"Cartão de visitas"

Anuário 2021

Responsáveis pela primeira impressão que se tem dos imóveis, fachadas resumem o conceito do projeto

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
05/11/2021 12:03
Thumbnail

Fachada assinada pelo escritório Arquitecto Arquitetos Associados tem concreto aparente e grandes janelas em fita. | Nenad Radovanovic/Divulgação

A fachada residencial é o cartão de visitas de uma casa. Afinal, o lado externo é responsável pela primeira impressão de quem a vê, e uma boa execução dá pistas de que o lar foi bem planejado. Não há limites para a criatividade na hora de projetar uma fachada residencial: ela pode seguir os mais diversos estilos, do tradicional ao contemporâneo — e até mesmo unir características de diferentes deles.
O Anuário HAUS 2021 apresenta projetos residenciais com fachadas inspiradoras para quem quer construir ou renovar o imóvel. Selecionamos sete propostas com diferentes estilos, tamanhos e uso de materiais. São opções para todos os gostos, que seguem as principais tendências da arquitetura. Confira!

Tijolo brick e amadeirado

Moderna e elegante, essa residência assinada pelo escritório OneTip Arquitetura e Engenharia transmite a personalidade da família. A fachada residencial minimalista tem linhas marcantes e cores fortes. O volume revestido em tijolo brick evidencia o pé-direito duplo da casa térrea, enquanto grandes aberturas priorizam a iluminação natural. O acesso principal é marcado verticalmente pelo revestimento amadeirado.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Linhas horizontais 

Linhas retas, puras e grandes vãos marcam a fachada desta casa projetada pela LYC Arquitetura e Shafa Arquitetos. A residência segue uma linha contemporânea e imponente, com destaque para as linhas horizontais. A cor branca predomina no interior e exterior do projeto, em conjunto com o revestimento em porcelanato amadeirado. Para o melhor aproveitamento do espaço, os profissionais criaram uma planta que se espalha por todo o terreno, que tem mais de 340 m². Essa distribuição garante que tanto as áreas dos quartos quanto as sociais sejam ensolaradas.

Fachada com ripas

Essa residência assinada pela LYC Arquitetura e Shafa Arquitetos tem um projeto arquitetônico racionalista. Os destaques da fachada são a composição de ripas de PVC que imitam a aparência de madeira, as amplas aberturas e a textura suave. Ao redor do perímetro da casa está a área verde que recebeu paisagismo, trazendo o frescor da natureza para perto.

Estilo europeu

Essa fachada residencial assinada pelo arquiteto Mauro Grande em parceria com o Studio Romy Schneider tem ares da arquitetura europeia. O revestimento de tijolos à vista ganha ainda mais destaque pelos detalhes em preto, do telhado às molduras das janelas, feitas de isopor com camada cimentícia. Charmosos guarda-corpos em alumínio pintado de preto complementam a composição. A mesma cor também está presente nas arandelas centrais e nos acabamentos deste projeto que foge do óbvio.

Cores neutras

Para esta residência, o cliente solicitou integração e funcionalidade distribuídos em dois pavimentos. Por ter uma volumetria simples, a escolha dos materiais foi muito importante para o conjunto do projeto, que é assinado pela arquiteta Fabiana Rodrigues. A fachada frontal teve a composição de três cores em massa texturizada, caixilhos e esquadrias pretas, de modo a imprimir ritmo e movimento à arquitetura.

Volume em travertino

A arquiteta Jaqueline Siebert, que assina este projeto, quis valorizar na fachada residencial o pé-direito duplo da sala de estar e jantar. Para isso, utilizou duas peles de vidro que emolduram a faixa da lareira. Esta, por sua vez, teve o volume externo revestido com travertino. As escolhas foram baseadas no estilo do cliente, que buscava um mix entre o clássico e o contemporâneo.
“Materiais clássicos, como o travertino, fazem contraste com o desenho moderno da fachada, o vidro espelhado, as faixas em preto e as esquadrilhas em PVC. Outro ponto de destaque é a porta painel, feita em madeira maciça. Ela é um dos vários elementos fortes da fachada, que estão usados de forma equilibrada”, afirma a arquiteta.

Janelas em fita

Fachada assinada pelo escritório Arquitecto Arquitetos Associados tem concreto aparente e grandes janelas em fita.
Fachada assinada pelo escritório Arquitecto Arquitetos Associados tem concreto aparente e grandes janelas em fita.
As grandes claraboias e janelas em fita da fachada transformam esta casa durante o dia a partir da movimentação da luz natural. Responsável pelo projeto, o escritório Arquitecto Arquitetos Associados criou uma planta em “L” que aproveita o desnível natural do terreno para acomodar o programa de 650 m² em três pavimentos. Isso garante a vista para o bosque preservado e a melhor insolação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!