Refrescância e sofisticação

Anuário 2021

6 projetos com piscinas que valorizam a área externa

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
18/10/2021 20:16
Thumbnail

Projeto do escritório Valliatti & Tomasi Patrão tem espaço de lazer e descanso integrado à natureza. | Celso Pilati/Divulgação

As piscinas tornam a área externa de uma residência ainda mais atraente, especialmente nos dias ensolarados. Elas levam sofisticação ao ambiente, garantem mais personalidade ao projeto e ainda valorizam o imóvel. Além de um espaço de lazer e convívio, as piscinas também integram a ambientação. Por isso, é importante que elas sigam o conceito do restante da residência. A escolha correta do revestimento e dos móveis do entorno também são essenciais para que o espaço seja ainda mais agradável.
Selecionamos seis projetos apresentados no Anuário HAUS 2021 com piscinas que valorizam a área externa. Confira!

Integração com a natureza

Neste projeto, os arquitetos do escritório Valliatti & Tomasi Patrão criaram uma residência contemporânea e integrada ao bosque de preservação, seguindo os principais desejos do jovem casal de moradores. A área externa manteve a atmosfera atual e monocromática do imóvel. A piscina retangular de borda infinita, com espaço reservado ao deck molhado, foi instalada em um local privilegiado, que tem a natureza como pano de fundo. O tom azulado da piscina inspirou a escolha dos móveis da área.

Sofisticação

A área da piscina do projeto assinado pela Projeta Construções e Interiores segue o conceito de modernidade, conforto e sofisticação da casa. A piscina em tom esverdeado é o destaque do ambiente, que tem revestimentos e mobiliário em tons neutros e elegantes. As amplas aberturas da área social permitem a integração com a área externa de lazer e levam mais amplitude ao local.

Vista para o lago

Eduardo Macarios
Eduardo Macarios
A piscina de borda infinita é um dos pontos altos do projeto da Casa do Lago, assinado pelo escritório Arquitetare Arquitetos Associados. O azul escolhido para o revestimento faz com que ela se integre ainda mais à paisagem e seja destaque na construção, implantada em um terreno alto, o que possibilita que seja avistada de longe. No seu entorno, móveis em tons sóbrios seguem a arquitetura minimalista do projeto, em que volumes puros e grandes panos de vidro permitem que a natureza adentre os ambientes internos. A localização da piscina também é um convite para que os moradores desfrutem da vista deslumbrante para o lago.

Tudo azul

A cor azul, usada no revestimento da piscina e na parede de cobogó, é o destaque da área externa desse projeto assinado pela Arquitecto Arquitetos Associados. Os tons vibrantes contrastam com o restante da residência, predominantemente branca. A área íntima da casa foi planejada para que as suítes, o home theater, a biblioteca e o escritório se abrissem para a área da piscina – tudo para integrar e valorizar ainda mais o espaço de lazer da casa.

Lazer para família e amigos

A grande inspiração para o projeto assinado pelo escritório Rafael Haliski Arquitetura foi a vista singular — localizado em Quatro Barras, no Paraná, o terreno conta com vista de 180° da Barragem do Rio Iraí, além do Morro do Anhangava ao fundo. A área tem dimensões generosas, 3,5 mil m², e nela optou-se por uma edificação horizontal em que os ambientes tivessem visuais únicos. Os proprietários gostam de receber a família e os amigos, e o amplo terraço é o ambiente ideal para esses encontros, com direito a fogo de chão e uma ampla piscina de bordas infinitas. O revestimento verde dá coloração especial à água.

Espaço para relaxar

Projetada pela K Herzog Arquitetura e Interiores, a área de lazer externa da Casa Vitabella é um convite ao relaxamento. A piscina ganhou um deck molhado, ideal para quem quer tomar sol e descansar tendo a água ao alcance das mãos. Tons de verde que dialogam com a natureza que circunda a residência foram os escolhidos para os móveis do espaço. O frescor e a vivacidade das plantas também adentram o ambiente a partir de elegantes jardins verticais. O projeto aposta nas diferentes texturas visuais, notáveis no contraste entre a paleta clara, visível nas pedras e no piso, e a escura, presente na madeira e no mobiliário.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!