Reunir é preciso

Anuário 2020

7 soluções para áreas sociais e ambientes integrados

Luciane Belin, especial para HAUS
13/10/2020 15:29
Thumbnail
O ano de 2020 nos ensinou o isolamento, mas, pelo menos da porta de casa para dentro, reunir vai continuar sendo a regra. Ainda em alta, o conceito aberto otimiza a convivência em família e proporciona ambientes agradáveis e confortáveis para receber convidados.
A integração entre ambientes pode ser uma solução tanto para casas com áreas mais amplas à disposição, quanto para apartamentos pequenos que dependem do melhor aproveitamento de cada canto e parede.
Inspire-se nestes projetos que apostam na integração da área social como estrela da casa. Apresentados no Anuário HAUS 2020, os ambientes incluem propostas que vão desde sala de estar e jantar até espaços gourmet e churrasqueira.

Diálogo com o exterior

Quem disse que a integração contempla somente a área interna de uma residência? Neste projeto, a arquiteta Ana Leticia Virmond priorizou não apenas a transição suave entre a sala de TV e o jantar, como também uma conversa harmoniosa e agradável com o verde lá fora.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O ponto focal da área social é o jogo de nichos sobre a lareira, valorizado por painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off white, em contraste com o brilho do mármore branco Paraná.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Para complementar a ideia elaborada em cima de linhas limpas, o espaço conta com detalhes em verde que traz o paisagismo externo para dentro da casa, proporcionando uma experiência incrível e aconchegante para quem a vivencia”, detalha a arquiteta.
 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Integração total

Com linguagem contemporânea e atemporal, o projeto da arquiteta Cinandra Geremia para esta casa ampla aposta em linhas retas e tons marcantes para demarcar os ambientes e criar uma linguagem harmônica entre os cômodos.
Uma imponente escada em quartzo branco com guarda-corpo em vidro embutido nos degraus é a grande estrela da residência.
"O objetivo foi fazer dela uma obra de arte, como se fosse uma escultura arquitetônica imponente e ao mesmo tempo leve para complementar o projeto de interiores", explica.

Contemporâneo e minimalista

Um lar contemporâneo, jovem, amplo e funcional, em um apartamento com área limitada, mas bem aproveitada com sobriedade.
Nos 120 m² disponíveis, o arquiteto Giuliano Marchiorato investiu em madeira freijó, laca branca, ripas e concreto e mármore branco Paraná e nos acabamentos em tecidos e pinturas cruas e monocromáticos.
"O conceito do projeto é claro: compacto, sem excessos, mas com uma arquitetura singular, minimalista em sua forma pura e com peças de design brasileiro. Madeira, concreto e mármore branco local, foram os três elementos principais escolhidos para simbolizar a vida urbana, contemporânea e minimalista dos jovens moradores", comenta o arquiteto.

Inspiração escandinava

Um espaço claro, moderno, minimalista, porém aconchegante, natural e confortável. Partindo deste pedido dos clientes, a arquiteta Karen Camilotti, do Axaa5 Laboratório de Arquitetura, apostou no estilo escandinavo neste studio para um jovem casal que tem uso misto: uma empresa no térreo e a residência no segundo e no terceiro pisos.
"O coração da casa é o amplo espaço de duplo pé-direito que reúne a cozinha gourmet, o living com TV, o home office e o mezanino. A estratégia que o projeto de interiores adotou para harmonizar todos estes ambientes reunidos num mesmo espaço foi a de priorizar a funcionalidade de forma leve, elegante e atemporal", esclarece a arquiteta.
Mobiliário, pisos, revestimentos e o uso estratégico da iluminação foram elementos-chave para realização do projeto, coroado com a aplicação de peças assinadas e clássicos do design como o sofá Gomos, que atende as funções de estar e TV, e o aparador Mila, de Jader Almeida, que fica no home office, onde marca a transição para a área íntima.

Jovem e com personalidade

Um apartamento novo, mas que passou por uma grande reforma, com interferência estrutural para integrar a varanda com churrasqueira e o living. Neste projeto, integrar foi o grande propósito da obra, que dividiu um nicho que estava voltado para o living, curando uma despensa na lavanderia, nicho para o refrigerador e uma adega/bar também no living.
Assinado pela arquiteta Karoline Filler, o projeto para uma mulher jovem aposta em ambientes claros e acolhedores, com iluminação indireta. "A proposta era manter uma mesma linguagem em todo o apartamento. Utilizamos base neutra monocromática, em branco, cinza, preto, concreto e madeira, e pontuamos cores na decoração e objetos de arte. Tudo foi milimetricamente pensado", ressalta a arquiteta.
No acabamento, foram tomados cuidados como a escolha de materiais resistentes, práticos e de fácil manutenção, mas confortáveis e agradáveis visualmente.

Mar & Praia

A palavra "litoral" chama união, família, amigos, descontração. Reunir pessoas em um mesmo ambiente, priorizando descanso, mas também diversão coletiva. Por isso, o projeto assinado pela Office 507 para este refúgio em frente ao mar proporciona espaços tanto para escapar da rotina agitada na capital em busca de silêncio, quanto para agregar pessoas durante o lazer.
"Levou-se em consideração dois principais pontos: a importante vista da natureza e a integração dos espaços. A planta original era bastante segmentada e, ao unir os ambientes, a ventilação e iluminação natural adentraram os espaços, proporcionando sensação de amplitude a unidade", detalham as arquitetas Ana Paula Silva e Jessica Aramaki.
O sofá modular garante a integração espacial entre as áreas do living e do jantar, de forma a proporcionar sensações de conforto, funcionalidade e informalidade.
O living se conecta à cozinha, de modo que a vista da praia pode ser apreciada de todos os ambientes.

Valorizando o convívio

Pensar a integração desde a planta foi o desafio da arquiteta Renata Fraidg para o apartamento decorado do edifício Elizabeth Residence, onde a proposta era adotar um conceito irreverente de estética clássica e atemporal, priorizando conforto e acolhimento.
Os apartamentos de 146 m² valorizam o convívio na distribuição, com grandes portas de PVC que integram o living com a varanda, explorando a sensação de amplitude no projeto.
O projeto explora a atemporalidade como plano de fundo e traz conveniências como bancadas e nichos em mármore para criar sobriedade e sofisticação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!