i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sem monotonia

5 projetos que apostam em cores neutras com elegância e sobriedade

  • PorGabrielle Sversut, especial para HAUS
  • 30/10/2020 14:33
5 projetos que apostam em cores neutras com elegância e sobriedade
| Foto:

Nudes, cinzas, brancos e pretos. Optar por esses tons na decoração do lar é uma escolha segura e versátil para os cômodos sofisticados e elegantes. As tonalidades neutras possuem baixa intensidade e contraste, o que facilita a criação de espaços harmoniosos e aconchegantes.

A vantagem de escolher tons neutros é a facilidade de combinações e de harmonização com acessórios, além de tornarem o ambiente mais claro e, consequentemente, mais amplo.

Siga HAUS no Instagram!

Porém, enquanto esses tons imprimem uma estética delicada, também carregam a possibilidade de tornar os ambientes monótonos, se não utilizados com criatividade e bom gosto. Então, que tal algumas inspirações bem sucedidas?

Selecionamos cinco projetos apresentados no Anuário Haus 2020 que mostram como montar uma decoração elegante apenas com tons neutros e que podem servir de inspiração.

Aliado ao paisagismo

O desafio do projeto assinado por Ana Letícia Virmond foi garantir conforto e elegância a um ambiente amplo de pé direito duplo. Para tornar o espaço agradável e caloroso, foram mesclados materiais e texturas, sempre empregando tons naturais, isso contribuiu para um espaço com toque contemporâneo.

“As cores neutras, branco e caramelo, favorecem um cenário leve e acolhedor que remete a ideia do bem estar da família e amigos”, afirma a arquiteta. O projeto também conta com painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off-white.

Para complementar a estética clean, o espaço conta com detalhes em verde que trouxeram o paisagismo externo para dentro da casa, proporcionando uma experiência aconchegante para quem vivencia.

Madeira como protagonista

A casa de estilo contemporâneo projetada por Cristiane Gusmão teve como principal recurso a madeira. O material garantiu a sensação de aconchego mesmo com as grandes dimensões do espaço.

Para os móveis planejados da sala de estar, jantar e cozinha e os adornos de decoração, como tapetes e quadros, o cinza foi a cor protagonista. O tom neutro dialoga perfeitamente com a madeira.

Nos quartos, os espaços claros também prevaleceram. Para esse cômodo, a escolha foi mesclar móveis planejados beges com mobiliário branco.

Cor nos quadros

O arquiteto Giuliano Marchiorato transformou o apartamento de 121 m² em um ambiente contemporâneo, funcional e sem excessos. Para chegar a esse resultado ele optou por tons neutros. Os acabamentos em tecidos e pinturas cruas e monocromáticas reforçam a ideia de um ambiente minimalista.

| Eduardo Macarios

A madeira, o concreto e o mármore branco foram os três principais elementos utilizados. “A mistura do aquecimento da madeira com a rusticidade do concreto e do mármore acreditamos ser a combinação perfeita. As lacas em tons monocromáticos vestem o restante do apartamento”, explica.

| Eduardo Macarios

A escolha de tons neutros permitiu adicionar ao apartamento toque de cores através de quadros coloridos, que se tornaram ponto focal na decoração. Estes itens também ajudaram a imprimir a personalidade dos proprietários.

| Eduardo Macarios

Preto, branco e cinza

A proposta da designer de interiores Hellen Giacomitti foi projetar uma área social visando um estilo clean e sofisticado. As paredes receberam uma pintura cinza que contrasta com o mobiliário branco e preto das salas de estar e jantar.

| Dea Fylyk

O branca da base é contraposto pela cor preta nos móveis e no lustre da área de jantar, enquanto o veludo dos estofados evidencia o aconchego e o conforto da sala.

| Dea Fylyk

O destaque fica por conta da cristaleira espelhada com nicho de mármore. Além da funcionalidade, o espelho promove a sensação de amplitude e a iluminação embutida cria dinamismo.

| Dea Fylyk

Concreto e madeira

A reforma do apartamento de 105 m² idealizava um projeto atemporal, acolhedor e elegante. Para isso, a arquiteta Karoline Filler seguiu uma paleta de tons neutros por toda a residência.

| Nenad Radovanovic

"Utilizamos base neutra monocromática, branco, cinza, preto e pontuamos cores na decoração e objetos de arte”, conta.

| Nenad Radovanovic

Para realçar a integração dos ambientes e promover a mesma linguagem por todo o apartamento, foram utilizados materiais como o concreto, presente no piso, e a madeira, do painel da sala de estar.

| Nenad Radovanovic
Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.