Trabalhar em casa

Anuário 2020

O ano do home office: 3 inspirações para incorporar o escritório ao lar

Erica Hong, especial para Haus
22/10/2020 16:26
Thumbnail
Nos últimos meses, o home office se consolidou de vez. O escritório passou a fazer parte da rotina da casa e, para garantir a produtividade e concentração, é preciso organizar o ambiente, levando em conta o espaço, iluminação e os móveis.
Para isso, arquitetos e design interiores que participaram do Anuário HAUS 2020 trouxeram tendências, novidades e muita personalidade para adaptar os projetos à nova realidade. Confira alguns ambientes que apresentam ambientes com soluções e ideias para o trabalho remoto.

Home office: o centro das atenções

O foco do projeto era desenvolver um espaço aconchegante para uma jovem médica descansar entre um plantão e outro. Mas o apartamento desenvolvido pela Caasa+ Arquitetura e Design ganhou outro destaque: o espaço de trabalho.
"Nesse momento de isolamento social, o home office foi o destaque do projeto, com uma iluminação intimista e funcional, ele foi o centro das atenções", conta a arquiteta Roseli Aderno, responsável pelo projeto.
O aconchego veio da união do MDF bege laca AC da Lopar e da parede cor flocos de arroz. Espelhos também foram utilizados estrategicamente para dar amplitude ao espaço. E como acabamento, o piso vinílico foi adotado pensando na praticidade, durabilidade e conforto térmico.

Contemporâneo e funcional

A Residência IK, projetada pelas arquitetas Elaine Zanon & Claudia Machado + Arquitetare, foi pensada para um jovem casal e seus filhos pequenos.
O sonho da família era uma casa de três andares, com uma linha contemporânea e funcional. Assim, o subsolo foi destinado a garagem e área de serviços, o térreo contempla as áreas sociais e de lazer, e o superior foi destinado às áreas íntimas da família.
Para trazer funcionalidade ao ambiente e inserir o escritório na casa, a integração dos espaços foi a aposta das arquitetas. O resultado foi um equilíbrio e intimismo em todos os cômodos da casa.
"O conceito do projeto surgiu de uma particularidade dos clientes de sonhar com uma casa que fosse contemporânea e que abrigasse o estilo de vida do casal e das crianças", diz Elaine Zanon. A área interna manteve ainda a linguagem do exterior, com uso da mesma paleta de cores.

Conforto e praticidade

Uma residência confortável, moderna e com personalidade. Esse foi o projeto desenvolvido pelo escritório Florida Excellence Interior Design para uma família em Orlando.
O estilo contemporâneo e os elementos naturais do ambiente trazem o conforto e praticidade que o home office precisa. Na sala de estar, o uso do painel ripado em madeira aquece o visual, enquanto os detalhes das boiseries e arandelas completam as paredes e dão um charme a mais.
Para promover ainda mais aconchego ao espaço, cortinas e cabeceiras sob medida elevam os ambientes a um nível diferenciado, com praticidade e sofisticação. A iluminação e a escolha dos objetos de decoração foram estudadas de maneira particular para criar cenas únicas e especiais em todos os espaços.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!