Sem monotonia

Anuário 2020

5 projetos que apostam em cores neutras com elegância e sobriedade

Gabrielle Sversut, especial para HAUS
30/10/2020 17:33
Thumbnail
Nudes, cinzas, brancos e pretos. Optar por esses tons na decoração do lar é uma escolha segura e versátil para os cômodos sofisticados e elegantes. As tonalidades neutras possuem baixa intensidade e contraste, o que facilita a criação de espaços harmoniosos e aconchegantes.
A vantagem de escolher tons neutros é a facilidade de combinações e de harmonização com acessórios, além de tornarem o ambiente mais claro e, consequentemente, mais amplo.
Porém, enquanto esses tons imprimem uma estética delicada, também carregam a possibilidade de tornar os ambientes monótonos, se não utilizados com criatividade e bom gosto. Então, que tal algumas inspirações bem sucedidas?
Selecionamos cinco projetos apresentados no Anuário Haus 2020 que mostram como montar uma decoração elegante apenas com tons neutros e que podem servir de inspiração.

Aliado ao paisagismo

O desafio do projeto assinado por Ana Letícia Virmond foi garantir conforto e elegância a um ambiente amplo de pé direito duplo. Para tornar o espaço agradável e caloroso, foram mesclados materiais e texturas, sempre empregando tons naturais, isso contribuiu para um espaço com toque contemporâneo.
“As cores neutras, branco e caramelo, favorecem um cenário leve e acolhedor que remete a ideia do bem estar da família e amigos”, afirma a arquiteta. O projeto também conta com painéis de madeira com acabamento fosco e detalhes em laca off-white.
Para complementar a estética clean, o espaço conta com detalhes em verde que trouxeram o paisagismo externo para dentro da casa, proporcionando uma experiência aconchegante para quem vivencia.

Madeira como protagonista

A casa de estilo contemporâneo projetada por Cristiane Gusmão teve como principal recurso a madeira. O material garantiu a sensação de aconchego mesmo com as grandes dimensões do espaço.
Para os móveis planejados da sala de estar, jantar e cozinha e os adornos de decoração, como tapetes e quadros, o cinza foi a cor protagonista. O tom neutro dialoga perfeitamente com a madeira.
Nos quartos, os espaços claros também prevaleceram. Para esse cômodo, a escolha foi mesclar móveis planejados beges com mobiliário branco.

Cor nos quadros

O arquiteto Giuliano Marchiorato transformou o apartamento de 121 m² em um ambiente contemporâneo, funcional e sem excessos. Para chegar a esse resultado ele optou por tons neutros. Os acabamentos em tecidos e pinturas cruas e monocromáticas reforçam a ideia de um ambiente minimalista.
A madeira, o concreto e o mármore branco foram os três principais elementos utilizados. “A mistura do aquecimento da madeira com a rusticidade do concreto e do mármore acreditamos ser a combinação perfeita. As lacas em tons monocromáticos vestem o restante do apartamento”, explica.
A escolha de tons neutros permitiu adicionar ao apartamento toque de cores através de quadros coloridos, que se tornaram ponto focal na decoração. Estes itens também ajudaram a imprimir a personalidade dos proprietários.

Preto, branco e cinza

A proposta da designer de interiores Hellen Giacomitti foi projetar uma área social visando um estilo clean e sofisticado. As paredes receberam uma pintura cinza que contrasta com o mobiliário branco e preto das salas de estar e jantar.
O branca da base é contraposto pela cor preta nos móveis e no lustre da área de jantar, enquanto o veludo dos estofados evidencia o aconchego e o conforto da sala.
O destaque fica por conta da cristaleira espelhada com nicho de mármore. Além da funcionalidade, o espelho promove a sensação de amplitude e a iluminação embutida cria dinamismo.

Concreto e madeira

A reforma do apartamento de 105 m² idealizava um projeto atemporal, acolhedor e elegante. Para isso, a arquiteta Karoline Filler seguiu uma paleta de tons neutros por toda a residência.
"Utilizamos base neutra monocromática, branco, cinza, preto e pontuamos cores na decoração e objetos de arte”, conta.
Para realçar a integração dos ambientes e promover a mesma linguagem por todo o apartamento, foram utilizados materiais como o concreto, presente no piso, e a madeira, do painel da sala de estar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!