Faça-se a luz!

Anuário 2020

Seis ambientes mostram como utilizar a iluminação de maneira criativa e estratégica

Luciane Belin, especial para HAUS
14/10/2020 15:53
Thumbnail
Conforto visual é um conceito muito caro à arquitetura e ao design de interiores. A luz certa tem o poder de tornar um cômodo mais agradável, intimista ou até mesmo instagramável!
Mais do que funcionalidade, inovações recentes dedicadas a aprimorar o projeto luminotécnico de apartamentos, casas, comércios e escritórios permitiram brincar com diferentes tipos de pontos de luz, tornando a iluminação uma parte importante da decoração.
Separamos entre os projetos apresentados pelos profissionais no Anuário HAUS 2020 algumas propostas que instrumentalizam a iluminação com criatividade e bom gosto, incorporando pontos, fitas e feixes de luz, luminárias, lustres e abajures. Confira!

Luz é vida

No projeto Casabella, a arquiteta Cristiane Gusmão propôs uma revitalização por inteiro de uma casa entregue com padrão básico de acabamentos. Loft, cozinha integrada com sala e área gourmet, bem como quarto master foram pensados para receber convidados em um ambiente intimista e aconchegante.
O projeto luminotécnico evidenciou e deu mais vida aos móveis planejados com tons neutros e em madeira. Além da iluminação indireta na parede da televisão e em algumas outras regiões da área social, o projeto faz uso de pendentes sobre a mesa de jantar e utiliza fitas de led como pontos de luz no quarto.

Criando cenários

Ao projetar o Business Brunch Room & Business Meeting Room para uma empresa de alcance global, que precisava de um espaço que fosse, ao mesmo tempo funcional e servisse como cenário para chamadas de vídeo e reuniões, a arquiteta Daniele Ducate apostou na cor classic blue e no uso da iluminação.
"O túnel ripado e iluminado com perfis em led teve como objetivo abraçar e acolher os funcionários. Todo o túnel foi executado com o MDF carvalho batur da Duratex, a iluminação quente tornou o ambiente sofisticado e aconchegante", explica.

Geometria iluminada

Luz é a especialidade da designer de interiores Hellen Giacomitti. Então, quando recebeu o desafio de desenvolver o projeto de uma sala de estar com TV, lareira e jantar para clientes com perfil jovem e contemporâneo, ela apostou no projeto luminotécnico para trazer elegância e sofisticação a uma proposta clean, sem uso de madeirados.
Perfis de led formam uma composição geométrica no painel na TV e na cristaleira espelhada, ornamentando a peça, que recebeu um elegante nicho de mármore branco. O lustre preto coroa o ambiente, situado sobre uma mesa com cadeiras em veludo também preto.

Sol e Led

Para esta área integrada em uma residência de um jovem casal, a arquiteta Karen Camilotti propôs fazer uso de uma linguagem escandinava, sem excessos, valorizando os elementos arquitetônicos e os recursos já existentes. "A luminosidade natural proveniente das generosas aberturas inunda os espaços internos de luz e foi potencializada pelos revestimentos de tons claros utilizados nos pisos e nas paredes", adianta.
O projeto luminotécnico foi desenvolvido de maneira alinhada ao conceito do projeto, visando somente o essencial. "Para a iluminação técnica, optamos por equipamentos de bastante alcance para que, com poucas peças, tivéssemos o resultado de luz desejado".
O destaque fica para o perfil de led embutido na parede com continuidade no forro que, além de importante papel na composição do pacote de luz geral, trouxe forte apelo estético ao ambiente.
"Para o hall imaginávamos uma luz suave, tranquila. A escolha foi pela luminária Frizo, da Iluminar, que, instalada a 50 cm da parede, nos deu a luz indireta na exata medida da sensação de intimismo e serenidade que desejávamos para o acesso principal", explica.

Diversão como referência

Uma residência em Orlando fez uso dos materiais, acabamentos e da iluminação pare refletir o espírito lúdico e divertido dos parques da Disney, grande atração turística da cidade.
Assinado pela Florida Excellence Interior Design, o projeto propõe um conceito integrado em que focos de luz no teto e nas paredes distribuem a claridade de maneira indireta e agradável.
"A iluminação foi estudada e projetada de forma particular no intuito de criar cenas especiais para cada ambiente. A escolha das luminárias pendentes no Foyer principal da casa remete de maneira proposital aos fogos dos parques das Disney, localizados a poucos quilômetros de distância da residência".
Outros elementos colaboram com a melhor distribuição da luz, como os espelhos, localizados em posições estratégicas para amplificar o espaço e otimizar o uso das luminárias e lustres selecionados.

Inovação 

Energia é a palavra-chave do projeto do arquiteto Givago Ferentz para a Coffee Box, cuja proposta é gerar uma experiência dinâmica e ousada, sem perder de vista a funcionalidade, utilizando para isso um espaço compacto. O ambiente foi inspirado no estilo high tech e contemporâneo, onde a iluminação é o elemento em destaque, aliado ao uso de espelhos infinitos de led.
"A fachada foi pensada de modo a criar uma interação e dinâmica com os usuários em diferentes cenários, usando vidro e Leds RGB, assim como na iluminação interna do projeto. Outra cor bastante presente no projeto foi a utilização do preto refletivo, que, em conjunto com o vidro e a iluminação, cria diferentes jogos de luz e sombra aliados a um toque mais sofisticado e refinado", complementa o arquiteto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!