Integração

Anuário 2021

6 cozinhas e espaços gourmet que unem estilo e funcionalidade

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
08/11/2021 14:25
Thumbnail

O foco deste projeto assinado pelo escritório Ana Crivellaro Arquitetura foi a integração entre espaço gourmet e área social. | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Cozinhar é um ato ainda mais prazeroso em um ambiente funcional, confortável e que desperte os nossos sentidos. Para ter uma cozinha ou área gourmet que proporcione tudo isso, é essencial pensar em cada detalhe que garantirá a praticidade e a estética desejada, do projeto luminotécnico aos revestimentos. Se você quer construir, decorar ou reformar a sua cozinha ou área gourmet, o Anuário HAUS 2021 é um verdadeiro cardápio de inspirações. Selecionamos seis projetos que aliam estilo e funcionalidade. Confira!

Clean e prática

Clean, prática e funcional. Essas são as características que melhor definem esta cozinha assinada pelo escritório Elis Hornig Arquitetura. Assim como o restante da residência, este ambiente foi projetado com cores neutras que transmitem a sensação de amplitude e leveza. A cozinha foi integrada à parte social da casa, que contempla sala de estar, jantar e churrasqueira. O resultado dessa integração foi uma casa aconchegante, unificada, espaçosa e bem iluminada.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Industrial

A marcenaria preta e o contraste com o mármore branco da ilha central confere personalidade a esta cozinha assinada pelo escritório Bergamini e Neitzke Arquitetos Associados. A inspiração pelo estilo industrial fica marcada pelas cores escuras, coifas cilíndricas metalizadas e pelo piso com efeito cimentício. A prateleira suspensa instalada ao lado das coifas dá um toque extra de estilo e sofisticação.

Natureza em destaque

Um belo jardim vertical com plantas vivas é o pano de fundo desta área gourmet assinada pelo escritório Simone Carneiro Arquitetura. O ambiente integra cozinha, churrasqueira, área social e de convívio de maneira orgânica e aconchegante, explorando materiais nobres e naturais.
Na bancada, o destaque é o tampo em madeira maciça embutido na bancada monolítica em mármore branco Paraná. Ao lado do jardim vertical, uma elegante cristaleira dá apoio à churrasqueira e à cozinha. A lateral em vidro proporciona leveza ao móvel suspenso.

Moderna e sofisticada

Luxo e sofisticação são as marcas dessa residência projetada pelo escritório Cinandra Geremia Arquitetura & Interiores. A cozinha composta em tons de cinza e azul petróleo foi integrada à área social, mas pode ser setorizada com o uso do painel com porta de correr. Toda a parte de marcenaria foi desenvolvida pelo escritório e os móveis soltos foram escolhidos com base na qualidade e no design atemporal.

Integração

Este apartamento de 230 m² passou por uma reforma completa, com projeto de interiores assinado pelo escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores. A prioridade foi integrar o espaço gourmet com as salas de estar, jantar e lareira, deixando esses ambientes elegantes e funcionais.
Na paleta escolhida predominam o tons neutros, realçados por pontuais objetos com cor. O rajado do efeito marmorizado dos porcelanatos usados na lareira e nas bancadas foi realçado pelos detalhes da marcenaria amadeirada, compondo nos mesmos tons.

Contemporânea

O foco deste projeto assinado pelo escritório Ana Crivellaro Arquitetura foi a integração entre espaço gourmet e área social.
O foco deste projeto assinado pelo escritório Ana Crivellaro Arquitetura foi a integração entre espaço gourmet e área social.
O foco deste projeto assinado pelo escritório Ana Crivellaro Arquitetura foi a integração entre os ambientes do pavimento térreo. Para que isso fosse possível, a residência passou por uma reforma em que as paredes que isolavam a cozinha foram removidas, integrando esse espaço com a sala de jantar e churrasqueira em uma área gourmet prática e elegante.
A linguagem é contemporânea, com tons neutros e iluminação direta e indireta, proporcionando diferentes efeitos. Os revestimentos e acabamentos harmoniosos, aliados aos móveis sob medida, ajudaram a compor um ambiente charmoso, agradável, funcional e convidativo, perfeito para os momentos íntimos em família e para receber os amigos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!