Lazer

Anuário 2020

Projetos com linguagem descontraída integram hobbies à decoração da casa

Por Erica Hong, especial para HAUS
29/10/2020 11:30
Thumbnail
Dividir as horas do dia entre trabalho, tarefas domésticas e família é um desafio para muitos. Mas, além disso, também é importante dedicar um momento para si mesmo. Afinal, quem não gosta de ficar off para aliviar o estresse do dia a dia?
Além de tornar o tempo no lar mais prazeroso, essas atividades podem ser grandes aliadas para o desenvolvimento de novas habilidades e até na criação de um novo negócio.
Mais do que apresentar um projeto exclusivo e personalizado, nesse novo cenário, foi preciso adaptar hobbies ao estilo e layout dos ambientes, com soluções inteligentes e integradas com a rotina dos moradores.
Confira alguns espaços desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores e apresentados no Anuário HAUS 2020.

Lazer e entretenimento

Hall, estar, sala de jogos e TV. Ambientes conectados que preenchem a parte social da casa e oferecem espaço para realização dos mais variados hobbies. A arquiteta Elis Horning projetou espaços de lazer leves e com personalidade para receber amigos e familiares.
"Espaços que dialogam entre si, interligados por meio da composição de cores e materialidades permeiam todos os ambientes sociais. O desenho da marcenaria somado à escolha da mobília solta reforça a identidade e continuidade aos ambientes de lazer", explica.
Na sala de jogos, um layout bem funcional libera espaços ao redor da mesa de sinuca, a protagonista do projeto. O pórtico sob medida abraça a mesa de cartas e cria espaço para um pequeno bar e cristaleira. Papel de parede e cortinas trazem o acolhimento e ajudam na acústica. A iluminação demarca os pontos de interesse e enfatiza a sutileza da gama de acabamentos que permeiam a paleta de cinza.

Para brindar

A proposta da arquiteta Carla Kiss foi criar mais de um ambiente em um único espaço, fazendo a integração completa entre as áreas de hall de entrada, estar, jantar, sala de TV, adega, lareira, copa e cozinha. Além de uma área que pudesse receber perfeitamente os amigos dos moradores com uma área exclusiva para os vinhos e bar.
"Para isto o projeto utilizou peças e mobiliários que permitissem ambientes integrados, porém exercendo estas variadas funções. Para criar um ponto de destaque focal no ambiente a lareira recebeu um revestimento marcante e especial, o mármore italiano preto, que pode ser visto de todos os espaços desta área", conta a arquiteta.

Para degustar

Dar um up na residência e agregar novos espaços que contemplem seus gostos e hobbies é um ótimo motivo para reformar a casa. Para isso, a pedidos dos clientes, a arquiteta Viviane Busch projetou um ambiente destinado à degustação de vinhos e recebimento de convidados.
Embora o universo do vinho tenha sido o ponto de partida, o projeto incorporou a modernidade do casal. Sobre uma lareira a álcool em Onix Verde Paquistano iluminado, um revestimento em madeira tipo demolição com logo de vinhos em baixo relevo elevou-se pelo pé direito duplo, com um jardim vertical e nichos de aço cortén de fundo em acrílico para abrigar grandes safras.
À frente, criou-se um balcão curvo em Corian ladeado por banquetas em madeira e, na lateral, uma climatizadora de vinhos e frigobar duplos. Pela parede de quase 6 m de altura, sobe uma estante em estrutura metálica com vinhos e objetos selecionados.
"O destaque do ambiente fica por conta do painel vertical em madeira, nichos para vinhos iluminados e vegetação. A coleção de apelo afetivo são os vinhos, que necessitaram da criação de um espaço especial", revela a arquiteta.

Para colecionar

O cliente é apaixonado por cores, carros esportivos e reunir os amigos. Então, a missão das arquitetas Giulia Piazza e Michelle Vilaça, da Vilarq Arquitetura e Interiores, foi repaginar uma garagem para transformá-la em espaço de living que contemplasse os hobbies do empresário. Além de projetar uma área externa e academia, em um espaço de 160 m².
O ambiente não perdeu o DNA de garagem e incorporou uma Ferrari à decoração. Na sala, o veículo dialoga com outros elementos de coleção do empresário. A decoração viva e descontraída quebra a seriedade do luxo de um piano de calda preto.
A obra traz uma paleta neutra como base e colorida nos acessórios. Nos fundos da casa, uma academia em madeira ganha privacidade, cercada pela vegetação natural do terreno.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!