Vistas privilegiadas

Anuário 2021

7 casas em que a natureza é a protagonista

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
25/10/2021 11:57
Thumbnail

Projeto assinado por Valliatti &Tomasi Patrão integrou residência a bosque de preservação. | Celso Pilati/Divulgação

Uma residência contemporânea, ampla e sofisticada faz os olhos de muitos dos apaixonados por arquitetura brilharem. Os projetos elencados abaixo contemplam todos esses aspectos, exibindo fachadas e ambientes internos exuberantes. Mas se de um lado o concreto materializa a criatividade humana, do outro a natureza que cerca essas casas torna esses espaços ainda mais fascinantes.
Selecionamos sete casas em meio à natureza que integram o Anuário HAUS 2021. São projetos que valorizam o cenário predominado pelo verde e que nele se inspiram para se integrarem à natureza de maneira harmônica. Confira!

Em frente ao mar

A vista litorânea é o pano de fundo para todos os ambientes dessa casa, com projeto de interiores assinado pelo escritório Olesko & Lorusso.
A vista litorânea é o pano de fundo para todos os ambientes dessa casa, com projeto de interiores assinado pelo escritório Olesko & Lorusso.
A vista da baía do litoral paranaense inspirou a escolha da paleta de cores dessa casa. O desejo do cliente era uma residência que se integrasse com a natureza a partir de tons suaves, fibras e outros materiais que pudessem trazer leveza aos ambientes.
Jardim vertical traz a natureza para dentro.
Jardim vertical traz a natureza para dentro.
O projeto de interiores, assinado pelo escritório Olesko & Lorusso Arquitetura e Interiores, preza pelo conforto e por uma decoração funcional, já que a casa é usada por meses pela família inteira, que também gosta de receber os amigos.
Quarto do casal tem vista privilegiada para o mar.
Quarto do casal tem vista privilegiada para o mar.
Quando o escritório iniciou o projeto de interiores, a obra estava com as paredes erguidas e os grandes vãos determinados pelo projeto arquitetônico de Baggio Schiavon. Isso foi fundamental para a concepção do projeto, que teve o belo cenário litorâneo como ponto de partida. A intenção de Olesko & Lorusso foi deixar a vista como pano de fundo para todos os ambientes.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Natureza emoldurada

A natureza é emoldurada como uma grande obra de arte no espaço gourmet deste projeto assinado pelo escritório Daniele Grani Arquitetura. Neste ambiente, a aposta para a décor foi a cor preta em contraste com objetos de decoração escolhidos a dedo. Grandes aberturas na área de lazer valorizam a vista privilegiada para o Parque Barigui, em Curitiba.
Espaço gourmet tem vista para o Parque Barigui.
Espaço gourmet tem vista para o Parque Barigui.
O projeto luminotécnico ajuda a construir a ambientação, proporcionando variados tipos de iluminação ao ambiente. O mobiliário e os tampos de pedras foram feitos sob medida pela Nobili Mobili e os móveis soltos e peças de decoração da Sierra compõem o visual moderno e aconchegante.

Casa do Lago

Essa casa imersa na natureza e com vista deslumbrante para um lago é um verdadeiro refúgio urbano. Projetada pelo escritório Arquitetare Arquitetos Associados, a Casa do Lago é caracterizada por uma personalidade forte e atemporal, marcada por tons de contraste e pelos volumes dos vazios e cheios. Implantada em um terreno alto, é possível vê-la de longe, em destaque.
Grandes panos de vidro caracterizam a arquitetura minimalista e potencializam o visual natural para dentro dos ambientes, unindo sofisticação e natureza.
Eduardo Macarios
Eduardo Macarios

Bosque de preservação

Valliatti & Tomasi Patrão
Valliatti & Tomasi Patrão
Uma residência contemporânea e integrada com o bosque de preservação era o principal desejo do jovem casal proprietário deste imóvel. O projeto, assinado pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão, prioriza amplas aberturas em vidro que potencializam a relação do morador com o entorno natural.
Valliatti & Tomasi Patrão
Valliatti & Tomasi Patrão
Os ambientes amplos da residência têm uma atmosfera atual e monocromática. Na fachada, o destaque é a volumetria e os grandes beirais suspensos revestidos com Sugi Ban, madeira carbonizada com técnica milenar.
Projeto do escritório Valliatti & Tomasi Patrão tem espaço de lazer e descanso integrado à natureza.
Projeto do escritório Valliatti & Tomasi Patrão tem espaço de lazer e descanso integrado à natureza.
O projeto foi pensado visando as necessidades do cliente, criando uma residência racional, funcional, com baixo impacto no terreno e valorização das condicionantes.

Espaço gourmet com vista privilegiada 

As cores vibrantes da natureza adentram esse espaço gourmet por meio das grandes aberturas de vidro. O ambiente, projetado pelo escritório Sharise Arquitetura, era uma sala de visitas que não era utilizada. A nova configuração, que integra espaço gourmet e living, foi pensada para propiciar momentos de interação e alegria entre a família e os amigos.
Como o ambiente fica logo na entrada, foi essencial aliar funcionalidade e estética. Optou-se por utilizar eletrodomésticos ocultos pelo mobiliário, como a geladeira alemã e a máquina de lavar louças fornecidos pela Cevimar. O mobiliário, marcado pelo alinhamento e simetria, foi executado pela Ornare, assim como o nicho em Corian branco com cuba oculta.

Grandes aberturas

Foi a natureza que inspirou a arquiteta Elyse Bacila neste projeto residencial. Mais especificamente, uma grande araucária que ela observou ao caminhar pelo bosque na primeira visita que fez ao terreno com a proprietária. A profissional procurou aproveitar o que a natureza havia lhes dado, sem agredir ou intervir.
A casa foi desenhada para ser um ambiente aconchegante, contemporâneo e prático. Para valorizar a visão do bosque, foram feitas grandes aberturas. Além de transmitirem personalidade e integrarem o interior à natureza, elas ainda inundam o ambiente com a luz natural.

Localização singular

A natureza também foi a grande inspiração neste projeto do escritório Rafael Haliski Arquitetura. A residência está em um ponto privilegiado com uma vista singular: localizado em Quatro Barras, no Paraná, conta com vista de 180° da Barragem do Rio Iraí, além do Morro do Anhangava ao fundo.
O terreno tem dimensões generosas, 3,5 mil m², e optou-se por uma edificação horizontal em que os ambientes tivessem vistas únicas. Como os proprietários gostam de receber a família e amigos, a residência foi setorizada em três seções: central, com área social e convivência familiar; ala leste, com quatro suítes e área íntima; e ala oeste, com espaço gourmet e guest house.
A união dos setores se dá pelo amplo terraço, a piscina de bordas infinitas e o fogo de chão pensado para o vinho e bate-papo nos dias ensolarados de outono. A área de lazer ao ar livre é ideal para desfrutar da paisagem em que o verde é a cor predominante. Ela foi inserida, inclusive, nas pedras naturais da piscina, que conferem tom esverdeado às águas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!