Amplitude

Anuário 2021

Ambientes integrados: confira 7 projetos cheios de estilo e funcionalidade

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
12/11/2021 13:01
Thumbnail

Personalidade e conforto marcam projeto integrado assinado pela arquiteta Karolinna Venturi. | Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Os projetos arquitetônicos e de interiores contemporâneos prezam cada vez mais por ambientes integrados. Menos paredes dividindo cômodos da casa reforçam a sensação de amplitude, tornando a integração uma solução fundamental para imóveis de metragem reduzida. Mas a tendência não se limita a eles. Afinal, as vantagens se aplicam a residências de todos os tamanhos e estilos. Integrar também é uma maneira de criar ambientes mais fluidos e coesos, aumentar a permeabilidade, melhorar a circulação de ar e até mesmo favorecer a interação entre moradores e convidados.
O tipo de integração mais comum é o que abrange a área social, envolvendo áreas como living, sala de jantar e espaço gourmet. Com essa configuração, é possível unir um dos setores da casa sem perder a privacidade dos quartos e banheiros privativos. Entretanto, essa não é a única opção. Há quem opte por integrar até mesmo o quarto, se aproximando de um loft ou estúdio. Outra alternativa é manter alguns ambientes parcialmente integrados, separados dos demais apenas por elementos móveis como uma cortina, um painel ou mobiliário.
O Anuário HAUS 2021 apresenta projetos que seguem as principais tendências da arquitetura e decoração, incluindo a integração de ambientes. Selecionamos sete propostas que mostram que é possível ter uma residência integrada e funcional a partir de diferentes configurações e estilos. Confira!

Funcional e sofisticado

Neste projeto, assinado pelo escritório Jane Rocha Arquitetura e Interior, foi criada uma área de convivência na qual o home, a churrasqueira e o SPA se integram em harmonia, sem gerar espaços setorizados. Ter os ambientes integrados permite que a vista da cobertura seja aproveitada por completo, e garante um espaço para viver e receber com muito conforto.
Liberdade e funcionalidade são pontos fundamentais da obra. Por esse motivo, os ambientes integrados foram aproveitados sem mobiliário excessivo. O escritório buscou trazer elementos de ordem prática, como pisos frios e mármores nos acabamentos, imprimindo sofisticação.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Refúgio na natureza

Personalidade e conforto marcam projeto integrado assinado pela arquiteta Karolinna Venturi.
Personalidade e conforto marcam projeto integrado assinado pela arquiteta Karolinna Venturi.
Essa casa é um refúgio urbano em meio a um bosque de preservação ambiental. Aqui, a integração também é com a natureza, incorporada na arquitetura por meio de grandes vãos. A integração da área social trouxe amplitude e leveza ao ambiente banhado pela luz natural. “Personalidade e conforto são as duas palavras que traduzem esse trabalho”, resume a arquiteta Karolinna Venturi, que assina o projeto.

Integração de espaço social e home office

A proposta deste projeto assinado por Ana Bonim Studio de Arquitetura e Interiores foi integrar os ambientes para estabelecer uma harmonia visual e funcional. Tudo para proporcionar aconchego e beleza, além de deixar os ambientes mais claros, amplos e modernos. Um dos desejos dos clientes era que fosse possível separar os ambientes integrados, quando fosse necessário. Para isso, o projeto previu portas-painéis que dividem o espaço social da casa do home office.

Apartamento biofílico

Este apartamento de 300 m² foi projetado pelo escritório Mariana Saltini Arquitetura para uma família que adora música, filmes e livros, bem como reunir familiares e amigos para degustar um bom café. Para promover esses encontros com conforto, a área social e de lazer foi integrada. Não há divisórias entre a sala de jantar, sala de estar, sala de jogos e piano, cozinha e o escritório, que conta com biblioteca. A sala multimídia com home theater pode ser integrada ou setorizada a partir do uso do painel divisório com porta de correr.
O ponto alto na concepção deste projeto foi trazer elementos da antiga residência, onde a família viveu por mais de 30 anos. Esses detalhes podem ser vistos nas aberturas em arco e forro da sala, móveis, parede de tijolo de demolição, dormentes e alguns objetos do acervo familiar. Uma das principais preocupações foi trazer bem estar e saúde mental para os habitantes, minimizando ao máximo o impacto da mudança. Assim, foi criado um projeto biofílico, contemporâneo, funcional e tecnológico.

Arte e modernidade

Este projeto assinado pela arquiteta Naiara Ceccon priorizou a integração da área social. Sem divisórias, a área que une living, sala de jantar e escritório ganha amplitude e permite uma boa circulação. O destaque do espaço ficou para a arte mural, personalizada para esta família pela artista Kalissa Pequito. A modernidade dos ambientes integrados é reforçada pela presença de elementos de estruturas metálicas na lareira, prateleiras da biblioteca e grande luminária que se estende por todo o teto da sala.

Residência jovial

Para este apartamento — o primeiro de um jovem casal —, o Studio Arioli integrou toda a área social, potencializando o uso dos 115 m² do imóvel. Ambientes com linguagem mais moderna e mobiliário com linhas retas têm a intenção de ampliar os ambientes, trazendo aconchego e dinamismo para a marcenaria. A composição das cores ficou por conta do amadeirado, tons de cinza e o mármore branco Paraná. Além da funcionalidade, a iluminação foi pensada para transmitir identidade.

Clean e monocromático

Esta residência de 250 m² passou por uma reforma geral, comandada pelo escritório Adesso Arquitetura. No projeto, explorou-se um conceito clean e minimalista, em que o branco predomina. Detalhes em azul compõe com o mar que faz fundo ao apartamento litorâneo. O projeto ganhou coesão, amplitude e uma ótima iluminação natural a partir da integração que aproveitou o melhor de cada espaço ao máximo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!