casal que adora receber amigos contou com uma sala de estar integrada com a de jantar, que é complementada pelas confortáveis cadeiras e poltronas selecionadas.
O projeto, realizado pela arquiteta Gabriela Casagrande, conta ainda com um bar que contempla uma churrasqueira toda revestida em mármore Michelangelo Nuvolato.

Integração e elegância

Com praticidade e elegância, a residência projetada pelas arquitetas Jéssica Freitas e Sabrina Pegoraro, do escritório Onetip Arquitetura e Engenharia, conta com uma área gourmet descontraída e muitas integração entre os ambientes.
"Procuramos integrar ainda mais a sala de jantar, dispondo portas de correr em vidro, que abertas, resultam num espaço amplo e conectado diretamente com o exterior e a área gourmet.
O jantar também se conecta com a sala de televisão, proporcionando assim vários pontos para a contemplação do jardim, bem como a integração dos espaços", explicam.

Descontraído e confortável

Um espaço gourmet contemporâneo, unindo funcionalidade e estética, em harmonia, para a casa de um jovem casal. Esse foi o conceito definido pela arquiteta Letícia Mariana, do Studio Lunno, para o projeto do Espaço Gourmet M.E, que tinha como intuito deixar o ambiente descontraído e confortável.
"Criou-se então uma bancada na qual eles conseguem se reunir enquanto cozinham, e uma mesa com oito lugares. Trouxemos o forro em madeira, com spots embutidos, e painéis em Muxarabi, conseguindo assim trazer contemporaneidade."

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!