Anuário HAUS 2021

Anuário 2021

Arquitetura de espaços gastronômicos contribui para a experiência do cliente; confira 5 projetos

HAUS
10/11/2021 12:27
Thumbnail

Detalhe da cozinha e da principal área de permanência do hub gastronômico Sacas, que une brasilidade e estilo industrial na decoração. | Leticia Akemi/HAUS

A capital paranaense é um prato cheio para quem gosta de bons cafés, bares e restaurantes. Muitos desses espaços gastronômicos agradam os clientes não só pelo cardápio, mas também pela ambientação diferenciada, com decoração única e arquitetura marcante. Listamos cinco projetos de espaços gastronômicos de Curitiba que são um verdadeiro deleite para o estômago e para os olhos. São propostas criativas e inovadoras que integram o Anuário HAUS 2021. Confira!

Sacas Hub

Uma casa de 1940 foi completamente reformada para abrigar o pub gastronômico Sacas Hub. O conceito do projeto surgiu da própria história construtiva do local, evidenciando a rusticidade e o industrial, que se misturam com elementos brasileiros e mobiliários contemporâneos.
No sótão fica o escritório de Givago Ferentz Arquitetos, responsável pelo projeto. Há, ainda, salas e espaço para as consultorias e reuniões. O destaque do empreendimento é a cozinha profissional e a adega, cuidadosamente planejadas para servir de ponto de apoio para eventos.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Tokyo Milano

Assinado pelo escritório André Henning Arquitetura, o projeto do Tokyo Milano explora de forma refinada as diversas nuances que a cultura japonesa possui. O restaurante de gastronomia japonesa tem áreas instagramáveis, que receberam tratamento de acabamentos de marcenaria, iluminação e aplicação de grafite.
Outro destaque do projeto é o espaço de entrada frontal, onde há uma cascata de luz que simula um céu estrelado. Os jogos de elementos arquitetônicos com vegetações e luzes criam uma atmosfera única.

Go Coffee

Este projeto, também assinado por André Henning Arquitetura, apresenta o novo conceito da Go Coffee, cafeteria com conceito “to go” que tem mais de 130 lojas em todo país. Os elementos clássicos da marca, como a cor verde e a vegetação, estão presentes no projeto, assim como elementos de mobiliário com materiais rústicos e espaços de descanso.
A arquitetura foi pensada para proporcionar a criação de pausas no dia a dia para se tomar um bom café. O arquiteto buscou expressar os traços da cidade contemporânea e suas diversas nuances no espaço. O painel de personalização e os espaços instagramáveis reforçam ainda mais o conceito por meio da criação de experiências para o cliente.

Pasta Basta

A Pasta Basta é um restaurante de comida italiana com a premissa de proporcionar o prazer em bem comer, em um espaço que transmite a sua identidade: simples, casual e aconchegante. O restaurante, situado na Rua Saldanha Marinho, dialoga com a cidade através de uma generosa varanda frontal.
Internamente, a estratégia de projetar aberturas que conectam visualmente salão, cozinha, caixa e área de delivery confere amplitude ao espaço. Na cozinha, balcões organizam o fluxo de trabalho, enquanto o tom claro da madeira traz leveza ao ambiente. A execução civil, realizada pela Prumo Engenharia, foi acompanhada em todo período de obra pela numa arquitetos, que assina o projeto.

OX Room Steakhouse

A OX Room Steakhouse é uma combinação de churrascaria com lounges, espaço para DJ e bar de drinks. Um ambiente descontraído, confortável, slow food.
O projeto assinado pelo Studio Guilherme Bez traz elementos que reafirmam esses conceitos, a começar pela entrada com a fachada em brasas. As chamas finalizam no ambiente chamado Garden, que conta com árvores nativas, arte e outras experiências para o público.
O espaço, que acomoda 250 pessoas, tem 5 áreas interligadas e muitos detalhes. Um mix de estilos contemporâneos, rústico e industrial predominam e trazem um tom mais intenso ao ambiente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!