Decoração rebuscada

Anuário 2021

5 projetos que mostram que é possível incorporar o clássico a ambientes atuais

HAUS
17/11/2021 12:37
Thumbnail
A arquitetura clássica, que nasceu na antiguidade grega e romana, continua fascinando a humanidade e influenciando projetos arquitetônicos e de interiores milênios depois de seu surgimento. Afinal, a elegância, opulência e grandiosidade do estilo são algumas das características que muitas pessoas desejam para suas residências nos dias de hoje. Móveis robustos, peças de design rebuscado, paleta neutra e revestimento com materiais nobres são algumas das maneiras de evocar o clássico em projetos contemporâneos.
O estilo pode ser antigo, mas não antiquado: é possível aliar ele ao que há de melhor quando se trata das tendências da atualidade. O resultado desse encontro do tradicional com o moderno são projetos elegantes e sofisticados. No Anuário HAUS 2021, há bons exemplos disso. Selecionamos cinco propostas que incorporam o clássico a projetos atuais de modo original. Confira e inspire-se!

Clássico com toque contemporâneo

Para compor um estilo clássico, mas com toques contemporâneos, o amplo acervo de mobiliários já existentes norteou este projeto assinado pelo escritório Sheila Jesus Interiores. O desafio foi utilizá-los para obter a perfeita fusão com os novos mobiliários e com a tecnologia da automação.
O escritório apostou em acabamentos atemporais e sofisticados. A decoração conta com peças pontuais e paleta de cores escuras, caracterizando o ambiente masculino junto com adornos cheios de memórias afetivas.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Detalhes em dourado

A opulência da arquitetura clássica é uma das marcas deste projeto assinado pelo escritório Mônica Becker Arquitetura e Interiores. O uso de materiais nobres, madeira e detalhes dourados na decoração, como o aparador e o espelho clássico, pontuam o estilo nos ambientes.
O piso original de mármore e madeira foi mantido e tratado com acabamento fosco. A modernidade não foi deixada de lado. Este projeto, que englobou a reforma da área social do apartamento de 450 m², integrou ambientes e trouxe novo mobiliário com paleta de cores neutras, com toques de azul petróleo nos itens de decoração.

Sofisticado e acolhedor

Assinada por Rosa Dalledone Arquitetura, esta reforma contemplou a integração dos espaços com a valorização das áreas e da paisagem. Foram tiradas paredes que separavam os ambientes e fechadas as varandas, agora envidraçadas. O piso de madeira natural trouxe uma base de calor ao ambiente.
Painéis em mármore branco Paraná com recortes elaborados deram sofisticação ao projeto, assim como a iluminação de efeito, com apenas alguns elementos decorativos que trazem mais fluidez. Marcenaria com design exclusivo e bem elaborada complementa móveis soltos de belo design e qualidade, além de acomodar objetos de decoração que dão personalidade ao ambiente.

Paleta leve e requintada

Elementos clássicos foram aliados ao conceito de arquitetura contemporânea neste projeto de apartamento assinado pelo escritório André Henning Arquitetura. Entre os elementos de destaque estão pedras, iluminação cênica e materiais que compõem uma paleta leve e requintada, com a ideia de criar uma composição complementar entre os ambientes.
Com mobiliário de design e um espaço bem planejado, o layout inicial da construtora foi repensado. Foram feitas alterações para conseguir uma sala mais ampla e com maior espaço entre o sofá e a televisão. Destaca-se o painel de TV com marcenaria e pedra, lareira e painel do sofá.

Ambiente rebuscado

O conceito inicial deste projeto assinado pelo escritório Gazzalle Arquitetura era modernizar as características do ambiente. Para isso, elementos modernos como móveis de design e marcenaria ripada foram inseridos no hall social que traz características clássicas como o lustre rebuscado, o uso de pedras em revestimentos, tons sóbrios e itens decorativos metalizados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!