Espaço para elas

Anuário 2020

Jovens e descoladas: ambientes projetados para mulheres inspiradoras

Erica Hong, especial para Haus
27/10/2020 11:30
Thumbnail

Marcelo Stammer | Marcelo Stammer

Entre trabalho, casa e momentos de lazer, mulheres precisam de um espaço só seu, que atendam às suas necessidades e ofereçam conforto e funcionalidade para a agitação do dia a dia.
Tanto para mulheres que moram sozinhas quanto para as que dividem o lar com companheiros ou com a família, a personalidade e a praticidade de uma área própria fazem toda a diferença na rotina.
Alguns dos projetos apresentados no Anuário HAUS 2020 incluem ambientes desenvolvidos para mulheres inspiradoras: uma residência que é um refúgio para a família, um quarto romântico e acolhedor, um apartamento para uma empresária bem sucedida e um loft para uma jovem profissional. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.

Loft elegante e funcional

Idealizado para uma jovem de 26 anos, o loft de 30m², projetado pela designer de interiores Izabella Armelin, uniu elegância, sofisticação e funcionalidade que uma profissional com a rotina agitada precisava.
O loft foi 100% personalizado, alterando itens entregues pela construtora - como o banheiro, que trazia paredes de vidro, e a cozinha, que tinha metade do tamanho atual.
O ponto principal para a funcionalidade do projeto foram os móveis sob medida, desenhados de acordo com os objetos, louças, roupas e itens pessoais da cliente.
"O maior desafio foi ter um espaço tão pequeno para a escada, por isso, optamos em eliminar o corrimão para que sobrasse mais espaço de circulação e também para trazer leveza ao ambiente junto a um guarda corpo de vidro", conta a designer.

Luxo e conforto

A designer de interiores Sheila Jesus e a arquiteta Juliana Gabardo, do escritório Sheila Jesus Interiores, projetaram  uma residência de apoio para uma empresária bem sucedida em Curitiba que adora receber amigos e familiares.
O ambiente de 65 m² ganhou amplitude, praticidade e elegância com uma base branca e com tons neutros. E, para receber convidados para jantares com conforto, a aposta foi na integração.
No espaço, predomina ainda o mármore branco Paraná, além de elementos e detalhes em dourado, como o lustre, que oferecem luxo e um toque de elegância ao ambiente.

Quarto clássico e romântico

Para compor um quarto romântico e acolhedor, a arquiteta Marjorie Guibur escolheu poucas peças e investiu em tons neutros na base, com rosa envelhecido nos detalhes. "Todos os pontos foram pensados para transformar o ambiente, desde a implementação de cortinas em tecido, a escolha dos tons, acabamentos e iluminação", explica.
O closet, que foi um dos principais pedidos da cliente, recebeu um novo layout, com guarda-roupas, cômoda e espelhos, tornando o espaço mais amplo e funcional.
Outro ponto que trouxe identidade ao projeto foi a lareira a álcool instalada em prateleiras suspensas em Dekton e o painel ripado com acabamento laqueado, buscando aconchego nos dias frios. A iluminação indireta nas sancas e cortinas trazem suavidade e os pendentes de cristal transmitem uma linguagem clássica ao ambiente.

Refúgio para a família

Uma residência com muito conforto, luxo, praticidade e privacidade. Com linguagem contemporânea, o projeto realizado pela Leal Ribas Engenharia e Arquitetura conta com a integração da área social, priorizando aconchego e funcionalidade.
O apartamento foi setorizado por níveis. O primeiro andar foi pensado para ser a área social e de convívio da família, contando com um espaçoso living,  jantar e cozinha gourmet. Também possui um grande garden com piscina aquecida e academia, além de uma suíte para hóspedes.
O segundo pavimento foi pensado para as filhas, com duas suítes e uma sala de brinquedos e estudos planejada para acompanhar o crescimento das crianças, e o terceiro piso foi destinado somente ao casal, com uma sofisticada suíte e closet.
O escritório desenhou o painel em lâmina de madeira natural e desenvolveu todo o mobiliário sob medida dos espaços. "Toda a escolha dos materiais de acabamento utilizados no projeto carregam em seu DNA conforto, modernidade e tecnologia".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!