Pé no chão

Anuário 2020

7 inspirações para casas e sobrados dentro e fora de condomínios

Erica Hong, especial para Haus
26/10/2020 13:33
Thumbnail
Confortável, funcional e com personalidade. Essas foram as palavras-chave das residências projetadas pelos arquitetos e design de interiores que participam do Anuário HAUS 2020.
Muito mais do que traduzir o estilo dos moradores, os projetos residenciais cada vez mais têm transformado o lar em um verdadeiro espaço de convívio e lazer.
Com apostas no valor da arquitetura e do próprio desenho das cassas, os projetos chegam com pegadas inspiradas no modernismo, com ares minimalistas e monocromáticos, realçando os traços e suas nuances.
Confira estes sete projetos para casas e sobrados para acompanhar as tendências da arquitetura residencial!

Arquitetura moderna

O arquiteto Amir Shafa projetou três residências para investidores em terrenos situados em um condomínio próximo ao Parque Barigui, em Curitiba. Duas com uma atmosfera moderna e uma com um ar rústico.
A casa 56, de 340 m², conta com salas amplas integradas no térreo, com ênfase na área social, e três suítes e sótão no piso superior.
A casa 25 possui um hall com escada, área social ampla no térreo, três suítes no piso superior, um ático amplo e moderno, com terraços abertos, além de um estar com churrasqueira.
Enquanto a casa 48 inclui, no térreo, a área social com jantar, espaço gourmet, churrasqueira, lavabo e quatro suítes, das quais uma é master e inclui banheiro com hidromassagem.
"Criamos uma arquitetura moderna e suave, uma fachada com uma composição de revestimentos minerais e texturas", destaca o arquiteto.

Otimização de espaços

A Residência CLC, de 248 m², projetada pela arquiteta Daniele Grani teve como premissa ser uma casa ampla e com otimização de espaços.
Com uma linguagem clean e contemporânea, a fachada possui acabamento com chapas de aço corten e painéis em Structural Glazing, “material escolhido com muito critério para criar um diferencial no projeto, que tem um estilo um pouco mais minimalista”.
No interior, o destaque fica para a composição criada entre os ripados de MDF com acabamento amadeirado, em contraste com o mármore branco na escada e nas bancadas.
Outro diferencial do projeto foi a possibilidade de transformação da área térrea. “O projeto foi desenvolvido para ser a residência de uma família com três pessoas, onde precisamos considerar a possibilidade de reversão de uma das salas de estar do térreo em suíte para facilitar a acessibilidade futura caso seja necessário. Assim, pensamos num lavabo com função reversível para banheiro para atender essa futura suíte”, justifica.

Funcional e contemporâneo

A residência de um jovem casal e seus filhos pequenos, projetada pelas arquitetas Elaine Zanon & Claudia Machado + Arquitetare, é contemporânea, integrada, funcional e conta com três pavimentos, além de reservar um espaço para o hobby do proprietário: a pesca.
"A arquitetura e os volumes diferenciados trazem a personalização do espaço. O foco principal é a busca pela integração dos espaços, pelo equilíbrio e intimismo dos ambientes através da funcionalidade e conforto", diz Claudia Machado.
A área interna manteve a linguagem do exterior, com uso da mesma paleta de cores. O piso claro transforma-se numa tela em branco para abrigar os tons de fendi, nudes e madeira do decor, que conta ainda com mármore em pontos focais.

Conforto e integração

A residência de alvenaria projetada e executada pelo escritório Inoue e Lima Arquitetura e Engenharia teve o desafio de desenvolver uma casa predominantemente térrea e com integração da área de lazer com a social.
"A sala com pé-direito duplo  integra os ambientes e confere um porte amplo e com jogo de volumes e cobertura proporcionando um movimento orgânico na construção. Na parte frontal temos uma piscina resguardada por um muro de alvenaria e vidro integrada à churrasqueira", conta o arquiteto Gilberto Inoue.
Para trazer conforto, foi utilizado piso aquecido por toda a residência. Guarda-corpos e corrimão de aço inox e vidro conferiram transparência, leveza e segurança.

Vista para o lago

Em um terreno com topografia desafiadora, com um aclive de mais de 9 m, a Casa do Lago, idealizada pelo Studio MG2, deveria visar conforto térmico, privilegiando a face norte para a área social e quartos e a vista para o lago do condomínio.
"A residência se compõe de blocos sobrepostos. O grande volume de pedra em balanço, que se destaca na fachada frontal, esconde a área de serviço e o pátio. Idealizando a integração da área social com o jardim, criamos uma disposição longilínea para a área de estar, jantar e gourmet. Todos os ambientes se abrem para a piscina na área externa", destacam os arquitetos Mariana Manzoni e Rafael Gimenez Gonçalves.

Moderno e amplo

O conceito da arquitetura modernista fundamentou o partido do projeto, realizado pela arquiteta Naiara Ceccon. A casa térrea inclui uma grande sala integrada e área íntima com ambientes funcionais.
O horizonte é o elemento marcante da proposta, pois não há paredes entre os ambientes e se forma uma grande sala central – um hall ao ar livre - que se abre para o jardim privativo por meio de grandes planos de vidro.
"Os acabamentos escolhidos, tanto na arquitetura como no projeto de interiores, assim como na seleção dos móveis, convergem a linha modernista aplicada na elaboração do projeto da casa", pontua a arquiteta.

Pet friendly

Utilizar o máximo do potencial construtivo do terreno, criando uma residência agradável para um casal receber amigos e curtir o dia com seus cachorros Banana e Cocada. Para cumprir estes objetivos, as arquitetas da NK Arquitetura, Nicolle R. Nogueira e Katherine Heim Weber, propuseram um projeto que transformou o subsolo em garagem e área de serviço.
A solução liberou o térreo para a área social integrada, que cruza da frente aos fundos do terreno, proporcionando ventilação cruzada e integração visual. O pavimento superior é destinado à área privativa e, acima, um grande terraço descoberto com churrasqueira, destinado a festas e apreciação da vista do bosque.
A composição de uma paleta cinza com a madeira foi um pedido dos próprios clientes. “A estética é bem demarcada por linhas retas e a projeção do pavimento superior protege a entrada e aumenta a privacidade da suíte principal. Já a paleta interna traz a contemporaneidade do cinza com a natureza e aconchego da madeira.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!