Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
5 projetos que mostram que é possível incorporar o clássico a ambientes atuais
| Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

A arquitetura clássica, que nasceu na antiguidade grega e romana, continua fascinando a humanidade e influenciando projetos arquitetônicos e de interiores milênios depois de seu surgimento. Afinal, a elegância, opulência e grandiosidade do estilo são algumas das características que muitas pessoas desejam para suas residências nos dias de hoje. Móveis robustos, peças de design rebuscado, paleta neutra e revestimento com materiais nobres são algumas das maneiras de evocar o clássico em projetos contemporâneos.

O estilo pode ser antigo, mas não antiquado: é possível aliar ele ao que há de melhor quando se trata das tendências da atualidade. O resultado desse encontro do tradicional com o moderno são projetos elegantes e sofisticados. No Anuário HAUS 2021, há bons exemplos disso. Selecionamos cinco propostas que incorporam o clássico a projetos atuais de modo original. Confira e inspire-se!

Clássico com toque contemporâneo

| Gerson Lima/Divulgação

Para compor um estilo clássico, mas com toques contemporâneos, o amplo acervo de mobiliários já existentes norteou este projeto assinado pelo escritório Sheila Jesus Interiores. O desafio foi utilizá-los para obter a perfeita fusão com os novos mobiliários e com a tecnologia da automação.

| Gerson Lima/Divulgação

O escritório apostou em acabamentos atemporais e sofisticados. A decoração conta com peças pontuais e paleta de cores escuras, caracterizando o ambiente masculino junto com adornos cheios de memórias afetivas.

| Gerson Lima/Divulgação

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Detalhes em dourado

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

A opulência da arquitetura clássica é uma das marcas deste projeto assinado pelo escritório Mônica Becker Arquitetura e Interiores. O uso de materiais nobres, madeira e detalhes dourados na decoração, como o aparador e o espelho clássico, pontuam o estilo nos ambientes.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

O piso original de mármore e madeira foi mantido e tratado com acabamento fosco. A modernidade não foi deixada de lado. Este projeto, que englobou a reforma da área social do apartamento de 450 m², integrou ambientes e trouxe novo mobiliário com paleta de cores neutras, com toques de azul petróleo nos itens de decoração.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Sofisticado e acolhedor

| Giacomo Dalledone Gasparin/Divulgação

Assinada por Rosa Dalledone Arquitetura, esta reforma contemplou a integração dos espaços com a valorização das áreas e da paisagem. Foram tiradas paredes que separavam os ambientes e fechadas as varandas, agora envidraçadas. O piso de madeira natural trouxe uma base de calor ao ambiente.

| Giacomo Dalledone Gasparin/Divulgação

Painéis em mármore branco Paraná com recortes elaborados deram sofisticação ao projeto, assim como a iluminação de efeito, com apenas alguns elementos decorativos que trazem mais fluidez. Marcenaria com design exclusivo e bem elaborada complementa móveis soltos de belo design e qualidade, além de acomodar objetos de decoração que dão personalidade ao ambiente.

| Giacomo Dalledone Gasparin/Divulgação

Paleta leve e requintada

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Elementos clássicos foram aliados ao conceito de arquitetura contemporânea neste projeto de apartamento assinado pelo escritório André Henning Arquitetura. Entre os elementos de destaque estão pedras, iluminação cênica e materiais que compõem uma paleta leve e requintada, com a ideia de criar uma composição complementar entre os ambientes.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Com mobiliário de design e um espaço bem planejado, o layout inicial da construtora foi repensado. Foram feitas alterações para conseguir uma sala mais ampla e com maior espaço entre o sofá e a televisão. Destaca-se o painel de TV com marcenaria e pedra, lareira e painel do sofá.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Ambiente rebuscado

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

O conceito inicial deste projeto assinado pelo escritório Gazzalle Arquitetura era modernizar as características do ambiente. Para isso, elementos modernos como móveis de design e marcenaria ripada foram inseridos no hall social que traz características clássicas como o lustre rebuscado, o uso de pedras em revestimentos, tons sóbrios e itens decorativos metalizados.

| Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]