Projetos litorâneos

Anuário 2021

8 casas de praia para sonhar com o verão

HAUS
29/10/2021 12:38
Thumbnail

A vista litorânea é o pano de fundo para todos os ambientes dessa casa, com projeto de interiores assinado pelo escritório Olesko & Lorusso.

Com vistas privilegiadas e projetos de encher os olhos, as residências litorâneas que integram o Anuário HAUS 2021 são verdadeiras casas de praia dos sonhos para quem gosta de curtir o verão (e todas as estações) com conforto.
Selecionamos oito projetos de imóveis de veraneio que aliam estética e funcionalidade, e que prezam pela integração do interior com a natureza. Confira e inspire-se!

Plantas e cores claras

Com vista para o mar, este projeto assinado pela arquiteta Laryssa Rocha foi integrado à paisagem litorânea. O uso de cores claras, como o branco e o bege, foi complementado com a lâmina de MDF amadeirada. A composição de materiais, em especial dos acabamentos, trouxe leveza para uma das casas de praia do Anuário Haus 2021. Para complementar o clima tropical, plantas foram inseridas nos ambientes.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Ícone paranaense

Projetada em 1965 pelo escritório Forte Gandolfi, a Casa da Pedra, localizada em Caiobá, é destaque no litoral e um dos ícones da arquitetura moderna do Paraná. No retrofit, realizado pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetare, foi preservada a arquitetura na sua paisagem da orla.
Painéis de brise de madeira, esquadrias minimalistas e o guarda-corpo de vidro extra clear foram importantes para valorizar a vista singular para o mar. O projeto de interiores integrando todos os espaços foi revitalizado pela marcenaria e enaltecido pelas obras de arte da Galeria Zilda Fratelli. A leveza do branco foi mantida nos ambientes.

Apê de veraneio

O escritório Silmara Pimpão Arquitetura e Interiores assina o projeto deste apartamento de veraneio que buscou um meio termo entre o rústico e o sofisticado. A residência é perfeita para desfrutar de dias tranquilos: é aconchegante, fácil de manter e com o máximo de integração possível.
Ao mesmo tempo em que o imóvel é elegante, ele é também despojado, combinando com o clima praiano de sol e mar. As referências em texturas e tons naturais, neutros e terrosos, representam um momento de resgate dos valores humanos, com uma atmosfera e vibração positiva, em que o sol é sempre bem-vindo.

Elementos naturais 

Esta casa de praia projetada pelo escritório R4 Arquitetura e Construção tem dois volumes independentes, que se unem pela área de convívio social no centro que convida à refrescância da piscina.
Todos os dormitórios são independentes, o que garante o conforto dos convidados. Entre os elementos de destaque estão madeira, palha de piaçava, concreto e linhas simples.

Sofisticação

Este apartamento localizado no litoral catarinense imprime o DNA do escritório Taciana Nakalski Arquitetura. Paleta de tons claros, linhas retas e mármores brasileiros são alguns dos destaques do projeto de interiores. É nas temporadas de veraneio que a família ocupa a residência com quatro suítes, e como ela gosta de receber amigos e familiares no local, o principal desejo era integrar os espaços. Para atender esse pedido, Nakalski integrou a sacada, cozinha e sala de jantar, tornando o ambiente espaçoso, funcional e aconchegante.

Integração com a natureza

A integração da casa de praia com a natureza a partir de tons suaves, fibras e outros materiais que pudessem trazer leveza ao projeto era o principal desejo dos proprietários deste imóvel. Além disso, eles prezavam por uma decoração funcional, para que a casa fosse usada por meses pela família inteira, recebendo também os amigos com muito conforto.
Jardim vertical traz a natureza para dentro.
Jardim vertical traz a natureza para dentro.
Foi a partir desses anseios que o escritório Olesko & Lorusso Arquitetura e Interiores criou este projeto de interiores que destaca a belíssima vista da baía do litoral paranaense e faz desta uma das casas de praia mais icônicas do Anuário HAUS 2021. A intenção dos profissionais foi manter a vista como pano de fundo para todos os ambientes, o que inspirou a escolha da paleta de cores. O projeto arquitetônico é do escritório Baggio Schiavon.

Clean e atemporal

O escritório Rodolfo Fontana Arquitetura assina o projeto de interiores deste apartamento da década de 1990 que passou por uma reforma geral. O imóvel, na Praia Mansa de Caiobá, foi escolhido a dedo com os clientes, um casal com filhos adultos. A vista é potencializada pela localização, no ponto onde a praia faz a curva.
A planta original de quatro quartos deu lugar a duas suítes. O projeto, de estética atemporal, valoriza o mar e a vista, abrindo porta-janelas em todos os ambientes, e conectando a piscina ao jardim e ao mar. O branco como elemento de destaque ganha texturas e tons, fazendo o espaço ser claro e aprazível.

Vista privilegiada

Funcional e atemporal, este projeto assinada pelo escritório Sumara Bottazzari Arquitetura e Interiores integra as fantásticas casas de praia do Anuário HAUS 2021. A profissional aplica um conceito moderno em que o interior foi totalmente integrado, valorizando o espaço e o design do mobiliário projetado sob medida.
A luminosidade natural é potencializada pelos revestimentos de tons claros no piso, parede, móveis e bancadas, e os elementos empregados na composição criam uma linguagem única, leve e natural para toda a residência.
A premissa do projeto foi eliminar as divisórias e qualquer obstáculo que impedisse a total integração entre interior e exterior. A natureza é o elemento de destaque no projeto, onde a ampla visão do mar reforça a sensação de liberdade e bem-estar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!