Espaço de sobra

Anuário 2021

5 casas amplas, espaçosas e modernas para inspirar seu projeto

HAUS
19/11/2021 10:30
Thumbnail
Com espaço de sobra para morar com conforto e receber amigos e familiares, residências amplas e espaçosas são o sonho de consumo de muita gente. E nem sempre é necessário grandes metragens para conquistar a casa ampla desejada. Em muitos projetos, derrubar algumas paredes e integrar ambientes é o suficiente para trazer mais amplitude ao espaço. O Anuário HAUS 2021 traz mais de 80 projetos arquitetônicos e de interiores, incluindo propostas que apresentam ambientes amplos, aconchegantes e cheios de personalidade. Selecionamos cinco desses projetos inspiradores. Confira!

Adequação às necessidades da família

Este sobrado passou por uma transformação completa, conduzida pelo escritório Sheila Borges Studio & Design. Foi necessário ampliar a residência para que ela se adaptasse às necessidades da família. A partir da mudança na fachada, foi possível criar um pé-direito duplo que deu uma nova amplitude à sala de estar, ao corredor dos quartos e ao estar íntimo.
Por conta do crescimento dos filhos, foi necessário transformar os quartos em suítes. Na suíte master, o closet também foi ampliado e ganhou um banheiro espaçoso com banheira de hidromassagem. Outra solicitação foi uma cozinha com ilha, tampos e pisos brancos, promovendo uma integração total do espaço social.

Confira todos os projetos do Anuário HAUS 2021

Unificação de apartamentos

Neste projeto assinado pelo escritório Mariana Saltini Arquitetura, a amplitude desejada pelos clientes foi alcançada a partir da unificação de dois apartamentos de 80 m². A residência atende um casal com dois filhos pequenos que gostam de receber bem, e que desejavam transformar o imóvel em um ponto de encontro para festividades.
Para trazer mais amplitude, a arquiteta apostou na integração da área social, onde salas, cozinha e espaço gourmet conversam de forma orgânica. O espaço foi integrado por meio de diferentes níveis de forro, iluminação e mobiliário, sem que ficasse evidente a grande coluna e viga que divide o apartamento.

Amplo e luxuoso

Neste projeto assinado pelo escritório K Herzog Arquitetura e Interiores, o foco é integrar o estar na rotina da casa e o bem-estar familiar. O piano e a imponente lareira compõem o amplo espaço e funcionam como condutores dessa integração.
O projeto aposta em painéis revestindo as paredes, materiais nobres como mármore, tapeçaria e tecidos que imprimem conforto e sofisticação. Os móveis e objetos de grife também ajudam a compor o design de interior, criando uma atmosfera de fluidez e elegância nesse espaço luxuoso.

Casa espaçosa

Saindo de um apartamento, os clientes desejavam uma casa espaçosa, pensada para receber pessoas e usufruir de bons momentos. A escolha por um imóvel com ampla área social e cozinha integrada buscou atender essa expectativa.
Aliando praticidade, conforto e elegância, o projeto assinado pelo escritório Janaina Bazzo Arquitetura abusa da iluminação natural, que em composição com texturas e cores resulta em um ambiente claro. A presença da madeira no mobiliário solto, painéis e persianas traz contraste e cria uma atmosfera acolhedora, um convite para relaxar.

Pé-direito alto

Nesta sala de estar, o pé-direito avantajado dá ainda mais amplitude ao ambiente. O desejo dos clientes era transformar a sala em um ambiente mais bonito e aconchegante. O cômodo conta com diferentes alturas, então o foco do projeto assinado pelo escritório Ediane Tramujas Arquitetura foi integrar o ambiente.
Além de funcional, o sóculo de Mármore Branco Paraná criado para unir lareira e painel da TV é parte da decoração. O material também revestiu a lareira, conferindo-lhe um design mais contemporâneo. Ao lado, o espelho completa o painel da TV e traz sofisticação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!