Otimização de espaços

Anuário 2020

6 soluções para ambientes pequenos ou com metragem limitada

Gabrielle Sversut, especial para HAUS
20/10/2020 14:00
Thumbnail
Os imóveis têm sido projetados cada vez mais enxutos, e se engana quem associa isso a ambientes desconfortáveis e sem detalhes. Quem tem imóveis pequenos sabe que decorar o lugar sem que ele pareça estar apertado é uma tarefa desafiadora, mas o resultado pode ser agradável e aconchegante.
Selecionamos seis projetos apresentados no Portfólio HAUS que comprovam que pouco espaço não é uma barreira na hora de decorar. As propostas vão desde espelhos em pontos estratégicos até a instalação de estruturas para subdividir o local.

Delicadeza e aconchego

A arquiteta Roseli Aderno, da Caasa +, em parceria com a designer de interiores Gabriela Meister, teve o desafio de transformar um apartamento de 55 m² em um lar cheio de conforto para uma jovem médica.
Para proporcionar a sensação de amplitude, foram utilizados alguns truques, entre eles, posicionar espelhos em lugares estratégicos e cores neutras nas paredes e mobiliários, que fizeram o ambiente parecer mais espaçado.
Os móveis planejados facilitaram a otimização da área. “A marcenaria foi nossa aliada no quesito aproveitamento de espaço e funcionalidade”, afirma Roseli.

Tons neutros e iluminação

O ideal para espaços limitados é apostar em cores neutras e essa foi a escolha da arquiteta Marjorie Guibur para o projeto de um quarto e closet com ares românticos. Ela apostou em tons claros nas paredes e no mobiliário, e rosa envelhecido nos detalhes. A iluminação ganhou charme com um pendente de cristal e luminárias indiretas nas sancas.
A fim de tornar o closet mais funcional e amplo, o layout foi totalmente remodelado. Para compor ambos os cômodos, a pedido da cliente foram usados mobiliários soltos.
“Todos os pontos foram pensados para transformar o ambiente desde a implementação de cortinas em tecido até a escolha dos tons, acabamentos e iluminação”, finaliza Marjorie.

Segmentação funcional

Rodolfo Fontana projetou o escritório que leva seu nome e a alternativa encontrada para um bom aproveitamento do espaço de 40 m² foi a criação de um cubo central em marcenaria.
A estrutura teve como finalidade subdividir as áreas sem perder integração, criando então uma promenade architecturale, ou seja, possibilitando circulação livre no entorno e aumentando o espaço.
Dessa forma, o escritório ganhou um novo design sem ser necessário passar por intervenções estruturais, uma vez que a sala é alugada.

Personalização

Para transformar um loft de 30 m² em um espaço sofisticado que atendesse a demanda de uma jovem com rotina agitada, a designer de interiores Izabella Armelin projetou um espaço 100% personalizado em que a funcionalidade foi o objetivo principal.
Para isso, os móveis foram feitos sob medida e desenhados de acordo com os itens pessoais da proprietária.
“O maior desafio foi ter um espaço tão pequeno para a escada, por isso, optamos em eliminar o corrimão para que sobrasse mais espaço de circulação e também para trazer leveza ao ambiente junto a um guarda corpo de vidro”, conta a designer.
Os tons claros da mobília, o mármore branco e os janelões também foram fatores que contribuíram para construir um lar visualmente amplo.

Luz natural

O conceito que guiou este projeto foi a entrada de luz natural. Nonnie Fenianos é a arquiteta responsável pela reforma deste sobrado compacto, que passou de 80 para 120 m². O planejamento possibilitou a adição de um quarto, churrasqueira, jardim de inverno e uma lavanderia oculta dentro de um armário.
Para criar amplitude visual, a proposta foi permitir a entrada de luz natural, para isso no pavimento superior foi adicionada uma cobertura em vidro, a fim de aumentar a claridade. No térreo, paredes foram substituídas por fechamento em vidro, com o intuito de tornar a casa menos compartimentada.
O jardim de inverno também foi estrategicamente pensado para possibilitar a entrada de luz e ventilação, além de ser visualmente agradável.
Para garantir um lar colorido, as cores vivas ficaram por conta dos detalhes. “Trouxemos cores com o mobiliário e os quadros personalizados. Os quadros do artista plástico e arquiteto Rodrigo Ramon Rodrigues, pintura em acrílico sobre tela, ambientam e enriquecem o projeto com o toque de cor, onde personalizamos com os três filhos do casal”, conclui a arquiteta.

Integração de ambientes

No projeto do escritório da SAFEGOLD, as arquitetas Tatiana Ravache e Laura Ribas propuseram um ambiente multifuncional e integrado. Divisórias em vidro separam as salas de reunião, copa e sala privativa e, quando abertas, criam uma sala de convivência e treinamento.
Um armário do piso ao teto com a frente ripada visa a funcionalidade. “Alguns nichos com iluminação compõem este móvel, abrindo espaço para elementos de decoração e materiais do escritório”, explicam as arquitetas.
A sobriedade e sofisticação foram destacadas no uso de cores neutras como o preto e cinza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!